quarta-feira, 27 de março de 2013

Viana terá Centro de Controle de Zoonoses



Agente de Saúde se reúnem para combater a raiva em cães e gatos

Viana - Um suposto surto de raiva na cidade de Viana foi motivo para a Secretaria de Saúde realizar uma reunião com todos os agentes comunitários de saúde do município para declarar combate à doença.


Uma frente de trabalho intensiva foi organizada para combater a raiva em cães e gatos.


Segundo a secretária de saúde, Edna Amorim, nas últimas semanas aumentou a procura de vacina contra a raiva no centro de saúde causada por mordida de cachorro. O que levou a vigilância epidemiológica avaliar os casos em laboratório.

Depois de constatado o pequeno surto, Edna Amorim, lembrou que ações emergentes estão sendo tomadas e que o prefeito Chico Gomes (DEM) está providenciado um Centro de Zoonoses para Viana.


Saiba mais - No Brasil o principal animal que transmite a raiva é o cão. A transmissão da doença ocorre o vírus existente na saliva do animal infectado e entra no organismo da pessoa.


Em Viana todos agentes de saúde estarão nas casas da sede e Zona Rural, a partir do dia 8 de abril a 8 de maio para fazer um levantamento da quantidade de animais e vaciná-los como medida de prevenção.  


(Ascom – PMV)

Nenhum comentário: