sexta-feira, 15 de junho de 2012

Peixadas – Notas Rápidas

 Batendo cabeça, batendo matracas!

Neste sábado, 16, começa oficialmente a temporada junina em Viana. Os eleitores aguardam ansiosamente que o batuque dos tambores de couro de cobra, o tambor onça, os pandeirões e o estálido estridente das matracas, sirvam para abrir e arejar a cuca da rapaziada da oposição, que bate cabeça desde o ano passado, mas ainda não acertaram o compasso para escolher um nome que represente os anseios de mudança e comande o grupo rumo à vitória na próxima eleição.

Boi da Maioba!

Já foram inúmeras reuniões, debates, discussões e nada. Todos se acham aptos a ser “o cara” e ninguém quer abrir para ninguém. De qualquer forma, até o fim do mês, torcemos para que tomem juízo e tentem disputar e dividir o poder, com novos nomes e novas formas de governar Viana. Senão todos vão continuar iguais o Boi da Maioba: tudo mundo batendo matraca e ninguém acerta o ritmo da boiada.

Quem está na canoa da oposição?

Danielzinho; Marcone Veloso; Carrinho; Oliveira Júnior; Magrado Barros; Lênin Costa. Políticos da nova geração, que podem somar suas experiências e juventude para dar um choque de gestão na Cidade dos Lagos, pois tem muito a se fazer, moralizar, sanear e colocar a cidade nos trilhos do progresso e desenvolvimento.

Do lado de lá:

Marcelo Santana; Ismael Abreu; Adriana Guimarães; Zé Carlos Costa; Zé Sá; Gerson Padilha; João Geraldo. (Quem mais)? Um desses nomes tem que ser merecedor de total e irrestrita confiança de Rilva, pois o homem vai abrir o bolso, o cofre e todos os ralos de dinheiro possíveis para eleger o sucessor, manter-se no poder e tentar evitar a degola da justiça devido aos seus inúmeros equívocos administrativos

Correndo por fora

Chico Gomes; Benito Filho; Ezequiel Gomes (DEM) e Afonso Trindade (PT). Esses nomes atualmente não participam ativamente do consórcio da oposição, mas tem cacife eleitoral e prestígio para concorrer e bem administrar Viana. Entretanto, muitos fatores podem contribuir para o sucesso ou o fracasso de uma empreitada solo e sem um grupo político bem definido. Por hora esse é o complicado xadrez que está sendo jogado. Um desses nomes citados poderá ser o novo prefeito de Viana e depositário de todas as nossas esperanças por dias melhores.

Cabos eleitorais

Alguns políticos e formadores de opinião, entretanto, afirmam que essa cizânia toda de alguns (que não pretendem se candidatar) é somente para demarcar território e garantir prestígio na próxima eleição para governador, deputado e senador, pois é aí que muitos deles enchem a burra com as gordas verbas dos candidatos, que acreditam no poder dos “cabos eleitorais” dos municípios. Sempre foi assim, afirmam as fontes consultadas.

PT vai de Afonso Trindade

Depois da reviravolta para escolher o candidato, o PT discute a unidade da militância, para cerrar fileira com o empresário Afonso Trindade, que tem o aval do vice-governador Washington Luís e do presidente da legenda no estado, Raimundo Monteiro, que foi pessoalmente a Viana tentar apaziguar os ânimos e colocar o partido nos eixos.

Será o tatu?

Uma fonte do Blog afirmou categoricamente que o ex-prefeito Danielzinho foi chamado no gabinete do alcaide. Daniel que é empresário do ramo de laboratório pode ter conversado somente sobre negócios de saúde, mas, como estamos em tempo de política, é nos gabinetes fechados que a porca torce o rabo.

A semente germinará?

Outro que também anda batendo ponto no gabinete do chefe-maior é uma das crias do ex-prefeito (falecido) Messias Costa - Lênin Costa, que revela uma incrível semelhança com o pai. Lênin tem confessado a amigos que tem interesse em disputar a prefeitura de Viana, pois o seu pai deixou uma “semente” que precisa ser regada. Resta saber se RL toparia bancar um imberbe em política, nessa hora em que precisará muito de alguém de total confiança, para não abrir o baú de esqueletos para o Ministério Público e a Polícia Federal.

E o tio?

Falando nisso, Zé Carlos Costa, o irmão de Messias, também demonstra interesse na cadeira número um da Praça Ozimo de Carvalho. Zé, como criador da atual criatura que “desgoverna” Viana, também está cobrando a fatura e pode ser o “escolhido” do grupo. Só falta combinar com os eleitores. Dinheiro para a campanha tem de sobra!

Moedas de voto

A Justiça de Viana está investigando vários integrantes da Prefeitura, que segundo informações, estão distribuindo contratos “a torto e a direito”, obrigando os novos “funcionários fantasmas” a garantir o voto em outubro. Estima-se que exista mais de três mil “eleitores” nessa situação e, segundo analistas, um fator que decide qualquer eleição. Alguns pré-candidatos já foram até intimados a depor junta a juíza local, e o fato pode impedi-los de se candidatarem. A Justiça está de olhos abertos! Se cuidem!

Segurança nacional

O blog apurou que foi solicitado via ofício, a presença da Força Nacional de Segurança, para a eleição em Viana. O motivo é a apreensão das autoridades pelo clima de guerra que começa a se instalar no município, pois o atual grupo político, há 16 anos no poder, pretende vender caro uma suposta derrota. Na última eleição, muitos atos de violência a vandalismo foram registrados, a maioria por partidários derrotados, além das acusações de fraudes nas urnas. É aguardar pra ver!

Amiga das crianças...

A secretária municipal de assistência social, Lucinete Santos Rodrigues, foi bastante cumprimentada pelo seu trabalho junto às crianças e jovens carentes de Viana. Por meio do seu trabalho em conjunto com outras secretarias e entidades, a Abrinq concedeu o prêmio “Prefeito Amigo da Criança” para o município, que será entregue no dia 27 deste, em Brasília.

Pesquisas

Um atento leitor do Blog emeiou para contar que teve acesso a uma pesquisa feita em Viana pelo governo do estado, somente para consumo interno, teria vazado da Casa Civil. Nela, um pretenso candidato oficial estaria beirando apenas 2%, desencorajando o Palácio dos Leões a investir na campanha. Mas, como não foi nada registrado, ficou o disse pelo não disse. Mas, se souber desse resultado, talvez o pré-candidato até jogue a toalha. Than-than-thannnnnnnnnnn!!!

Ê boi! Guarnicê, rapaziada!!!

Um comentário:

CARLITO MAIA disse...

É BOM SABER QUAL DELES JÁ TEM PROJETO PARA GOVERNAR A CIDADE. EU ACHO QUE NENHUM.