segunda-feira, 2 de julho de 2012

Boi de promessa em Viana

Viana - Na noite de São João (domingo 15/06) o boi do povoado João Luís, pertencente ao município de Matinha-MA, patrocinado pelo suboficial do corpo de bombeiro João Vieira, que neste ano paga sua promessa em homenagem ao seu avô Josias Carreiro, que foi um dos grandes amo e divulgadores desta manifestação popular em Viana, brincou na porta do eterno Carlos Lopes e Dona Iraci Lopes, que, também, fazia uma linda oferenda de um carneiro ao santo padroeiro dos amantes do bumba meu boi, feita pelo Cel. da PMMA Carlos Augusto Lopes em devoção a São João.

A brincadeira foi muito animada e o boi só se retirou do terreiro às 06h00 de segunda-feira. Quem mais chamou à atenção foi o dançador de boi ou miolo de boi, o Sr. Quarenta, que com mais de 70 anos de idade ainda encanta todos com seu dançar ou brincar fácil e elegante debaixo do boi.

Para João Vieira sua promessa só teria sentido se o boi de João Luís mantivesse a tradição, como: só dançar em casa de promessa, morte do boi no dia 29 ou 30/06, entre às 17h00 e 19h00, com todos os rituais e outros.

Todos nós ficamos muitos felizes em poder compartilhar da festança tradicional do bumba meu boi, relembrando os grandes momentos da brincadeira no passado. Só Viana para oferecer tamanha emoção! Obrigado a todos que compareceram no terreiro da família Lopes, em especial, a João Vieira que há anos vinha trabalhando para colocar o boi na rua. Confira abaixo os melhores momentos.

Cleinaldo (Bil) Lopes

















































Nenhum comentário: