quarta-feira, 27 de junho de 2012

Eleição vianense – quem vai dar o xeque-mate?

 Chico Gomes, Marcone Veloso, Oliveira Júnior, Zé Carlos Costa, Danielzinho, Adriana Guimarães e João Geraldo. Nomes que estão no tabuleiro da sucessão vianense. Uma das eleiçoes mais complicadas dos dos últimos tempos. Quem vai levar essa?

Faltando três dias para encerrar o prazo de composições partidárias e as convenções, o tabuleiro político continua indefinido na cidade dos lagos. Mas parece que finalmente o coador de pré-candidatos começa a respingar aqueles que de fato poderão concorrer. A tensão aumenta, os nervos estão à flor da pele e a maioria dos pretendentes sequer consegue dormir.

Passei o fim de semana na terrinha, bebendo na fonte, porém, parece que está cada um com sua espingarda espalhadeira de chumbo, mirando para todos os lados. Continuam as especulações, as fofocas, o disse-me-disse, além de conversas, muitas conversas e intermináveis reuniões. Alguns já jogaram a toalha diante do jogo bruto das conveniências e também pela falta de habilidade política dos aliados.

Alguns fatos são notórios e já podem ser lançados no ar. O empresário Afonso Trindade já foi rifado do páreo pelo diretório estadual do PT. O partido homologou a ata da primeira reunião ocorrida em 20 maio, quando os filiados de Viana realizaram um encontro municipal e decidiram que a candidata à Prefeitura seria a agente de saúde Vicentina Mendonça, que obteve 89 votos, derrotando Afonso, com 75 votos.

O deputado estadual Chico Gomes mudou-se esta semana e fincou bandeira na Rua Antonio Lopes, quartel das suas negociações. Chico já declarou que tem carta branca da governadora Roseana Sarney para utilizar toda a estrutura político/partidária do governo do estado para se viabilizar e montar um grupo forte para concorrer contra a máquina municipal. Este Blog chegou até a especular que o deputado poderia ser o escolhido de Rilva Luis, coisa que ele tratou de negar veementemente no último domingo em um almoço no restaurante do Arthur, em Viana, com as presenças do vice-prefeito Benito Filho, do advogado Ezequiel Gomes, entre outros aliados. Segundo Chico Gomes, uma das primeiras ações do governo do estado em Viana, será um pacote com oito quilômetros de asfalto para amenizar a buraqueira da cidade, inclusive na Avenida Jorge Abraão Dualibe, que passa em frente à feira da Barra do Sol. “O secretário Max Barros já nos garantiu e vamos colocar uma camada com três centímetros de asfalto, para resistir ao tempo”, enfatizou o deputado.

O experiente parlamentar comentou também que estão praticamente encerradas as negociações com o ex-prefeito Danielzinho (PSDC), que já declarou que será candidato, mesmo que tenha que fazer comício em uma carroça. Aliás, esse é o principal assunto das reuniões das oposições: Daniel está praticamente isolado politicamente; não contará com apoio que sempre teve do Palácio dos Leões; não tem candidatos a vereador no seu minguado grupo; alega que não tem dinheiro, mas ele acredita piamente no seu cativo eleitorado, mesmo as pesquisas indicando que ele tem uma estratosférica rejeição.

Aqui um parêntese. Como já afirmamos que em política até boi voa, também citamos que Daniel já foi sondado no gabinete do prefeito, às escondidas. Segundo informações, Rilva já declarou que não apoiará um candidato indicado por Roseana. Seria essa a carta na manga - ou melhor - a peça do xadrez que o alcaide dispõe para não perder a eleição? E como ficariam os seus pré-candidatos declarados? (Marcelo Santana; Adriana Guimarães; Gerson Padilha; Ismael Abreu; Zé Sá e Zé Carlos Costa)? Será que juntando todos eles sobrariam um candidato ou, na pior das hipóteses, um vice?

“PIABINHAS”

“Esculhambação total”

Viana está em frangalhos, um lixo, suja, mal tratada, esburacada, enlameada, escura e triste. E não é perseguição deste filho da terra. É uma verdade, comprovada in loco e também pela opinião dos seus cidadãos. “Está tudo bom e nada presta”!

Discursos 

Sendo assim, conteúdo para detonar a atual administração não faltará. Quem tiver um bom grupo, boa lábia pra discursar, um bom programa publicitário e uma conta bancária recheada, pode entrar na briga em boas condições de vencer. 

Última hora

A situação está tão indefinida, que muitos candidatos só vão deixar para registrar a chapa no último prazo, 05 de julho. Nem mesmo no dia da convenção querem anunciar os nomes de quem vai concorrer oficialmente. É a famosa TPE (Tensão Pré Eleitoral). 

Prejuízo e indenização

O vereador imberbe, Sílvio Bedí, marido da secretária de educação, Adriana Guimarães, provocou risos em uma roda de políticos em Viana, ao saber por fontes não oficiais, que o escolhido de Rilva seria o presidente da Câmara, o vereador João Geraldo (PV). Diante disso, Bedí protestou que isso seria impossível, pois Geraldo não teria como indenizar a fortuna gasta na campanha fora de época da secretária, que ilustra vários outdoors em policromia total, divulgando nada com coisa nenhuma em Viana. Propaganda enganosa e criminosa, nas barbas da Justiça Eleitoral. Aliás, um desses outdoors está bem ao lado do prédio do Ministério Público, em Viana. É mole?

Chororô

Gente, tadinho do Zé Carlos Costa. O irmão do ex-prefeito Messias (falecido), dizem as más línguas, passou uma noite insone e chorosa, quando recebeu na semana passada, a fatídica notícia da morte de Zé Arnould, prefeito de Pedro do Rosário. Explico: Zé já tentou duas vezes ser prefeito daquele município, sem sucesso nas urnas. Na última eleição em 2008, Arnoud convidou Zé Carlos para compor chapa como vice, convite negado, pois Zé Carlos queria ser o titular da chapa. Moral da história: Com o falecimento prematuro de Zé Arnoud, Costa poderia receber no colo toda a estrutura administrativa que tanto cobiçou. É pra chorar mesmo, não é?

É o cara?

Por outro lado, espalham que Zé Carlos peitou Rilva e cobrou a promessa de que seria o indicado da prefeitura, com o compromisso de que, se vencer, mantém fechado o baú de esqueletos do atual grupo. Será que o alcaide vai agüentar a pressão?

É o cara (I)?

Não vai ser fácil. Segundo informações, a mana de um famoso e badalado pré-candidato, patrocinador de festa de reggae, forró e torneios de futebol, na Zona Rural, com verbas da viúva, anda espalhando que se o mano não for o escolhido, ela é quem vai abrir os cofres, cheios de notas frias, recibos super faturados entre outras maracutaias que ela conhece como ninguém dessa atual gestão. 
Agora eu quero ver!

É o cara (II)?

Bom, nesse caso, o cara também pode ser o vereador e presidente da Câmara, João Geraldo, afinal, é amigo de sala, copa, cozinha e quintal do prefeito. E mais: o vereador presidiu o arquivamento das contas reprovadas do prefeito, no ano passado, livrando o alcaide de uma tremenda dor de cabeça com a justiça, pelo menos por enquanto. Ou seja, tem força, confiança e um enorme favor a ser pago por Rilva. Só lembrando; só falta nesse caso, indenizar os gastos de Adriana Guimarães. Fácil, fácil...

Brilho nos olhos

Tem um pré-candidato, famoso, declaradamente apegado ao vil metal, que vive choramingando que está liso, mas, que não abre mão de uma candidatura, que segundo algumas testemunhas oculares, quase saca os olhos quando contemplou um certo estrato bancário com um poderoso saldo de R$ 2 milhões de um colega. Com um parceiro “bulhado” desse dá até pra ser vice. O problema é que o home quer ser é versa!

Faltou voz

O advogado e pré-candidato, Oliveira Júnior (PRB) também está em campo e sequer teve condições de visitar os terreiros juninos no último fim de semana. Segundo a sua assessoria, Oliveira estaria afônico, de tanto engolir poeira e dialogar, em sucessivas reuniões na Zona Rural vianense. Segundo informações, o causídico está bem colocado nas pesquisas e partiu para o corpo-a-corpo, pois chegou a hora da onça beber água.

Matraca

O deputado Chico Gomes prestigiou a apresentação do boi “Flor do Ano” de João Padre Vitório, no último domingo (24) patrocinado por Cleinaldo Bil.

Pandeiro

No meio da rapaziada do batalhão de “João Padre Vitório” Zé Raimundo Soeiro ostentava orgulhoso, um antigo, mas bem conservado pandeiro, coberto de couro de cobra. A relíquia era de “mestre Hugo Soeiro” – seu tio – que faleceu com quase 100 anos de idade. O problema agora é que Batista Soeiro também disputa o troféu do mestre, guardado a sete chaves por Zé Raimundo.

Ser ou não ser!..

Com a saída de cena de Afonso Trindade (PT), Cleinaldo (Bil) está em dúvida, se tenta ou não, pela quarta vez consecutiva chegar à Câmara Municipal de Viana. Bil está bastante conhecido no Estado pela boa gestão a frente do SINTSEP (Sindicato dos Servidores Estaduais) e pode até se candidatar a deputado estadual pela segunda vez, contando com a forte estrutura e militância do PT, pois tem apoio e amizade com o presidente da sigla, Raimundo Monteiro além do vice-governador Washington Oliveira. É isso aí!

Pesquisas

No último final de semana, uma equipe de São Luís entrevistou cerca de 500 pessoas, na sede e nos oito maiores povoados de Viana. É por meio dessa amostragem científica que teremos noção de quantas anda o humor do eleitorado vianense e para qual lado está pendendo. Se para continuar essa desastrosa administração de Rilva Luís, ou mudar radicalmente a forma de governar uma cidade que vai completar 255 anos, atrasada e sem perspectivas de um futuro promissor, da forma como está, onde todo mundo está metendo a mão no jarro.

13 comentários:

Unknown disse...

para os pré-Candidatos que fizeram campanha antecipada, só estamos aguardando o lançamento das candidaturas para requer a IMPUGNAÇÃO!, Portanto estamos de olho, e nas próximas eleições vai ser diferente das passadas. ESTAMOS DE OLHO.

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação. Sds.

Rafael Santys disse...

Grande Jornalista,Luiz!

Está chegando a hora de dar ou receber o cheque mate!Danielzinho,Adriana,Marcone,estao de fato excluídos desse tabuleiro,movido por situações que eles mesmos provocaram,O ex prefeito por uma gestão altamente egoísta,e um desgaste político e até mesmo financeiro por mudar de
lado por conveniência estritamente pessoais e egocêntricas(sede canina),e de fato é muito econômico e apropriado ele pretender fazer comício numa carroça,depois ele mesmo poderá puxá-la!O Rilva sabe que a senhora Adriana que causou muitos racha dentro do próprio governo,pela sua soberba,sua arrogância,e digamos assim ,sem o 'dom da política"não poderá ser a candidata,até porque quem receberá o cheque Mate depois da eleição será o Próprio Rilva,que ficará na miséria e na insânia dos adversário paroquiais, sedentos pela cabeça do Tatu,e que não poderá se esconder mais nos subterrâneo da corrupção da sua administração.Ele na verdade tem apenas 2 opções ou apoiar joao Geraldo ou aquele que ele preparou,não com exemplo de ética,ou de uma boa gestão,mas pelos moldes da política greco - Romana de pão e circo,- que na verdade é o Marcelo Santana!O Padilha,o Sá serão derrota certa,é apostar numa aventura tresvária!

Marcone Veloso,resta apenas esse parágrafo,e apoiar quem de fato tem uma perspectiva de mudança real e benéfica pra nossa cidade que é o
Chico Gomes!

Luiz,pensei que o Carrinho estivesse atuante nessa política,é um homem íntegro,e um bom gestor a sua atuação frente secretaria de educação demonstrou toda sua competência!Podes nos dizer que que lado ele está?

E o santo Oliveira?Visitando a zona rural,corpo a corpo,e se duvidar caminhando descalço,como faziam os profetas,tudo pelo marketing!Pergunto a Oliveira,que faz parte da oposição Vianense,será que realizar o sonho do seu pai de ver vc como prefeito,ou sua ambição de ser prefeito de Viana,irá novamente jogar milhares de sonhos de nossos jovens no ar?Um homem culto,que se diz que não gosta do embate,não pode um momento ter um uma racionalidade política,e chegar a conclusão que a sociedade vianense poderá de fato sonhar com dias melhores se vc e Chico Gomes se unirem?e poderem ajuntar os caquinhos ao seu redor do Marcone,Benito,Carrinho pra uma virada a favor da dignidade de nossa população?

