quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Debate sobre expressões da cultura popular em Viana

Acontece até sábado no município da Baixada Ocidental Maranhense para debater temas ligados ao desenvolvimento dos grupos folclóricos da região.
O cazumba é um dos principais personagens dos grupos de bumba- meu boi da Baixada Maranhense
Com o tema Baile de São Gonçalo, acontece até sábado a II Semana Cazumba, realizada pela Fundação São Sebastião, no município de Viana, região da Baixada Ocidental Maranhense. Na programação do evento, que se iniciou desde segunda-feira (10), estão oficinas para crianças, jovens e adultos, além de debates sobre elaboração de projetos e captação de recursos para grupos ligados à cultura popular.

A II Semana Cazumba tem o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, por meio do BNB Cultura 2012, em parceria com o BNDES e o apoio da superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Maranhão.



O artista plástico Cláudio Costa é o organizador da Semana Cazumba,
que discute aspectos da cultura popular
Durante a programação em Viana, diversos grupos folclóricos maranhenses, principalmente de bumba meu boi dos municípios de Cajari, Penalva e Matinha, participam de oficinas coordenadas por artistas, gestores públicos, educadores e produtores de cultura. Estudantes e a comunidade de Viana também integram as atividades. Estão sendo discutidos e vivenciados diversos assuntos, entre os quais a estética e a diversidade e os novos paradigmas da política cultural pública e privada.

De acordo com Claudio Costa, artista plástico e organizador do evento, o objetivo da II Semana Cazumba é promover avanços na redução das diferenças sociais, na melhor distribuição do conhecimento, da cultura e da arte. "As oficinas, exposição, projeções, encontros e apresentações lançam olhares sobre os poderes, fazeres e saberes populares do povo da Baixada Ocidental, que se apresenta como um importante celeiro para discussão da cultura popular no Maranhão", afirma.

O organizador explica ainda que a meta é transformar a sede da Fundação São Sebastião, em Viana, em um lugar aberto para se vivenciar atividades de lazer e práticas educativas para a população da Baixada Maranhense. "Sabemos da força transformadora e dinâmica da cultura, de suas mudanças e da importância da preservação das tradições como forma de contribuir para a consolidação da identidade cultural brasileira", completou Claudio Costa.

Além de aprender a elaborar e encaminhar projetos para a captação de recursos, os participantes das oficinas irão debater sobre a questão das salvaguardas e estudar questões envolvendo a estética, o espetáculo e a produção nas artes. No encerramento da II Semana Cazumba haverá a realização de um Baile de São Gonçalo.

Caderno Alternativo (Jornal O Estado do Maranhão)

Nenhum comentário: