terça-feira, 7 de agosto de 2012

Prefeito na ghilhotina


Fraudes em licitações e desvios de verbas da ordem de R$ 2,3 milhões, em 2005, levaram ao afastamento do prefeito de Vitorino Freire, o “balaio” José Riamar Rodrigues (foto), pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. A decisão é da 1ª Câmara Criminal em sessão nesta terça-feira (7).

O relator do processo foi o desembargador Raimundo Melo, que determinou, ainda, o envio da comunicação de afastamento à Câmara de Vereadores de Vitorino para que seja providenciada a substituição do gestor pelo vice-prefeito. Ele disse haver fortes indícios de autoria e materialidade delitivas.

“Depreende-se, por isso, a existência de crime em tese, que aliada aos indícios de autoria, autorizam o seu recebimento”, assinalou o desembargador.

O comunicado foi enviado ainda ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao Juízo monocrático daquela comarca para as providências cabíveis. O Banco do Brasil foi oficiado para a que o gestor não possa efetuar nenhuma movimentação na conta bancária da prefeitura do Município de Vitorino Freire.

Concurso

Para quem não lembra, José Ribamar Rodrigues é o mesmo prefeito que autorizou, em 2008, um concurso público na cidade que continha, em várias questões das provas, deboches à hoje governadora Roseana Sarney (PMDB) – à época, o governador era o falecido Jackson Lago (PDT), que tinha vencido as eleições comprando votos, segundo o TSE.

Veja abaixo alguns exemplos de questões colocadas nas provas a mando do prefeito, para agradar o pedetista.

- “Roseana Sarney perdeu a eleição e se dedica agora a criar galinhas. Ela tem 11 dezenas de poedeiras que bota cada uma duas dúzias de ovos por mês. Quantos ovos têm Roseana para vender a cada dois meses”? (sic)

 - “O senador José Sarney, triste porque sua filha perdeu a eleição no Maranhão, decidiu voltar para o Amapá de jegue, de jumento. Como viu que ia demorar bastante, decidiu ir de jegue só até o Aeroporto Marechal Cunha Machado. Sai da casa da sua filha às 10h20 (…)” e pergunta quanto tempo demora o senador do Amapá para chegar ao aeroporto”? (sic).

Além disso, foi na administração do balaio que assaltantes levaram um busto do senador José Sarney (PMDB-AP) de uma praça pública municipal (reveja)

(Blog do Gilberto Léda)

Nenhum comentário: