sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

PIERROT e JURUTA DURO desfilam juntos no carnaval vianense


Bloco PIERROT

Músicos do Bloco JURUTA DURO
Viana – Uma dobradinha de beleza, harmonia e grandes foliões, promete fazer muito sucesso no domingo de carnaval em Viana. É o desfile do Bloco Tradicional PIERROT, um dos mais antigos e belos de São Luís, e o bloco organizado JURUTA DURO (com músicos da família Cutrim, de Viana). A trupe faz parte do Arrastão Cultural, organizado pela Secretaria de Cultura, cujo titular, Rogéryio Du Maranhão, incrementou uma mistura de ritmos e cores para resgatar o carnaval de rua vianense. 

Saiba mais


O Bloco do Juruta Duro está no seu terceiro ano e seu idealizador é Alisson Cutrim, conhecido no mundo cultural como Barezi (foto) que também foi criador dos Blocos vianenses, "Rolinha Cansada" e "Bacurizeiro Folia". O Bloco Juruta Duro nasceu com o nome de Juruta Mole, mas houve protesto do Juruta Cutrim ou Tinga, que alegou que este nome era depreceativo ao seu histórico de namorador. O conselho do bloco acatou o recurso e mudou o nome para Juruta Duro. 


O Bloco Tradicional PIERROT foi fundado no dia 12 de novembro de 1951, no Bar do Senhor Godofredo – “GULEMADA”, situado na época na Rua Jansen Muller nº 12, onde hoje funciona o bar do Rui, no Centro de São Luís. Nesta década, não era qualquer um que poderia fazer parte desta família, pois um dos requisitos para participar da brincadeira carnavalesca era ser sócio do Lítero ou do Cassino Maranhense (clubes da elite maranhense). A primeira fase do bloco foi de apenas 07 anos, vindo a encerrar suas atividades em 1957 e os seus primeiros integrantes não participavam de Concursos de Carnaval. O bloco, então, retornou em maio de 1994, tendo como sede provisória o Bairro do Jardim Araçagy III.

O PIERROT não perdeu suas características marcantes, que é a vontade de brincar por brincar, de estar em família e em meio aos amigos. A essência do bloco foi mantida em todas às vezes que despertou. A essência do PIERROT é a mesma das festividades de Momo, daí por isso classificar o bloco como essência do Carnaval.

O saudosismo, o estilo cadenciado, a busca pela qualidade sem perder a nostalgia dos velhos carnavais, tudo isso traduz o Bloco, que hoje é um dos mais velhos representantes da categoria Blocos Tradicionais.

Nenhum comentário: