terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Viana em primavera cultural e artística

I Semana Cazumba vai acontecer até 5ª-feira, com oficinas, cursos e exibições artísticas e de filmes no município

O artista plástico Jandir Gonçalves ao lado da máscara de cazumba em exposição em Viana
Artistas maranhenses e paulistas participam, até quinta-feira (15), em Viana, cidade da Região dos Lagos, na Baixada Maranhense, da I Semana Cazumba. Eles estão à frente de oficinas, cursos, projeções de filmes, shows, palestras, exposições e apresentações artísticas oferecidas a crianças, jovens e adultos, sobretudo os que moram no bairro Citel, na periferia do município, onde está sediada a Fundação São Sebastião, realizadora das atividades. O Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e Banco do Nordeste do Brasil estão patrocinando a Semana, que também tem o apoio outras instituições.

Participam artistas consagrados da cultura popular da Baixada Maranhense, a maioria brincante e artesão ligada a grupos de bumba meu boi da região, como Mestre Abel, que tem trabalhos expostos em museus do Brasil e exterior.
Entre os artistas populares, conhecidos como girôs, também estão presentes Totó (Raimundo Nunes Pereira, da Turma de Cazumba de Jaquerequara, município de Matinha), Manequinho (Manoel dos Santos, do Capricho Vianense), Nico (Raimundo de Jesus Aroucha Mendes, do Boi de Urubu, de Viana), Tesezinha de Jesus Aroucha (caixeira de Festa do Divino, de Cajual, São Pedro do Rosário) e Zé Demetri (José Ribamar Mendonça, de Matinha).

Há ainda jovens artistas de Viana aproveitando a oportunidade para aprimorarem seus conhecimentos e apresentar trabalhos, como Joaquim e Raissa Gama, que expuseram seus quadros ao lado de artistas maranhenses reconhecidos, a exemplo de Claudio Costa, Airton Marinho e Ana Borges.

A exposição, com iluminação especial, teve o toque do artista Jandir Gonçalves, que dirige a Casa de Nozinho, em São Luís. Além dos quadros, a mostra reúne caretas de bumba meu boi produzidas por participantes de uma oficina ministrada pelo Mestre Abel, e peças de grupos regionais, como o Boi de Lourenço Pinto, de Santa Helena.

Abertura e oficinas -Na abertura da Semana, na noite de sábado (10), houve a inauguração do Cine Teatro Cazumba, na sede da Fundação, com a pré-estreia do documentário Mané Rabo, de 25minutos, de Beto Matuck, sobre passagens da vida desse mestre de Boi de Costa de Mão, já falecido, que viveu em Cururupu. “Foram anos de pesquisa e filmagens sobre a vida dele”, explicou Matuck. O trabalho do cineasta tem o patrocínio de Microprojetos da Amazônia Legal (Fundação Nacional de Arte – Funarte) e Edital Universal, da Secretária de Estado de Cultura (Secma).
No domingo (11), o mesmo teatro foi ocupado por crianças que participaram da oficina Parâmetros do Som, com o músico paulista Sergio Castanheira, que mostrou a eles fundamentos elementares da música.

A ideia, de acordo com Claudio Costa, idealizador da Semana, é motivar reflexões em torno do fazer cultura popular no interior do Maranhão. O encontro, segundo ele, está evidenciando temas pertinentes ao estético e suas constantes transformações, e as politicas públicas e culturais de preservação e manutenção da cultura popular. “Estamos lançando olhares sobre fazeres e saberes populares do povo da Baixada Ocidental, importante celeiro da cultura popular no Maranhão”, disse. Ele aposta na realização da Semana como um espaço para diálogos entre artistas, brincantes, gestores e educadores. (Caderno Alternativo - O Estado do Maranhão)

Nenhum comentário: