domingo, 26 de agosto de 2012

Chico Gomes inaugura comitê com mega carreata e grande participação popular.


Viana - Com a inauguração do comitê “Tô com Chico 25”, neste sábado (25) a campanha política em Viana entrou definitivamente no ritmo de uma acirrada disputa com final imprevisível, mas o evento realizado pelo grupo do deputado despertou um sentimento que parecia adormecido, principalmente no eleitor consciente da cidade dos lagos.

Os eleitores da sede, dos campos e da Zona Rural não tiveram receio nem medo de empunhar bandeiras do “25” e soltar um grito de liberdade que está preso na garganta e ecoou nas ruas para ganhar todos os recantos do município. O que se viu foi uma apoteose política, democrática, civilizada e nunca antes vista em uma eleição para prefeito.

O arrastão do 25



O comboio com cerca de 300 veículos e 700 motocicletas, saiu do povoado São Pedro - por conta da recuperação da MA-014 - e percorreu vários povoados e bairros até chegar nas ruas estreitas de Viana, atraindo multidões que saudavam com as mãos e bandeiras a passagem do candidato Chico Gomes e o seu vice, Oliveira Júnior, acompanhados de inúmeras lideranças políticas, candidatos a vereadores e líderes comunitários. Na entrada da cidade, no posto Princesa dos Lagos, centenas de carroças, carros de boi, bicicletas, entre outros, acompanharam a comitiva.

Um show da juventude

As manifestações dos jovens e crianças foi um show a parte. Caras e unhas pintadas com o número 25, gritos, acenos e as músicas da coligação na ponta da língua. Estava declarado ali um pacto com a candidatura e as propostas que vão reconstruir uma cidade devastada pela corrupção e o descaso.

Comitê

Os candidatos aguardaram até o último veículo para começarem suas falas durante o ato de entrega do comitê, localizado em um amplo sobrado em frente à Praça da Bíblia – bairro barreirinha. Depois de uma rápida apresentação dos candidatos a vereador da coligação “Viana com Respeito”, começaram os pronunciamentos. O primeiro a discursar foi o professor Marcone Veloso, que discorreu sobre abrir mão da sua candidatura para apoiar um nome que unisse a oposição e juntasse forças para derrotar o grupo dominante. “Os nossos carros estavam repletos de eleitores, sem o cabresto, sem o ferrão e a venda de consciências; vocês estão aqui porque acreditam nas propostas do nosso grupo para ganhar esta eleição”, finalizou Marcone. O vice-prefeito Oliveira Júnior também fez um rápido e inflamado discurso, conclamado todo o povo vianense para entrar nesta luta e libertar Viana do atraso.

Chico Gomes
Ao iniciar a sua fala, Chico Gomes apresentou o prefeito de Cantanhede, José Martinho Barros, o Kabão, – candidato a reeleição naquele município -, enaltecendo a sua infância de um menino pobre, que sobreviveu a todas as dificuldades até virar prefeito.

“Este comitê a partir de agora é o nosso quartel general, de onde vamos partir para a vitória que vai libertar o nosso povo do sofrimento” proclamou Chico. O candidato também se referiu ao distorcimento de notícias sobre um encontro do prefeito de Viana, alguns auxiliares e seus familiares com a governadora Roseana em São Luís. “A governadora Roseana é democrática e sempre recebe todos os líderes políticos de todos os municípios, porque ela quer o bem do Maranhão”. Segundo Chico, Viana não recebeu nenhum convênio do governo estadual e federal pela falta de interesse da prefeitura e do prefeito Rilva Luis. Em seguida enumerou dezenas de benefícios perdidos durante os oito anos do mandato atual, citando o esforço do vice-prefeito Benito Filho – que estava presente no palanque - em abrir as portas dos ministérios em Brasília para destinar recursos para Viana, todos eles ignorados pelo atual prefeito. O deputado também relembrou os inúmeros benefícios obtidos para Viana por seu intermédio, entre eles a eletrificação de todos os povoados por meio do programa "Luz para Todos" do Governo Federal; a agência do INSS e a Caixa Econômica Federal, que facilitou a vida, principalmente dos pescadores que tinham que se dirigir a Pinheiro para receber seus benefícios no período de defeso defeso (Piracema). A agência do INSS teve que ser deslocada para um outro imóvel porque o prefeito Rilva Luis impediu a prefeitura de doar o terreno onde esta funcionava, na Avenida Luis Couto.

“Com a minha experiência e o conhecimento das esferas estadual e federal, vou lutar para fazer de Viana uma cidade desenvolvida, na infraestrutura, na cultura e no turismo, pois temos essa vocação e quero trazer aqui nos próximos dias o Ministro Gastão Vieira (Turismo) para conhecer nossas belezas naturais”, afirmou. 
Com uma legião de eleitores ouvindo suas propostas, aplaudindo e balançando as bandeiras, Chico se despediu de todos: “Meus companheiros, eu e este jovem, nosso vice Oliveira Júnior e todos vocês, lideranças políticas, vereadores, povo da sede, dos campos e os meus amigos da Zona Rural, vamos a vitória e libertar nossa Viana”, encerrou.

(Fotos Lucilene Abreu)

9 comentários:

Anônimo disse...

foi uma festa democratica linda. O povo se manifestando,a juventude entusiasmada,a população do interior´comunidades inteiras ,sem nenhuma pressão deu o seu testemunho de que a candidatura do chico 25 é o desejo da grande maioria do nosso povo.Parabens ao povo de viana que deu uma grande DEMOSTRAÇÃO de que a ESPERANÇA VENCEU O MEDO

Anônimo disse...

magrado foi pra água de açucar.Não aguentou o povo se manifestando livremente e pacificamente.AGUENTAAAAA!

Anônimo disse...

Rilva Luis tá dizendo agora que ele vai fazer uma carreata maior que a de Chico 25 .Disse que vai sair de matinha porque viana não vai caber.Eita inveja,quero ver é se ele consegue botar o povo nos carros como foi na de Chico Gomes.

Anônimo disse...

Quem vai para agua de acuca e chico e rilva pede para chico solicitar a pesquisa da escutec da semana passada que o governo mandou fazer. Magrado em primeiro marcelo em segundo e chico em terceiro pode confirmar.magrado e o rlo compressor.

Anônimo disse...

Trazendo povo do mato, e pagando tudo,com certeza deu pra fazer zoada do 25.

E o tanto de gente gritando 22 na carreata?

Foi o que? Magrado que pediu? kkkk

Vocês são recalcados.

LUCAS disse...

DESDE QUANDO CARRO VOTA? TAMBEM DANDO 15 LITROS DE GASOLINA QUEM NAO VAI?? OLHEI MUITA GENTE GRITANDO 22, ISSO SIM!

Rafael Santys disse...

Grande Jornalista,

Foi emocionante!Não estava presente,mas ouvi os gritos de emoção,falei com meus familiares e amigos todos com muita alegria e com a esperança que agora temos a chance de dar uma basta a toda essa mazela,a todo o banditismo político que propaga a miseria entre nossa juventude.E ASSEGURO que na próxima estarei vibrando de corpo e alma.Agora veja que irresponsabilidade,diria até criminalidade o que Rilva Luis "organizou" na sua festinha patrocinada pelo dinheiro público,brigas,baderna,e todo tipo de vadiagem ...é a pura representatividade da deliquencia, incompetência....é esse tipo de governos que queremos que continue? O povo Vianense não merece essa imundice de governo de faz de conta...

Camila disse...

22 e povão, 25 e elite e 44 e só os drogados kkkkkkkk
Abraços

andsom-MG disse...

Para os babaos dos 3 candidatos.
Gente param de serem idiotas,o que agente ve e pesoas cm grande potencíal profisíooal ,mas nao querem sair p estudar e preferem ficar em viana babando e ganhando miseria dses politicos corruptos,chega desa vidinha iso nao vai da futuro p voces,saiam dese fim de mundo e venham p cidade grande pra voces verem que essas baixaria so existe nese buraco chamado viana,parem d viver cm dias marcados de 4 em 4 anos pois e assim que babao vive,arumem uma profisao que e p vida toda,saiam da cozinha,parem d comer resto,saiam dai vao estudar,nao se cntentam so cm um salario minimo atrasado,por favor!!!