segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Peixadas - Notas Rápidas

Saiu do buraco

Vendo o seu candidato patinar nas pesquisas, além de ter a maior rejeição, 31%, segundo pesquisa Escutec/O Estado do MA, o prefeito tatu resolver mostrar que é o todo poderoso e que pode comprar a eleição mais uma vez. No último sábado (18) com gasolina e rango grátis pra todo mundo, reuniu uma centena de veículos, saindo do povoado Santeiro ate a sede do município. Nos carros, apenas os motoristas; caminhões vazios e nenhuma empolgação. Tá feia a coisa.

Braços cruzados

Nas ruas e nas portas das casas, o povo escabreado, apenas observou desconfiado e sem dar muita bola para os acenos dos candidatos. É um prenúncio e um aviso de que o povo vianense não quer mais comprar gato por lebre e ser enganado mais uma vez.

Contagem

Como sempre, alguém se encarrega de contabilizar os veículos de uma carreata no interior. A média, sendo esses “contadores” foi de 170 carros. “Então vamos colocar mais de 300” disse Chico Gomes após ser informado do movimento. Na verdade a claque era em sua maioria formada por funcionários e contratados, que se não obedecerem ordens do patrão podem perder a boquinha.

Salários atrasados

Enquanto fortunas são gastas na campanha de Marcelo Santana, os funcionários municipais ainda não viram a cor do “faz-me-rir” de julho. Somente os professores receberam até porque seria um descalabro desviar a verba do Fundeb para a campanha política. Os outros funcionário continuam urrando...

Cadê o povo?

Mal acostumado com bajulação, o alcaide tentou se comportar como ele fosse o próprio candidato, andando a pé acompanhado de um grupelho, em uma de suas raras aparições em Viana, cidade que ele desgoverna faz oito anos.

Um ídolo(?)

Por incrível que pareça, tem vianenses formados e com a vida resolvida (OU NÃO) que afirmam categoricamente que o prefeito Rilva Luís é “um ídolo” para os vianenses. Isso mesmo! A impressão que fica é que o prefeito sustenta muita gente, desde as cuecas até a farinha da mesa. Dessa forma, com dinheiro fácil dos nossos impostos, muita gente não quer trabalhar mesmo, e prefere viver da bajulação e achar que o alcaide é realmente o “deus” que eles ainda não encontram na vida. É por isso que Viana está nesse buraco!

Cavaletes

Um detalhe tem chamado atenção do eleitorado vianense. Pela primeira vez, assistimos uma campanha menos suja no quesito patrimonial. Os candidatos encontraram nos cavaletes de madeira e bandeiraços uma forma mais interessante de chamar a atenção, sem colar cartazes nas paredes das residências. A Avenida Luis Couto e as praças estão repletas de cartazes e, por enquanto o clima segue civilizado, cada qual respeitando o espaço do outro adversário. Que assim seja.

Comícios

Os candidatos Magrado Barros e Marcelo Santana já abriram a temporada de comícios nos bairros mais populosos de Viana. A campanha política finalmente entra na fase decisiva, onde por meios dos discursos os candidatos tentarão convencer os eleitores indecisos.

Comitê de Chico

O deputado Chico Gomes prepara grande festa popular, no próximo sábado (25) para a inauguração do seu comitê de campanha, localizado no bairro Barreirinha. Está previsto também uma grande carreata pelas principais ruas de Viana. “Vamos mostrar que temos força popular e votos espontâneos das pessoas que acreditam na mudança e na nossa experiência para tirar Viana do buraco em que se encontra”, afirmou o candidato.

Rádio

O renomado radialista Nelson Neto, já está na cidade com sua equipe, gravando os programas de rádio da coligação “Viana com Respeito”. Com bastante bagagem nos microfones, Nelson promete elevar o nível do horário eleitoral gratuito, levando as mensagens de Chico Gomes de forma leve, descontraída e com bastante compreensão aos eleitores. Os programas estão sendo gravado no estúdio de Wilson Bancana, no bairro São Benedito.

Telão

Sem a opção TV, a coligação “Viana com Respeito” procurou alternativas e investiu em telões de alta definição, com vários vídeos/documentários, que contam a trajetória política de Chico Gomes, desde o início da sua carreira, sendo perseguido pelo Regime Militar; ocupando importantes cargos públicos; como deputado estadual e a sua forte relação com a Baixada Maranhense. Quem já assistiu, constatou que os vídeos são de arrepiar.

Pão e circo

O fim de semana em Viana foi movimentado por carretas comícios e o encerramento da tradicional Festa do Babaçu, no bairro Vinagre. Poderia ser apenas mais uma das festas da cultura popular vianense, porém, lá estavam os locutores e cantores das bandas pronunciando, de dez em dez minutos, o nome do “meu prefeito” e da “vice-maninha”. Um culto à personalidade que evidencia a dependência do poder e a necessidade de ser reconhecido a qualquer preço. Cá entre nós, não parece aquela personagem Lady Kate, do programa Zorra Total da Globo? “Dinheiro eu tenho, mas falta-me o gramur”!!!

Ruim que dói!

A cidade está um lixo só! Mas dinheiro para contratar banda de forró não falta. No encerramento da Festa do Babacu, parece que foi um tiro no pé. A banda era tão ruim que na metade do show todo mundo já havia capado o gato.

Deprimente!

Durante o show, foram chamados alguns jovens ao palanque para disputar R$ 50,00, caso dançassem ou rebolassem um melhor que o outro. Uma humilhação sem graça que causou asco em quem assistia. Espetáculo bizarro, que talvez só agrade quem é acostumado com a degradação do ser humano, pela opressão e a falta de trabalho para sobreviver.

Pesquisas

A Escutec /Jornal o Estado do Ma realizaram nova pesquisa em Viana, neste final de semana. Vamos ver que subiu, quem desceu e quem já desponta com o paletó da posse.

Tempo louco

A forte estiagem deste segundo semestre está castigando a Baixada Maranhense. A lâmina d’água do Lago de Viana praticamente sumiu. A vegetação seca está queimando e o gado sofre para encontrar pasto. Com muita áreas desmatadas e o tempo parado, Viana está registrando temperaturas de até 40 graus na sombra. É o mesmo calor do semi-árido, no sertão nordestino.



4 comentários:

Tô longe, mas tô de ollho! disse...

Continuo longe, mas de olho!!! Em breve farei uma análise desses candidatos a "administrar" a maltratada e desamada Viana.
Tenho muita pena das pessoas que moram em Viana, ela parecem não saber que tem por direito morar num lugar com mais dignidade e etc...
Obs.: Não tenho ainda preferência por nenhum candidato. Inclusive, não voto e nunca votei no Maranhão, mas gostaria que Viana tivesse um administrador que a amasse de verdade, consequentemente faria um governo satisfatório. Por enquanto, infelizmente, o futuro de Viana é incerto e duvidoso.

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação. Este Blog faz sua parte de informar e alertar. Se o povo quiser continuar a imundice que está, aí ninguém dá jeito. Sds.

Anônimo disse...

poi vc não ta tendo imparcialidade nas suas informaçoes,pois varias veses mandei comentarios e vc não publica,vc não jurou imparcialidade.seja vc mesmo.eu fico as veses observando o seu comportamento desde quando vc inicio de forma humilde e serena mas agora a coisa tomou um rumo diferente. eu não sou politico sou de viana sou um profissional liberal assim como vc.politica passa,principalmente politicagem.

Luiz Antonio Morais disse...

A verdade dói! E dói mais ainda para quem é CEGO, SURDO E MUDO sobre a situação caótica em que Viana se encontra. Se a VERDADE é politicagem, VIVA A VERDADE! O povo precisa ser informado!!! Grato pela participação. Sds.