segunda-feira, 12 de abril de 2010

SEGURA O CÔCO!


Babaçu será tema de Congresso Brasileiro em São Luís

A instalação do Programa de Biocombustível do Maranhão e a Lei do Babaçu Livre serão alguns dos assuntos em abordagens.

SÃO LUÍS - O 1º Congresso Brasileiro de Palmeira de Babaçu ocorrerá entre os dias 25 e 28 deste mês, na capital maranhense. Participam do evento um dos mais destacados cientistas da atualidade no Maranhão, o professor doutor Hamilton Almeida, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), juntamente com pesquisadores de diversas áreas. Serão apresentadas no Congresso duas máquinas de processamento do coco babaçu visando industrializar a produção de derivados dessa palmeira.

Uma máquina é extratora especializada na quebra do coco e esmagamento das amêndoas. A outra é uma secadora para cocção/secagem do grão ou material.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema) patrocinou a pesquisa que resultou na tecnologia dos protótipos das máquinas de quebra mecânica do babaçu.

Os dois equipamentos foram construídos por técnicos do Núcleo de Biocombustível da Uema, em parceria com a empresa Scott Tech, de São Paulo. Resultam do acúmulo de várias pesquisas, incluindo estudos sobre os trabalhos realizados, ao longo dos anos, visando incrementar a produção do babaçu. Uma das grandes vantagens e diferencial das máquinas, segundo o cientista da Uema, é que a quebra do coco será realizada sem danificar a amêndoa. As duas máquinas, que estão em São Paulo, chegam está semana em São Luís.

Os preços dos equipamentos estão orçados em uma média de R$ 50 mil. Leia mais

Nenhum comentário: