quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

TJ instaura processo administrativo contra juiz

Corregedor Cleones Cunha foi o relator do processo
São Luís - O Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão, em sessão nesta quarta-feira (18), aprovou, por maioria, instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o juiz Douglas Airton Ferreira Amorim, da 3ª Vara Cível da capital, com base na existência de indícios de conduta incompatível com a magistratura. Ele, no entanto, não será afastado de suas funções.

A instauração do PAD resulta de reclamação do Banco Nacional, que alegou retardamento e suposta má condução em um processo no qual era parte. O banco acusa o juiz de despachos tumultuários.

De acordo com o Bacno Nacional, após atos inadequados à prestação jurisdicional, o juiz teria extinguido o processo sem resolução do mérito, e deixado de analisar recurso de apelação, determinando o cumprimento de despacho anterior à sentença extintiva.

O relator da reclamação, desembargador Cleones Carvalho Cunha (corregedor geral da Justiça), votou pela instauração do PAD, considerando a existência de inúmeros despachos ordinatórios na fase de execução, mesmo já tendo o juiz encerrado seu ofício jurisdicional ao proferir a sentença.

Para o desembargador, o juiz não agiu de forma diligente e prudente no seu dever institucional, contrariando dispositivos da Lei Orgânica da Magistratura (Loman) e do Código de Ética da Magistratura.

O relator ressaltou que a imunidade e independência funcional do magistrado não são absolutas, sofrendo temperamentos frente a situações em que atos judiciais possam afrontar a segurança jurídica, afastando-se do procedimento permitido pela lei.

(Com informações do Tribunal de Justiça).

Nenhum comentário: