quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Chico Gomes garante não retornar à Assembleia no momento

Secretário de Desenvolvimento Social disse que tem uma missão no combate à pobreza no MA.
  SÃO LUÍS - O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, disse estar satisfeito com o cargo que está ocupando no Governo do Maranhão. Em entrevista ao radialista Roberto Fernandes, no programa Ponto Final, na rádio Mirante AM, Gomes garantiu que não pretende retornar a Assembleia Legislativa e definiu o trabalho que está desenvolvendo no governo com um desafio. 

- É uma tarefa difícil, mas não impossível, trabalhar na melhoria da qualidade de vida da população carente no Estado. Mas, essa é uma missão que Deus me deu e tenho que cumpri-la. Mesmo assim prefiro encarar esse desafio a retornar para a Assembleia Legislativa, até porque não me elegi. Sou suplente. Claro que se tiver a vaga a gente tem ocupar para não perder o direito conquistado como suplente. Mas, eu prefiro ficar na Secretaria. É um compromisso muito grande. O Maranhão precisa de políticas sérias que priorize a erradicação da pobreza. Isso passa muito pela visão que se tem da situação em que essas pessoas se encontram. Eles têm que caminhar com os próprios pés para que isto tenha sustentabilidade. Eis a necessidade de um trabalho de educação, de capacitação, para formar um capital humano necessário para que ele saia da situação de pobreza - assegurou. 

Chico Gomes destacou a participação do governo na 4ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, aberto nesta quarta-feira (21) e que se estende até nesta sexta-feira (22), na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), com o tema Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional. 

Para o secretário de Desenvolvimento Social, o evento serve para acompanhar e gerar ações na área de segurança alimentar. "Essa conferência contribuirá para uma avaliação do desempenho do Estado na execução de políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional e na formulação de novas propostas para a área", explicou. 

O secretário Chico Gomes avaliou as estatísticas do Ministério do Desenvolvimento Social, em que 64% da população maranhense vive na extrema linha da pobreza. Para ele, isso não significa que as pessoas estão passando fome. Esses dados refletem também a questão da qualidade do alimento que chega na mesa das populações carentes. 

- A Secretaria de Desenvolvimento Social tem desenvolvido um trabalho em conjunto com outras secretarias, entre as quais, a Educação, Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário, Igualdade Racial, na elaboração de propostas para erradicação da pobreza no Maranhão compartilhadas com as do governo federal - ressaltou. 

O secretário-executivo da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, Onaur Ruano, participou da palestra de abertura da Conferência, onde destacou o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. 

(Imirante.com, com informações da Mirante AM - Foto: Mauricio Araya/Imirante.com)





Nenhum comentário: