segunda-feira, 18 de março de 2013

Estratégia organizacional da saúde mental na rede de assistência em Viana-MA

A Terapeuta Ocupacional Reginez Neves Moreno defendeu na sexta-feira, dia 15/03/2013, na Universidade Federal do Maranhão plano de ação de finalização de curso de pós-graduação do Curso de Saúde Mental promovido pelo UNASUS - UFMA-Pólo Viana-MA com o tema “APOIO MATRICIAL: UMA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL DA SAÚDE MENTAL NA REDE DE ASSISTÊNCIA EM VIANA-MA.

Trata-se de uma proposta a ser apresentada ao nosso gestor, à secretaria de saúde, à secretaria de assistência social e a outros segmentos que compõem a rede de serviços em saúde em Viana-MA. 

Este trabalho tem como objetivo implantar na Rede de Cuidados à Saúde Mental da cidade de Viana- MA e nos diversos dispositivos de ações em envolvam a Doença Mental, a proposta do Apoio Matricial como uma forma de um arranjo organizacional diante dos atendimentos referentes aos transtornos psíquicos,sendo prioridade executar as intervenções no próprio território onde se estabelece o paciente acometido pelos diversos transtornos da mente.


A instalação do Apoio Matricial constituirá um maior suporte técnico em áreas especificas as equipes responsáveis pela execução das ações planejadas, como também possibilitará o compartilhamento e a co-responsabilização dos casos excluindo a lógica dos encaminhamentos, aumentando, assim, a capacidade de resolutividade de problemas pela equipe local.

A proposta de reorganização da Rede de Saúde Mental emerge de uma série de discussões elaboradas pela Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde nos anos de 2001, 2002 e 2003, que obteve como resultado um relatório com as diretrizes estratégicas de implementação de Equipes Matriciais de Referência em Saúde Mental a serem articuladas junto aos gestores locais em cada município da nação.

Observa-se, portanto, que a “estratégia matricial é um processo em construção viável que desafia a gestão em Política em Saúde Mental para os dias atuais e representa uma forma segura de garantia à acessibilidade, integralidade na assistência à saúde contribuindo consideravelmente para a minimização e fragmentação dos atendimentos dos transtornos mentais que diferem do modelo tradicional.

Diante dessas considerações acima citadas constata-se que há a necessidade de reorganização da rede de cuidados em Saúde Mental através do Apoio Matricial proposto neste trabalho para o município de Viana-MA, sendo que tal planejamento de atendimentos integralizados nessa área já é executado em outras localidades, comprovando assim a eficiência desse mecanismo e ferramenta de ação que promove consideravelmente a qualidade de vida dos indivíduos.
 
A mesma espera que esta proposta seja acolhida pelo atual prefeito, pois é de extrema importância para o nosso município e servirá de modelo de excelência em prol da saúde na cidade Viana-MA A terapeuta estende seus agradecimentos a esse novo degrau da sua vida profissional aos seus pais Reginaldo e Inez, seus maiores incentivadores, suas filhas Isabela e Isadora, seus orientares fraternos José Raimundo Campelo Franco (Deda) Dr. Pierre Adriano. (primo), Dra.Cadidja Dayane Sousa do Carmo (orientadora oficial e aos meu colegas conterrâneos de defesa Meirinha e Leovegildo.

Nenhum comentário: