sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Confraternização de vianenses em São Luís

São Luís – Já virou tradição. No penúltimo dia de cada ano, dezenas de conterrâneos se reúnem para matar saudade, colocar o papo em dia e contar causos e histórias da Cidade dos Lagos. O evento é marcado pela alegria e descontração. Este ano o “padrinho/anfitrião” foi Karim Neto e o local escolhido foi a Barraca do Chef, na Praia de São Marcos-Litorânea e foi servido uma feijoada, pratos de frutos do mar e muita cerva gelada.
 

Confira nas imagens quem pintou por lá: amigos de longas datas, que talvez você não reveja e nem conversa há décadas. O Blog Vianensidades registrou o saudável encontro pelas lentes de Cleinaldo (Bil) Lopes.



















 



 




18 comentários:

Rafael Santys disse...

Prezado Luis,

Minha família sempre votou em João Geraldo.Assim como eu.Joao é uma daquelas pessoas que detém admiração e lealdade de todos os seus eleitores,um político raro hoje em dia,enfim um cidadão de bem!Mas confesso,um péssimo jogador de futebol!Fiquei decepcionado quando,abandonando seu grupo político,filiou-se ao bando político do atual prefeito.Como poderia o meu verador que tanto defendia romper com sua história de luta,de fidelização ideológica partidária?

Senhor Luis,neste caso específico deveras houve uma grande traição,mas somente a história e os fatos mostraram que o único infiel,desleal fora o ex- prefeito Danielzinho que não soube concretizar e valorizar aqueles assim como Joao Geraldo que foram leais ao seu grupo em toda uma vida.Este senhor Danielzinho é detentor de um espírito egocêntrico materialista capaz de enxergar apenas o seu umbigo.Foi assim em uma das eleições passadas que pra eleger o emergente cunhado tentou prejudicar Joao Geraldo,numa manobra maquiavélica retirando uma boa parcela do eleitorado do Joao.Nunca o apoiou,pelo contrário dizia que não apoiaria perdedor.Joao Geraldo é um dos poucos que ganha eleições pela amizade,pelo esforço laborioso do seu pai,o grande Senhor Lisboa!Joao é um vereador sempre disposto a ouvir seja oposição,situação etc..Ás vezes nem parece um político,e brinca dizendo que só é vereador por capricho do pai..Talvez aí está o grande segredo pra ser um grande prefeito,- o bom exemplo de ser um bom filho,um bom amigo e cidadão antes de tudo!

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação, Rafael. Os internautas comentaristas estavam sentindo a sua falta no Blog. Feliz Ano Novo!!!

Pedro Bolha disse...

Uma hora dessas João Geraldo deve estar com o saco doído de tanto ser puxado....kkkkkkkkk

Pedro Bolha disse...

Acredito que o papel do vereador seja para defender o povo, lutar pelos direitos dos cidadãos, legislar em favor da causa da maioria, mas infelizmente em nossa cidade não temos vereadores, temos apenas figuras decorativas que vivem a assolar os lares das pessoas mais humildes com suas falsas promessas e um "faz-me-rir" de época para enganar a população. Quisera que nossa cidade tivesse pessoas de coragem a defender nosso povo sofrido que merece muito mais que esses governantes que aí estão, apenas gozando das verbas públicas e destruindo nossa querida Viana. Mas um dia eu ei de ver alguém com garra e determinação para mudar essa situação, mas espero que esse dia não tarde e que o povo vianense não seja tolo em reconduzir essa corja que assola, maltrata e suga todas as coisas boas que temos. Se os vereador vianenses honrassem os votos recebidos, com certeza teríamos um governo melhor em nossa cidade, mas pelo que vejo muitos nem sabem o real papel a ser exercido por eles mesmos.

Carlos Aires disse...

Nos comentários do amigo Rafael Santys ele nos deixa algo para refletir, mas este foi um de seus melhores.
Quando Rafael fala no encerramento de seu comentário sobre os segredos para ser um grande prefeito.Será que este segredo seja ser um bom filho,um bom amigo e cidadão? ou seja, para atingir a meta de "adoração" do povo podemos tomar João Geraldo como modelo?.

Rafael Santys disse...

Prezado Luis,

O senhor Pedro Bolha esquece do princípio pétrio de nossa democracia que reza"Todo poder Emana do povo".O Vereador Joao Geraldo,se não é o único,mas um dos poucos que consegue eleger-se pelo voto da confiança,da lealdade daqueles que o admiram,e assim como eu,acreditam na sua dignidade.Claro que há opiniões discordantes,maneiras de proceder divergente,mas como sempre comentei aqui,falo baseado em FATOS,não em achismo,ou dor de cotovelo,até porque,não preciso bajular este ou aquele político,sabe porque Senhor Pedro?Porque não dependo,nem eu nem minha família.Será que consegue absorver esta idéia?Conheço o Joao e a sua família há um bom tempo,sei das dificuldade que ele enfrentou,das críticas injustas impostas etc..O impasse vivido por ele entre a sua carreira técnica profissional,a política,a constituição de sua familia,etc..

Todos sabemos que em Viana só é Verador quem possui bens,riquezas pra poder comprar votos daqueles que por falta de uma educação se vendem ,se escravizam.Todos sabemos quem tem pra investir.

Com o Joao sempre foi diferente,tanto que desde a época do falecido Prof.Denilson,sempre o apoiamos no sentido de conseguir voto pra sua eleição,até porque o Joao não é apenas uma caricatura política,mas um jovem de idéia,opinões próprias muitas vezes até reacionárias,mas concretas,genuína,e uma força em acreditar num futuro melhor.

Votei no João.Quando fiquei sabendo que ele tinha abandonado o seu grupo político,cobrei explicações,não como amigo,mas como seu eleitor.Até porque muitas dessas alianças são feitas meio de "negociações financeiras".Respostas foram dadas a mim,e baseados nos fatos concluir que não tratava de uma traição ,mas de uma nova condução baseada em FIDELIDADE,o qual o seu antigo grupo político deixava a desejar.
Quando o verador Joao Geraldo perdeu o seu mandato,Dizeram que fora castigo por ter passado pro lado do Rilva,mas o resultado da eleição seguinte deu a resposta,e qual foi? A soberania da vontade popular e a lealdade dos seus eleitores. E só assim entendi que o JOAO,tinha mudado apenas de Sigla,mas não tinha perdido o seu IDEAL.Diferentemente do Senhor Danilezinho que sempre apoiava Roseana Sarney ,mas quando Jakson Lago ganhou ele rompeu com toda a sua trajétoria e o que aconteceu?Roseana voltou todos sabemos como ,e o "vianense de coração"ficou na miséria,na sua prória traição.

Rafael Santys disse...

Caro Luis,

Talvez alguém diga,como eu posso apoiar um vereador que faz parte do grupo do senhor Rilva que tanto critico?Respondo com tranquilidade,que nunca votei no Rilva,e dependendo de quem apoiará não votarei,Mas voto no Joao Geraldo porque tenho a liberdade a qualquer tempo de criticá-lo e cobrar explicações sobre eventuais atitudes políticas. simplesmente o fato dele apoiar o Rilva não me impede até por uma questão de fidelidade de consciência de criticar,e até gladiar-me contra qualque comportamento indigno do dever público!

Pedro Bolha disse...

Caro Rafael Santys, eis o xis da questão, se o Sr. João Geraldo é tudo isso que dizes, por quais razões ele mantêm aliança com um grupo politico que vive a usurpar das verbas públicas? Não tenho nada contra o cidadão João Geraldo, critico o vereador eleito pelo povo, para defender os direitos da população vianense em geral e não apenas das pessoas que o elegeram. Todos na câmara municipal rezam a cartilha do executivo, nenhum tem coragem de bater de frente, nem mesmo a suposta oposição, que de oposição não tem nada, basta recordarmos o episódio da votação da prestação de contas, que foi muito mais arquitetada e bem dirigida que uma peça de Shakespeare, aliás é essa armação toda foi digna de Oscar (aplausos a todos) e o seu nobre vereador foi um dos artistas principais dessa peça teatral.

Como disse em meu comentário anterior, o vereador não trabalha apenas para as pessoas que o elegeram e sim para toda a população. Critico não apenas o vereador João Geraldo e sim todos que fazem parte da câmara municipal e não tenho dor de cotovelo não, pois assim como você não dependo da administração pública para me manter, sou autônomo e me orgulho de trabalhar dia a dia para sustentar minha família. Rezo e suplico para que um dia eu possa ver nossa cidade desenvolvida e organizada há mais de 20 anos que Viana tem a mesma estrutura física: praças sujas e sem manutenção, ruas esburacadas, esgoto a céu aberto, iluminação pífia, sem água tratada. Se os nobres vereadores que passaram e lá estão pelo menos enxergassem algo além do próprio umbigo, acredito que muita poderia ser feita. Mas como vivem de mensalinhos e agrados do "chefe maior" ainda continuaremos a ver nossa cidade jogada aos búfalos.

Rafael Santys disse...

Caro Luis,
Senhor Pedro.Temos que ser racionais.Não podemos ter uma visao estritamente radical.Por exemplo Lula fez um, governo ímpar,deu uma nova vida a milhoes de brasileiros estando ao lado de quem?Sarney,Collor ,Renan etc..sabe como se chama isso?Governabilidade.Associar Joao Geraldo ao banditismo do prefeito é fazer juízo de valor sem prova alguma de sua parte.

Carlos Aires disse...

Caro Rafael, não conheço o João Geraldo tão bem quanto o senhor, mas assistir à algumas sessões e vejo o modo como o senhor João Gerado trabalha,e posso afirmar que como vereador ele é tão bom quanto cidadão, por isso foi um desprazer ler o comentário do senhor Pedro Bolha que como outros leitores não entende nada de legislação.

Pedro Bolha disse...

Me respondam os Srs Rafael e Carlos Aires: Na votação das contas irregulares da prefeitura, qual o voto do nobre vereador João Geraldo? Ele cumpriu com sua obrigação de legislar em favor do povo vianense, assim como os demais vereadores?

Sr. Carlos Aires o dever do vereador é legislar, elaborar leis e projetos, para o bem comum e não apenas para o bem de que o elegeu. Gostaria que o senhor elencasse pelo menos um projeto de autoria do vereador em questão ou de qualquer outro, que esteja sendo colocado em pratica em nossa cidade. Pelo jeito vais ficar doido e não encontrará nenhum, sabe porque? Por que infelizmente como disse anteriormente, vereador em viana é figura decorativa, não é fazendo favores aqui e acolá que ele esteja cumprindo o papel para qual fora eleito. Existem muitas mazelas em nossa cidade e se eles cumprissem e honrassem seus mandatos muitas dessas não seriam feitas.

Sr. Rafael entendo que para se ter um governo nas mãos, as vezes temos que ceder há algumas pressões, mas nesse caso não vejo nada de benéfico para a população a aliança João Geraldo - Rilva, a não ser para eles mesmos.

Rafael Santys disse...

Caro Luis,

Senhor Pedro, a nossa constituição descreve o que é dever,obrigação,direito do legislador.Fala-se muito em legislar em prol do povo,como função principal do vereador.Ora quem formulou o projeto que virou lei sobre a atual lei da Maria da Penha?Foi uma cidadã e não um político com cargo na câmara,assemblêias etc..

O vereador dar a sua contribuição não apenas quando cria lei,projeto,MAS quando faz do seu mandato sempre um apoio as causas sociais.Vivemos em um sistema político republicano,onde a coesão é indispensável pro bom ordenamento governamental,o que adianta ter milhoes de projetos e não aprovar nenhum?O joao através de sua influência política conseguiu aprovar diversos projetos em prol de nossa comunidade sem egoismo por ser projetos de outro vereador,é por isso que ele consegue o respeito até mesmo de vereadores de oposição

Senhor Pedro,não existe seres iluninados,seres ungidos na política..mas um trabalhar todo dia no caráter,na construção daquilo que precisa ser feito..e com cuidado.

Pedro,se desejas outro modelo político,aconselho-te a mudar pro Irã,afeganistão.Sua visão é simplesmente messiânica!

As mudanças são necessárias e nesse ponto concordo plenamente com vc ,mas essa mudança deve ser feita de forma gradual e com responsabilidade,ao contrário entraremos num mundo de barbárie.O Vereador Joao Geraldo é um equilibrio nesse contexto,e não uma MARIONETE a serviço do Rilva.jÁ presenciei conflitos entre ideías ideológicas do Joao e o senhor Rilva,e venceu a postura firme do Joao,em prol do interesse do Povo.Vc coloca a questão da aprovação de contas,esta é outra história que precisa ser analisada não com paixao política como fazes,mas levar todo o contexto de interesse em jogo,prejuízo a nossa comunidade,conveniência estritamente pessoais etc..

O que deve ser feito nesse momento não é um embate de pessoas,cargos.Mas um debate de idéias.E só assim as pessoas podem livremente escolher seus governantes.

Carlos Aires disse...

Caro Pedro Bolha o senhor é um ignorante, pois o presidente não vota, simplesmente dirige o trabalho da casa mas se você quer saber de um projeto, tive a oportunidade de ouvir um debate sobre um projeto de autoria do João que tem como objetivo o combate as drogas nas escolas municipais como atividade extracurricular, para min parece uma ideia muito boa porque se preocupa com a juventude.

Pedro Bolha disse...

Caro Rafael,

Uma simples cidadã teve o discernimento e a capacidade de elaborar um projeto que beneficiasse não apenas ela e sim todas mulheres do Brasil inteiro, será que um politico não teria tal capacidade? Será que um vereador ou deputado nunca se interessou nesse tema? Ora meu caro isso só mostra o despreparo, o descaso e a inutilidade do vereador, se nós mesmo podemos apresentar soluções para os diversos problemas da população, é melhor que se fechem as câmaras.

Não estou sendo radical nos meus questionamentos apenas quero que você compreenda que em nossa cidade, assim como em muitas pelo Brasil, vereador não faz nada, apenas balança a cabeça pra prefeito. O mais interessante é ver sua resposta, olha o que vc mesmo escreveu:

"Vc coloca a questão da aprovação de contas,esta é outra história que precisa ser analisada não com paixao política como fazes,mas levar todo o contexto de interesse em jogo,prejuízo a nossa comunidade,conveniência estritamente pessoais etc.."

Ora Rafael, como não analisar de outra forma, as contas foram reprovadas pelo TCE, que analisa e julga todas as prestações de contas das prefeituras do Estado, lá existem pessoas muito mais preparadas que os nobres vereadores, para decidir sobre a aprovação ou não. Infelizmente nossa legislação é muito falha, há muitas saídas para os diversos tipos de irregularidades e isso faz com que os maus administradores saiam impunes.

Quanto ao embate de ideias, relato por você, entre o vereador e o prefeito, do jeito que o prefeito conduz a administração, acredito que muitos de nós temos mais argumentos e embasamento para que nossa opinião se prevaleça sobre a dele.

Por fim, quero dizer a você que nossa "discussão" é muito sadia e válida pois nossos pontos de vista, deve aguçar a cabeça de muita gente que lê o blog.

Pedro Bolha disse...

Pergunto ao Sr. Carlos Aires:

Esse projeto foi aprovado? Pois pelo que vejo muitos de nossos jovens, infelizmente, são usuários de drogas, não vejo em viana nenhuma campanha em prol da juventude, para que se libertem desse terrível mal que são as drogas.

Não basta debater, temos que agir, colocar em pratica...

Rafael Santys disse...

Caro Luis,

Senhor Pedro,pelo visto não fostes capaz de entender o que relatei sobre a polêmica da prestação de contas.O tribunal de contas,do Maranhão não é ,e nem jamais será uma santa Sé.Sabias que o presidente do Tc,está sendo suspeito de forjar contas"irregulares" contra prefeitos de nosso Estado?Simplesmente pra torná-lo inelegíveis as suas canditaduras?

É preciso ter cuidado em afirmar que,contas reprovadas por um tribunal de contas suspeito,é a senteça de roubalheira,irresponsabilidade admnistrativa etc..

Em relação ao fato citado da lei Maria da Penha,novamente cometeste um equívoco,queria enfatizar que todos somos responsáveis numa democracia,tanto como atores principais ou no mesmo nos bastidores,ninguém será maior ou melhor.O vereador que faz um projeto não se torna melhor de quem o aprova ou luta para aprová-lo!

Pedro Bolha disse...

Caro Rafael

Se existe ou não irregularidades no TCE isso não a cabe nós julgarmos, mas acho muito difícil prestar contas de um boi se você gastou dinheiro com cavalo (hipoteticamente falando).

Mas será que ter duas contas reprovadas é sinal de perseguição politica? Se for menos mal para a prefeitura, pois se ela apresenta sua contas regulares e o TCE (de acordo com sua informação) as rejeitas por conveniência, será mais fácil se defender. Mas acredito que não é isso que vemos.

Continuo a afirmar vereador em viana é figura decorativa, e só lutra por seus interesses pessoais. Defender o povo não é dar um milheiro de tijolo, patrocinar festas, é fazer com que a população de maneira geral seja beneficiada na saúde, educação, saneamento básico, etc.

Rafael Santys disse...

Caro Luis,

Pedro.

Fala-se muito em obrigações do vereador,da prestação de contas reprovadas por suspeita de irregularidade etc..Mas se esquecem das obrigações cívicas de cada uma cidadão.Ora as contas estão disponíeveis a todo cidadão,inclusive ao Ministério Público etc..Pergunto, vc pedro já a leu ?qual foi os índicios que o TC indicou?Provocaste o MP?Bom se nada fez ,vc não está cumprindo com suas obrigações.Não seria mais coerente começar a mudança por nós mesmos?Somos muito ás vezes omissos e passivos nesta questão!
Assevero -te que o TC é apenas um orgão auxiliar,consultivo e não punitivo e NÃO definitivo em seus pareceres.

Concluo dizendo que a política tanto no ambito do legislativo,e executivo é uma construção de trabalhar todo dia,não existe vereador perfeito e jamais existirá,mas quando vc diz que a nossa cãmara não existe nenhum vereador que mesmo com seus defeitos não execercem as mínimas funções,vc está sendo injusto e radical porque não leva em consideração todo o contexto citado por mim anteriomente.Viana só será uma cidade livre quando nós,todos,partipemos da vida política seja cobrando os veradores,os prefeitos e recorrendo se for o caso as autoridades competentes!Ao contrário nossas palavras serão apenas ,mais umas jogadas ao vento!