quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Posse na Academia Vianense de Letras


Viana - O ex-vice prefeito de Viana, professor, médico veterinário e diretor do Colégio Paralelo em São Luís, Marcone de Nazaré Veloso, tomará assento na Academia Vianense de Letras, na cadeira nº 14, que pertenceu ao Exmo. General de Brigada, Oswaldo Pereira Gomes, tendo como patrono o honorável Travassos Furtado.

A solenidade será dia 26 de novembro de 2011 (sábado) às 20h, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no Bairro da Matriz, em Viana-MA, com a presença dos acadêmicos, familiares, amigos e autoridades vianenses. Após a cerimônia haverá um coquetel para os convidados.

Este jornalista agradece a gentileza do convite feito pessoalmente por Marcone, e faremos todo possível para marcar presença nessa justa homenagem a um vianense que dedica seus conhecimentos pela melhoria da educação no Estado.

6 comentários:

Rafael Santys disse...

Prezado Luiz,

Era o ano de 2006,sob a insígnia política e ideológica de estabelecer uma nova ordem em nossa caótica cidade,ganha a aleição a chapa encabeçada pelo Falecido Messias e o mais novo imortal, o senhor Marcone Veloso.Todos sabemos o que aconteceu após a vitória,mas poucos sabem de fato os motivos que levaram o senhor Marcone romper com o governo que ajudara a ganhar as eleições.A nossa sociedade,principalmente o elitorado Vianense tinha o direito de saber,até porque elegeu os dois,e no mínimo esperaria uma união entre os dois pra solucionarem os problemas de nossa cidade.

Então quem se pronunciaria?Marcone não ficou calado,ao ataque disparou as mais diversas acusações,desde licitações forjadas,devios de verbas,algo que ele(Marcone)jamais por consciência de criação,honra,etc...não participaria dessa quadrilha,disse em um determinado palanque!- Infelizmente o vice prefeito não estava mentido,e a decisão de deixar o governo diante daquela roubalheira estva dentro do que se espera de um homem íntegro,SE não fosse por dois detalhes,Primeiro pelas palavras de defesa do Ex Prefeito Messias,que afirmou categoricamente que os motivos que levaram o senhor Marcone sair não tinha nada a ver com descoberta de falcatruas,mas simplesmente pela sede insaciável pelo poder,alegando ainda que queria duas simplórias secretarias,a da saúde,e educação,e mais uma vaga de médico,de enfermeira,contador,advogado..seria pra quem?

Tudo bem ficou apenas na troca de acusações.Mas aconteceu um fato que reforçou muito as acusações do Messias,em relação a ambição do senhor Marcone e que fica muito longe das pregações de honra e dignidade que tanto o ex prefeito invoca,Que foi o apoio explícito ao Ex - Prefeito Walber Dualibe nas eleiçõe seguinte.

Será que alguém que preza a lisura política pode por discernimento,juízo apoiar uma homem como o falecido Walber responsável pelos piores males de nossa cidade,pelos maiores crimes contra a pessoa humama? - SENHOR MARCONE,onde está a coerência em defesa do que é certo,da luta contra a corrupção pela qual motivou a se retirar do governo do Messias?Sinceramente, resgatar Walber Dualibe da caixa de pandora seria a solução?Combater o governo que ajudou a ganhar,aliando-se ao carcamano mais vil de nossa história seria a decisão sábia?

Uma grande contradição de uma pessoa que diz emodurar as virtudes de um cidadão!

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação, Rafael. Sds.

Anônimo disse...

quem vai assumir eh RAFAEL ou MARCONI, esse artigo so serve para tentar camuflar a identidade de quem que ser prefeito mais nao tem coragem de assumir o que escreve.

Anônimo disse...

Afinal, qual o critério adotado pela Academia Vianense de Letras para escolher seus ilustres acadêmicos? Se for pelas "letras" e não por conveniência, tem muito mais vianenses que escrevem e merecem muito mais do que o professor Marcone, mesmo reconhecendo o seu trabalho como educador.
Por isso, lanço aqui a campanha: O POVO É QUEM DIZ, ACADEMIA PARA O LUIZ!"O que acham vianenses?

Sds
Ornelas Santos - RJ

Rafael Santys disse...

Prezado Luiz,

A Academia Vianense de letras atualmente possui muitos intelectuais merecedores,o senhor Marcone Veloso indepedentemente de sua ideologia política conturbada,possui ao meu ver todos os requisitos,Negar este fato seria desleal intelectualmente de minha parte.Agora é fato,que muitos são os vianenses que possuem um histórico intelecutal muito mais excelso do que muitos que lá estão.Mas parece que a AVL,está seguindo os moldes capitalistas da Academia Brasileira de Letras,por exemplo como esta instituição pode deixar de lado escritores como Carlos Drumond De Andrade,Monteiro Lobato,e no entanto empossaram o senhor José Sarney,que de obra literária é sinônimo de lixo!

Concordo realmente com o senhor Ornelas,existem muitos vianenses muito mais intelectuais ,com obras que são verdadeiros diamantes literário,e que por conveniência pessoais,ficam de fora!

Senhor Luiz,junto - me no pensamento do Ornelas MAS NÃO pra Academia , aposto sua canditadura pra Prefeito!

Luiz Antonio Morais disse...

Há,há,há...menos, meu caro Rafael. Aqui no meu cantinho, só tenho a citar uma interessante passagem do brilhante Luis Vaz de Camões: "Sobre honrarias - é melhor não tê-las merecendo, do que tê-las sem merecer!".
De qualquer forma, nosso amigo Marcone Veloso merece sim deixar o seu nome marcado na história vianense e, que a AVL, comandada pelo dileto Luiz Alexandre Raposo continue o seu trabalho de disseminar as letras e a cultura vianense.
Prefeito eu? Vixe, quá; isso é coisa para políticos, rsrsrs
Um abraço.