segunda-feira, 30 de julho de 2012

Chico Gomes lidera pesquisa em Viana

Deputado estadual aparece com 28,9% das intenções de voto, segundo a Escutec.
O candidato do prefeito Rilva Luis, Marcelo Santana apresenta a maior rejeição, segundo o instituto.

VIANA – ELEIÇÕES 2012

Viana - O deputado estadual Chico Gomes (PSD) lidera a pesquisa eleitoral no município de Viana, numa disputa acirrada com seus adversários, segundo pesquisa Escutec/O Estado, divulgada neste domingo (29). O candidato democrata tem 28,9% das intenções de voto, contra 24,6% do seu principal oponente, Marcelo Santana. Ainda de acordo com a pesquisa, o candidato Magrado aparece com 21,9%. 

CLIQUE PARA AMPLIAR


Em Viana, 15,4% dos eleitores ainda estão indecisos e outros 9,2% declaram não votar em nenhum dos candidatos.

De acordo com a margem de erro, de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, a disputa está tecnicamente empatada entre os candidatos Chico Gomes e Marcelo Santana, na primeira posição. E entre Santana e Magrado, na segunda posição. O instituto Escutec considera também que a diferença entre o primeiro colocado, Chico Gomes, e o terceiro, Magrado, está no limite do empate técnico, também levando em conta a margem de erro.

Diante do acirramento, a disputa em Viana pode ser decidida pelo quesito rejeição. Segundo a Escutec, Marcelo Santana é o mais rejeitado entre os eleitores do município, com 31,3%. Chico Gomes aparece com 22,1%, mesmo índice dos eleitores que declararam não votar “de Jeito nenhum” no candidato Magrado.

Em Viana, 14,2% dos eleitores declararam não votar em nenhum dos candidatos apresentados, e 11,2% não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.

A pesquisa Escutec/O Estado, em Viana, foi realizada no dia 24, com 402 eleitores de diversas regiões do município. O registro no Tribunal Regional Eleitoral foi feito sob o número de protocolo 0057/2012. O levantamento tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

(Fonte: Jornal O Estado do MA)

(ANÁLISE DA NOTÍCIA)

A primeira pesquisa realizada em Viana, com registro no Tribunal Regional Eleitoral, e cobrindo os principais redutos eleitorais na sede e na Zona Rural, traduz dados reveladores: o principal deles é o crescimento do deputado Chico Gomes, que está pouco mais de um mês com sua campanha oficializada e parte para o corpo a corpo a partir deste mês de agosto, com um enorme aparato publicitário e logístico, lastreado por inúmeras lideranças locais, além do carisma do parlamentar. Além do mais, é o candidato com a menor rejeição, quesito que pode decidir a eleição, segundo a Escutec.

Outro fato comprovado é a estratosférica rejeição do atual prefeito, Rilva, cuja catinga colou no seu pupilo, Marcelo Santana. O candidato oficial utiliza há mais de quatro anos a máquina da prefeitura, patrocinando centenas de festas de reggae, forró, campeonatos de futebol e distribuição de cachaça, principalmente na Zona Rural, aliás, reduto que leva apenas uma pequena vantagem sobre os demais. Com viés de queda e desconfiança sobre o desempenho de Marcelo, a luz amarela se acendeu nas hostes palacianas e a ficha finalmente começou a cair para o grupo político dominante há 16 anos.

Outro dado importante, revelado na pesquisa da Escutec, é que o ex-prefeito Danielzinho, que vivia se vangloriando de ser o líder em todos os levantamentos na pré-campanha, não transferiu, ou na pior das hipóteses, não transfere votos para o seu candidato, Magrado Barrros, que amarga a terceira colocação, este também fazendo campanha há 4 anos e com um surpreendente fôlego financeiro.

Agora, mesmo com o acirramento da disputa, o cenário está mais claro, diante das propostas e o desempenho dos candidatos no horário eleitoral gratuito que começa no dia 16, e que tem bastante peso para influenciar na escolha dos eleitores. Aí sim, independente do derrame de dinheiro para compra de votos e consciências, o povo poderá escolher quem merece e tem mais capacidade para administrar e recuperar a detonada Viana pelos próximos quatro anos.

22 comentários:

Alessandro disse...

ANALISE DA ELEICAO 2012 A eleicao de viana ainda indefenida devido a porcentagem de indecisos e o fator rejeicao que podera defenir, sendo que o Magrado esta na frente na sede, caso ele ele vire no interior podera vencer e caso Chico manter podera vencer, ja o Marcelo eu acho dificil ele subir nas intencoes de volto o cenario atual e um empate tecnico. ELEICAO PARA VEREADOR POR COLIGACAO. Marcelo Santana podera fazer tres no maximo quatro pois a colicacao fez duas chapinhas proporcional quem tem chances de ser eleito. Joao Geraldo, Bedi e Wislley(Ismael brigando pela ultima vaga com Ze Americo)Magrado pode fazer 4. Chico de Alfredo, Segundinho, o canidato de antonio de Ineis do sindicato e Dean. Chico Gomes pode fazer 5.Lucimar Abreu que esta sendo uma surpresa, Paulo Jackson, Joao de Marcos, Jerfson.

Adriano Silva disse...

A eleicao de Viana podera ser decidida entre Magrado e Chico Gomes, pois o que se percebe os dois estao crescendo e o canidato do prefeito esta no limite devido a rejeicao. O senario e muito cedo para dar palpite quem vencera, so quero que venca o melhor para viana.

Anônimo disse...

Vamos espera dia 07 de outubro, para que os Vianenses possam dar a resposta para aqueles que tiveram oportunidade de fazer algo por Viana, mais nada fizeram.

Marcelo Abreu disse...

Magrado cresceu muito nos últimos dias.concordo com o Adriano é entre Magrado e Chico,Marcelo é terceiro lugar.

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação. Sds.

Anônimo disse...

meus caro amigo o jogo vai ficar com Chico Gomes porque viana merece muito respeito até porque a minha familia se reunir e vamos votar todos em chico gomes por causa de oliveira junior estamos com o 25 é 25 neles, na eleição passada votamos com o 10 agora é 25 vai nesta tua força chiquinho juntos com oliveira junior

Anônimo disse...

É só comparar as biografias dos três candidatos. 1 é fabricado e pior do que o fabricante, esse tal de Marcelo, filho bastardo de rilva. O outro intermediário é todo enrolado, inclusive com a PF. Então, só sobra a dupla mais experiente e capaz. Viana merece Chico e Oliveira. Ou então, um novo suicídio. Acorda Viana.T^o de longe mais sei cas coisas.

Egídio - Belem-Pará.

Mendes Silva disse...

Gostaria de fazer um comentario a respeito do candidato Chico Gomes
e ao mesmo tempo uma pergunta ja que ele e o candidato oficial do Governo porque ele nao pediu a Governadora para ele disponibilizar recursos com execucao direta do Estado sem a interferencia do municipio, visto que o municipio esta inadimplente resolvendo assim o problema de infra estrutura das ruas de viana que pararece que soltaram uma bomba com destruicao em massa. faltou empenho do parlamentar ou seja foi negligente em nao ajudar o municipio no qual esta a mais de uma decada nessa situacao. aguardo a resposta dele se ele me convencer volto nele ou entao vou optar por outro candidato.

Luiz Antonio Morais disse...

Pelo que me consta, Viana só não obteve benefícios federais ou estaduais durante esses 16 anos desse grupo, não foi por falta de projetos ou empenhos de parlamentares que se propuseram a ajudar. O problema é de gestão. Ninguém consegue falar com as pessoas na prefeitura de Viana. O prefeito então, só vive em são Luís ou na Zona Rural na esbórnia. Todos os vianenses sabem disso.
Veja como exemplo o caso do IFMA. O benefício ia ser perdido e tivemos que iniciar uma campanha neste Blog, com apoio dos vianenses que utilizam o facebook e da Rádio Sacoã. Tudo ia ser perdido, porque simplesmente não existe administração em Viana.
É esse estado de descaso e bandalheira que nós NÃO queremos que continue. Você quer?
Grato pela participação. Sds.

Ismael Abreu disse...

Você Luís já fez parte desse grupo q está a 16 anos.vc esqueceu?

Mendes silva disse...

Quando me referir a execucao de obras e qdo o estado licita e execulta sem interferencia do gestor municipal e isso nao ocorreu com ajuda de chico.

Luiz Antonio Morais disse...

A resposta é a mesma. Como é que o Estado ou o Governo federal vão executar obras se não encontram o prefeito no município e este nem atende os telefonemas dos interessados? Fui claro? Alguém tem que cuidar da cidade ou então vira casa de Mãe Joana.

Luiz Antonio Morais disse...

Sobre fazer parte de grupos políticos, só o faço profissionalmente. Nunca fui filiado em partidos, mas se me chamarem e pagarem bem pelos meus trabalhos, FAÇO PARTE, sem problemas e de consciência limpa. Simples assim!
Aliás, nem acredito que seja o Ismael Abreu, original, que esteja afirmando isso. Se for, está respondido.

Anônimo disse...

Nunca tinha visto uma pesquisa com tantos idecisos. a scultec nao quis se comprometer tanto. Eles sBEM que MAGRADO esta emPRIMEIRO!!!

Ismael Abreu disse...

Você Luís, mata e vai no interro.
É isso mesmo?
Você Luís, diz q é bom pra Viana é o Chico!
E se RILVA precisar você do seu trabalho. você está pronto para servir???
É isso mesmo que eu entendir...
Vereador Ismael Abreu

Luiz Antonio Morais disse...

Graças a Deus ele não precisou de mim, pois na última campanha em que ele se elegeu, criei e finalizei todas as peças gráficas, escrevi e editei jornal. E ELE NÃO ME DISSE NEM MUITO OBRIGADO! LEVEI CANO, ASSIM COMO OS ÓGÃOS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUITOS FUNCIONÁRIOS DO MUNICÍPIO QUE ELE NÃO REPASSA O FGTS E O INSS. Acho que só recebe dinheiro de Rilva a "turma da boquinha" da qual você faz parte. Tô certo ou tô errado?

Anônimo disse...

Pq tu não muda o nome do do Blog para C....(.....)

Esse blog já foi bom de se ler...Aff!!!!

João Fica

Luiz Antonio Morais disse...

E você não quer se tornar logo o titular do Blog?

Anônimo disse...

Fico feliz com a pesquisa e espero que esse cenário não mude, pois só prova que o povo de Viana cansou do abandono em que se encontra e esta querendo mudança. Vamos Viana é a hora de virar a página e começar uma nova história para Viana. Vamos dar a oportunidade para Chico Gomes e Junior de Bita e torcer para que eles consigam fazer uma ótima gestão fazendo a nossa Viana prosperar.
Esta na hora de mudar, ja chega de roubalheira e enriquecimento de alguns e o povo na miséria. Mudança agora!!!!

Anônimo disse...

Essa ESCUTEC é uma empresa fajuta, sem credibilidade nenhuma, que faz parte do Sistema Mentira de Comunicação pertencente a famí(gerada)lia Sarney, e DIRECIONA o resultado de suas "pesquisas" em prol do candidato da Desgovernadora Rosengana. Enquanto não for apresentada uma pesquisa elaborada por uma empresa séria (coisa que essa Escutec não é) não teremos uma perspectiva real de quem realmente tá na frente para alcançar a tão desejada Viúvinha. Mesmo assim, meu voto e o da minha família será para o Chico Gomes. Pois pior do que esse Tatu dos Infernos, só o Marcelo Santana acompanhado pela bruxa Cacilda ou então MALGrado. Se um desse dois últimos ganharem a eleição, Viana se transformará no maior ninho de ratos do mundo.

Anônimo disse...

Essa escutec está com o ouvido furado.kkkkk...Magrado está liderando em todos os cantos da Cidade, nem mesmo com Roseana afundando seu antigo barco furado de vez, que estava no poder a 8 anos, e dando o poder aos asseclas de Chico Gomes para garantir a campanha de 2012. Não vai adiantar de nada, pois o povo quer mudança. Site da mirante, sabemos quem é a família que manda e de quem vale a opnião.

Ontônio Suasuna disse...

Bacana ver um site como este fazendo o trabalho que lhe foi designado...estão de parabens, ninguém cumpre uma função tão bem como vocês...Ah! é verdade...Na mirante sabemos quem manda e quem é mandado, pra mamar na teta tem que sentar do jeito que a porca mãe quer não é? todos os porquinhos que sigam ou viram carne moída, e assim fazem, pois quem seu Ku aluga não senta a hora que quer. Essa escutec está escutando as pessoas erradas ou fecharam-se para suas próprias idéias, Magrado aparece em todos os cantos da cidade, é só em quem falam, Chico Gomes deu um subidinha pois a mamãe porcona tirou a teta do seu porquinho malcriado que agora passa fome por ser desobediente, assim o candidato Marcelo Santana sofre as consequências do porquinho desobediente ex mama na teta Rilva Luís que perdeu o troninho e ficou chorando. Ow Luís, vê se te toca e faz algo de bom na vida. formular matérias e por na web não quer dizer que seja verdade. Manipular votos em massa...pra quê né? você já se vendeu pra Benito? abs!!

Continue fazendo esse belo trabalho...não saia da têta...deixa que agente te tira!