Quero que saibam,que a sociedade vianense espera essa atitudes de voces,e o futuro não está apenas nas mãos de nossos cidadão,mas de uma articulação sábia e coerente,voces serão responsáveis pela continuidade da roubalheira nos cofres públicos ,e imploro a todos que fazem a oposição,não fujam de suas intelectualidades políticas e lealdade do compromisso da melhoria de nossa gente!

Anônimo disse...

E magradooo???

Anônimo disse...

Chico gomes é o melhor candidato que viana tem nesse momento, um homem integro, de boa atuação no estado no nos municipios, homem de coração bom.
Que não se envolve em escandalos, home familia, seu filho ja foi secretario de paço do lumiar, fez um grande trabalho por la, então vamos la minha genteeeee..
VAMOS COM CHICO GOMEEES .

Luiz Antonio Morais disse...

Meu nobre Rafael, grato pela participação. Tomara que os nossos pré-candidatos tomem juízo até o dia 30 e não "entreguem" Viana, mais uma vez ao fosso da corrupção, decaso e roubalheira. É como se deixássemos a raposa tomando conta do galinheiro. Um abraço.

Anônimo disse...

Grande Rafael, vejo que vc tem lado e partido, vamos lá, o nobre amigo Luiz Antonio, está publicando que o Chico Gomes conseguiu asfalto para Viana 8Km, porque so agora????? será que viana so é visto por esse deputadinho so em vespera de eleição!!!!! ele é muito é cara de pau, e tem mas o deputadinho não é candidato de oposição!! pois é cria do atual prefeito infelismente ou felismente o Rilva não optou por ele se não ele tava babando commo sempre fez o Rilva, o Chico ta que nem bosta nagua ninguem quer ele, nem Rilva nem a Oposição. O que esse deputadinho deveria era vestir sua pijama e se acomodar pois seu tempo ja era, não tem mas voto para se eleger nem a vereador em viana.
O chico gomes que era para deixar os vianenses felizes pois esta prometendo aquilo que ele não pode cumprir.

Pedro Bolha o Original de Viana, e quem quiser me olhar basta ír no araial do Avenida lá estou todas as noites com Rosa me dá 10 minha gata.

Anônimo disse...

esse jogo estar apenas no começo e acho que o povo vianense nao ira esquecer o dep chico gomes que nunca fez nada por viana e agora vem vestido de salvador da patria, o unico bem que chico fez foi para a tradicional familia gomes, indicando a sra WILMA REIS E apoiado seu filho o brutamonte JEFFERSON GOMES para vereador, qto ao apoio de roseana é ele que diz ter, ALGUEM JA LEU OU OUVIU ELA AFIRMAR TAL ASNEIRA,
obs. o deputado deveria ser candidato em CEDRAL (perical, onde possui mansão) ou SAO LUIS, pois sao nesses municipios que ele tem residencia

João Fica disse...

O maior problema desse grupo de Rival é briga de egos que existe, todos querem ser prestigiados e caso não sejam querem uma compensação financeira, por aí vemos quem realmente tem interesse em defender nosso povoa, em trazer melhorias para a nossa população.

Acredito que essa eleição será a mais difícil, em razão da população estar mais atenta aos desmando cometidos pelo atual e por ex gestores e aos oportunistas de ocasião, que agora resolveram aparecer para ser a solução da nossa cidade.

O comentarista Rafael Santys vive a dizer que devemos analisar os planos de governo para saber quem tem o melhor projeto para Viana, mas eu digo que isso aqui em nosso Estado, em nossa cidade não é fator relevante, pois o candidato pode ter o melhor plano de governo, porém tirá-lo do papel.

Infelizmente não vejo em nenhum dos pré-candidatos alguém com requisitos para tentar mudar a realidade vianense, há muitos interesses pessoais por trás de tudo isso.

Espero que nossa população tenha consciência na hora de votar, não podemos levar em consideração alguns trocados e favores recebidos por um curto período, se isso faz com que vivemos numa situação caótica.

João Fica

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação. Sds,

Rafael Santys disse...

Valoroso Jornalista,Luiz

Nunca escondi,de que lado Estou!Tenho sim um lado, Pedro Bolha,um lado que fielmente acredito que seja o melhor diante dos nomes postos,MAS,não tenho partido,e tão pouco grupo.Talvez esse seja o motivo de apoiá-lo,por ele sempre ter um lado e se posicionar lealmente ao lado que pertencia(pertence),porque tem gente luiz, que não importa quem ganha,seja governo ladrão,ditatorial,tá dentro!E esquecem de toda sua trajetória de vida,e de luta!Tenho um lado Pedro Bolha,porque acima de tudo sou Republicano,e nesse contexto tenho a convicção que todos fazemos parte do processo de escolha,enfim da democracia,assim como vc terá que se posicionar seja a favor deste ou daquele,ou mesmo por covardia,vc não poderá fugir diante da maquina eleitoral e de sua consciência,em fazer a sua decisão!

Agora,o que me parece e a todos aqueles que ainda não cederam seus neurônios a ignorância,ao lerem seus comentários é que não passam de rivalidade triviais,pessoais com o Deputado Chico Gomes,e veja que absurdo e descriminatório são suas palavras,que em citação anterior,sem força de argumento refere-se a incapacidade de Chico Gomes a sua idade - que absurdo,e infeliz sua colocação!

Outra questão que se levanta é o comparativo em relação a sua atuação frente a cargo legislativo,onde estão as obras,os empregos etc...ora porque Lula ganhou a eleição pra presidente ?mostre -me um projeto concretizado,e calarei-me,ele não tinha?claro que tinha e muitos,mas o jogo político,a engenhosidade maquiavélica impediram de realizá-los!Mas esqueçamos o deputado federal ,e a sua atuação como presidente como foi?conte-nos Pedro Bolha.Pois bem,relatarei,O lula foi o melhor Presidente do Brasil,na verdade o Cara,segundo Obama?Mas talvez Pedro Bolha prossiga com suas falácias discriminatórias e solta:Mas o Obama é negro,não vale suas afirmativas!

Acredito que deu pra observar de que GRUPO Pedro Bolha está,eu tenho Lado e pra mim isso é muito importante porque é o lado da coerência,do bom censo!

Voltando as obras tão requisitadas,por Pedro,- bom mas pedro ele contribuiu pra construção desta escola,desta avenida - e Pedro retruca,pequenas demais,olha só o nome da Escola,que absurdo,parece nome de ÍNDIO,mas Pedro essa é uma comunidade indígena,e ele Pedro Bolha com seu pensamento "capitalista" diz:Onde já se viu construir escola pra Índio,eles não pagam impostos!

Ou seja mesmo que Chico Gomes construíssem milhares de obras,nunca agradariam aqueles que querem ser cegos,porque no fundo rejeitam a luz!

Portanto,assim como implorei pela união da oposição,suplico a todos os vianenses,que mantenham ou procuram uma relação de debate politica mas baseado em fatos,em ética e respeitabilidade e responsabilidade!Efim que as relações política sejam também uma relação da ética ,porque não?

Unknown disse...

CONCORDO, com o caríssimo João quando diz que :Acredito que essa eleição será a mais difícil, em razão da população estar mais atenta aos desmando cometidos pelo atual e por ex gestores e aos oportunistas de ocasião, que agora resolveram aparecer para ser a solução da nossa cidade, que devemos analisar os planos de governo para saber quem tem o melhor projeto para Viana, aqui em nosso Estado, em nossa cidade não é fator relevante, pois o candidato pode ter o melhor plano de governo, porém tirá-lo do papel. Esperamos alguém com requisitos para tentar mudar a realidade vianense, esperamos que nossa população tenha consciência na hora de votar, não podemos levar em consideração alguns trocados e favores recebidos por um curto período, se isso faz com que vivemos numa situação caótica. ESPERAMOS O MELHOR PARA A POPULAÇÃO DE VIANA, INDEPENDETEMENTE DE QUEM SEJA!

Rafael Santys disse...

Prezado Luiz,

Senhor João Fica,não podemos aceitar que um candidato seja ele qual for,seja a que grupo pertença não tenha um projeto de governo e que discuta sua viabilidade, isso pode ser até ser Joao,uma banalidade em nosso Estado,mas não podemos considerar como fatalidade,algo imposto infinitamente,vc mesmo disse que a sociedade vianense está mais atenta,mais esclarecida,e realmente se observa até mesmo no debate que prossegue amadurecendo,esse deve ser o rito natural de um processo eleitoral- democrático!