sexta-feira, 13 de julho de 2012

O sucesso dos blogs e o incômodo dos jornalistas tradicionais…


Desde 2006, os blogs vêm ocupando cada vez mais espaços como canal de mídia e informação – sobretudo pela rapidez com que dá a notícia e pela relativa independência, características sonhadas há muito, e nunca alcançadas, pelos veículos tradicionais, como rádio e jornal, principalmente.

Aqui, não se aborda a televisão por que, entende-se: em essência, não há jornalimo na TV.  Televisão é show, espetáculo, entretenimento.

Mas é evidente também o incômodo que este novo instrumento de mídia causa nos jornalistas tradicionais, que o vêem até com desmedida antipatia.

Não há como negar que os blogs hoje ocupam um espaço consolidado no jornalismo; e a luta contra isso é uma luta perdida, por que já inseridos no contexto da comunicação social, quer queiram ou não os “tradicionalistas”.

- Normalmente, os jornalistas dos meios tradicionais agem como se soubessem tudo o que o público deseja. (…)Nos blogs jornalísticos, percebemos que jornalitas e cidadãos estão construíndo uma história juntos - avaliam as pesquisadoras Cláudia Irene de Quadros, Ana Paula da Rosa e Josiany Vieira, do programa de Pós-Graduação da Universidade do Paraná, no artigo “Blogs e as tranformações do Jornalismo”  (Leia aqui)

O curioso é que muitos dos jornalistas tradicionais que torcem o nariz para os blogs, também tentaram – ou ainda tentam - entrar na blogosfera. Mas, amarrados à chamada “era romântica” não tiveram o pique e o dinamisno necessários para prosperar como blogueiro.

Foi-se o tempo em que jornalista era aquele ser cabeludo e com barba de cinco dias, com cara de poeta bêbado, com a cabeça no mundo da lua e que só conseguia articular um texto a cada 10 horas, passando a madrugada toda em meio às rotativas de jornais – e o dias dormindo, enquanto o mundo girava.

O jornalismo mudou, tornou-se mais ágil e quem não acompanhou tudo isso, ficou pra trás.

- O sistema tradicional de mídia trabalha com a informação empacotada e distribuída para canais muito bem definidos – jornais, revistas, TVs e rádio. No ambiente digital, especialmente em razão das redes sociais, com seu fluxo infinito de dados e a interação de todos com todos, o contexto da comunicação é modificado brutalmente - aponta a professora Beth Saad, da Universidade São Paulo. (Leia aqui)

 Os blogs trouxeram ainda mais velocidade e dinâmica à atividade jornalística, alinhado à rapidez da internet e a onipresença das redes sociais.

Têm a instantaneidade do rádio, as informações do jornal e as imagens da TV, sem as amarras  e sem o “empacotamento” editorial e industrial característicos destes meios.

Hoje, as referências para todos os setores sociais são os blogueiros - mesmo ainda que com todas as suas problemáticas éticas e culturais, que tendem a ser amenizadas ao longo do tempo.

No caso Décio Sá, por exemplo, os que estão em evidência – para o bem ou para o mal – são os que detém espaços na blogosfera. É na blogosfera que “bebem” polícia, bandidos, advogados e juízes.

Dos blogs saem hoje os fatos que repercutem nas rádios e nos jornais.

A blogsfera é uma realidade cada vez mais presente no cotidiano da comunicação social.

Brigar contra isto é perder tempo.

Por que o futuro chegou.

E quem não se adaptar, ficará pra trás…

(Do Blog do Marco Aurélio D’eça)

Nenhum comentário: