quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Programa de rádio que causou pânico no Maranhão faz 40 anos

Versão de “A guerra dos mundos” fechou comércio e levou Exército às ruas.
Livro reconstitui episódio que marcou a história. Confira trechos.

Alec Duarte Do G1, em São Paulo

Guerra dos Mundos - O Imparcial - 300x225 (Foto: Reprodução) 
Primeira página do jornal "O Imparcial" de 31/10/71 
relata o impacto do programa da rádio Difusora
Uma adaptação radiofônica da obra de ficção científica "A guerra dos mundos" (publicada em 1898 por H. G. Wells) pôs o Exército em alerta, fechou boa parte do comércio e provocou pânico generalizado entre a população.

Não se trata da célebre encenação levada ao ar em 1938 por Orson Welles nos EUA, mas de uma versão que, em 1971, comemorou o aniversário da rádio Difusora, de São Luís (Maranhão), transformando a rotina da cidade -  como ocorrera 33 anos antes durante a emissão americana.

 "O programa foi interpretado pelos ouvintes não como uma invasão alienígena, conforme seu roteiro, mas como se fosse o próprio fim do mundo", explica o professor Francisco Gonçalves da Conceição, organizador do livro "Outubro de 71 - Memórias fantásticas da guerra dos mundos", que reconstitui a histórica transmissão.

Fruto de três anos de trabalho de uma turma de graduação em Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão, a obra será lançada hoje à noite, em São Luís, com a presença de alguns dos protagonistas que transformaram o então pacato sábado 30 de outubro de 1971 naquele que, para muitos de seus ouvintes, seria seu último dia sobre a Terra. Saiba mais aqui.

Nenhum comentário: