sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Peixadas - Notas rápidas

“O sistema é f*...da”!
 
Dois vianenses, Antonio Benigno Portela e Cézar Castro Lopes, o Cezar Bombeiro, respectivamente, presidente e vice-presidente do Sindspem – Sindicato dos Agentes Penitenciários - estão no fogo cruzado da crise do sistema carcerário do Maranhão.

Algumas ressalvas: na época do governo Jackson Lago (falecido), antes de ser destronado por Roseana Sarney e o seu famigerado grupo político, Bombeiro, então presidente do Sindspem, era – para o grupo oligárquico -, um competente e atuante presidente da categoria, então desprezada e maltratada no governo pedetista. O sindicalista vivia nas páginas do Jornal O Estado do Maranhão e, dava entrevista a qualquer hora do dia para a TV Mirante, desde que fosse para detonar a bagunça do sistema prisional, quando houvesse motim, crises e ou até mesmo decapitações, rotina do presídio de Pedrinhas.

Pois bem, agora, alçado ao cargo de presidente do Sidspem, com apoio de Cézar Bombeiro, Antonio Portela também engrossou o caldo dos inimigos da Sejap – secretaria de Administração Penitenciária, comandada por Sebastião Uchôa, inimigo de carteirinha de Bombeiro. Os dois trocam chumbo-grosso nos tribunais e, essa guerra particular parece não ter prazo para terminar. 

O inimigo agora é outro...


Uchôa - intocavel na Sejasp
Como um trailer as avessas do enredo do filme Tropa de Elite 2, o Sindspem virou o inimigo número um do “sistema” (leia-se grupo Sarney). Se o sistema carcerário do Maranhão, a exemplo do resto do Brasil, se transformou em um labirinto de horrores, com carnificinas já divulgadas no mundo todo, por outro lado, a Sejasp é um oásis financeiro, cobiçado por muita gente ligada à segurança estadual.

Isso por ser uma pasta robusta de recursos, que pode até dispensar licitações para compra e/ou contratações, dependendo da necessidade e, sem ser incomodado nem pelo legislativo, pelo judiciário, tampouco pelo executivo, que é quem nomeia o gestor.

A imprensa nacional pegou pesado nessa questão, ou seja, os contratos milionários com apadrinhados e sócios dos donos do poder para fornecer serviços de vigilância e também para fornecer aquelas quentinhas com carne crua e baratas misturadas, que os presos dispensam e jogam no corredor. 

O(s) “eleito”(s) 

Mas, se o leitor ainda não atentou, assim como no enredo do filme Tropa de Elite 2, existe sempre os escolhidos políticos no meio dessa crise para virarem  “eleitos”,seja para a Assembleia Legislativo ou para a Câmara Federal. Ou alguém duvida de o fato do Secretário de Segurança, Aluizio Mendes, ser intocável com toda essa carnificina tem a ver com uma futura candidatura na próxima eleição? Captou?

E por onde sairiam os recursos para uma campanha milionária, com eleição certa? Ganha uma lua de mel em Pedrinhas quem adivinhar! 

Pega, mata e come. O “sistema” contra ataca!

Cézar Bombeiro (foto) é vice-presidente do SINDSPEM e teve sua portaria de liberação para desempenho de mandato classista revogada pelo secretário Sebastião Uchôa, por pura retaliação. O ato fere gravemente a lei, pois a liberação é um direito legítimo assegurado pela Constituição Estadual do Maranhão, em seu Art. 19, parágrafo 8º: ‘‘O servidor público eleito para o cargo de direção de órgão de representação profissional da categoria será automaticamente afastado de suas funções, na forma da Lei, com direito à percepção de sua remuneração’’.

Liana é Servidora Pública Estadual, lotada no Sistema Penitenciário do Estado há mais de 10 (dez) anos, exercendo suas funções na Central de Custódia de Presos da Justiça (CCPJ). É também sindicalista, diretora do SINDSPEM (Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão) e sofreu redistribuição, para integrar o quadro da Secretaria de Estado da Saúde, num ato que encerra nulidade, ofende princípios administrativos, gera desvio de função e atinge o exercício legítimo da prática sindical.

Com apenas duas canetadas, o Estado violou a Constituição Federal, que “estabelece prerrogativa a favor do servidor público civil que seja dirigente sindical, a fim de que este desempenhe na plenitude as funções decorrentes da associação sindical, sem o receio de remoções por desagrado que a atividade possa gerar ao administrador”; a Constituição Estadual, que garante a liberação do servidor público para cumprimento de mandato sindical; e feriu o Estatuto do Servidor Público Estadual, que garante, em seu art. 282, inamovibilidade do dirigente sindical até um ano após o final do seu mandato. E mesmo que a servidora não fosse dirigente sindical, sua redistribuição seria questionável, visto que o mesmo Estatuto, no seu artigo 45, parágrafo 1º, determina que “a redistribuição dar-se-á exclusivamente para ajustamento de quadros de pessoal às necessidades dos serviços, inclusive nos casos de reorganização, extinção ou criação de órgão ou entidade”, o que não ocorre no caso desta servidora.

Ao contrário, para redistribuir a servidora Liana Mara e revogar a liberação do servidor Cézar Bombeiro não houve sequer demonstração de motivo, apresentação de circunstâncias plausíveis para justificar os atos, ou seja, fica muito claro a intenção de punir e perseguir, além de intimidar a prática sindical, justamente num momento em que o Sindicato em questão está travando um debate muito forte acerca dos acontecimentos no sistema penitenciário, que tanto expuseram o Governo do Estado, e tinha terminado de realizar um ato público para que fossem esclarecidas as acusações feitas contra agentes penitenciários. Fonte: SINTSEP-MA

O Sidspem está travando uma luta de Davi contra Golias, e, sem apoio da grande imprensa estadual e também da mídia comprada, ficou acuado na defensiva, enquanto nos labirintos das prisões e do poder, os acordos espúrios, as fugas e as decapitações continuam sendo tramadas.O categoria do agentes penitenciários, assim como as outras, tem suas maçãs podres, tem falhas e. também muita falta de apoio e reconhecimento por parte do governo do estado.

Como já citamos e como diria o Capitão Nascimento: o “sistema” é ..........., livre pra você completar! 

Turismo no Mocoroca

 
O prefeito Chico Gomes (DEM) começa a por em prática mais uma das suas promessas de campanha. Com o apoio do Ministério do Turismo, que tem a frente o maranhense Gastão Vieira, o gestor pretende transformar Viana em um dos roteiros turísticos do Maranhão, aproveitando principalmente as belezas naturais da cidade dos lagos.

No último sábado, Gomes pegou uma “lanchinha popopó” - dessas tradicionais da Baixada – e, junto com assessores, se mandou rumo ao famoso Morro do Mocoroca, um dos principais cartões postais de Viana. Ali, a prefeitura pretende implantar alguns monumentos religiosos, com forte impacto visual, que vão transformar o local em roteiro turístico religioso, organizado e de bastante retorno institucional e comercial para a cidade. É aguardar pra ver! 

Zona Rural 

Outro compromisso de campanha de Chico Gomes, que é bastante ligado a área rural, é a valorização dos povoados da Zona Rural. Recentemente o prefeito assinou convênios com o governo do estado, para a construção de estradas vicinais, pontes de concreto entre outros benefícios. O gestor reuniu no último dia 14 de janeiro com várias lideranças no Povoado Melhora e adjacências e, como o próprio nome sugere, anunciou uma série de medidas que vão fazer do lugar uma espécie de entreposto, com escolas equipadas, do ensino básico ao fundamental, posto de saúde, posto de documentos, auxílio técnico aos agricultores, distribuição de semente, entre outros. É a presença do poder público municipal, levando mais qualidade de vida para quem mais precisa. 

Segurança

Oficiais da PM com o prefeito chico Gomes - foto Mário mix
Não teve jeito. A população protestou, mas o governo estadual usou o rolo compressor e substituiu mesmo o Major Ferreira da 13ª Companhia Independente de Viana, pelo Major Erivelton, que já foi empossado pelo comando da PM em São Luís, e até recebido na prefeitura de Viana pelo prefeito Chico Gomes, em visita de cortesia e convite para a troca de posto.

Alguns especialistas ouvidos pelo Blog, porém, afirmam que a saída do Major Ferreira, que prestou excelentes serviços em Viana, se deve ao tempo de serviço, e que agora deve alçar novos vôos para outras plagas: que não teve o dedo do senador João Alberto, nem do deputado Roberto Costa, nem a comemoração de Rilva Luis, Magrado Barros, etc...

Então tá! 

De volta ao ofício 

O ex-vereador e empresário Ismael Abreu, um dos edis de proa do ex-prefeito Rilva Luis, assimilou o golpe pela não reeleição e já voltou a fazer aquilo que tanto gosta: política. Abreu tem participado ativamente da administração de Chico Gomes, não como assessor político, mas como participante de atos políticos ou eventos pertinentes e que promovam benefícios para as comunidades vianenses. Em bom politiquês, Ismael anda cantando no terreiro de Chico Gomes e, constantemente é visto em um pé-de-ouvido com o prefeito ou outro assessor graúdo da prefeitura. Ele está de volta, e agora não quer nem saber mais de tatu-peba.


Os grandes bailes

Divulgaçãp
O Baile de Máscaras e o Baile da Fantasias são os dois grandes eventos carnavalescos que antecedem a folia em Viana. O Baile de máscaras acontece neste sábado, Sábado (08) de fevereiro às 22:00 horas no Bar e Restaurante Ilha Sports. As camisas podem ser reservadas pelos telefones 98-87286366 e 81662945. Já o Baile de Fantasia, que sempre lota as dependências do Grêmio cultural, está marcado para o próximo sábado, 16/02 e promete agitar os foliões com muitas fantasias, belas, românticas, estilosas e bizarras. Eu te conheço carnaval!!! 

Confraternização do SINTSEP 

Sucesso total a Festa de Confraternização organizada por Cleinaldo (BIL) Lopes, no Cunacu’s eventos, em Viana, no último sábado, 1 de fevereiro. O Rei do Bolero, Walfredo Jair, matou a saudade dos vianenses com a sua bela voz, cantando inúmeros sucessos para todas as idades. Em seguida, o grupo Amigos do Samba, botou todo mundo pra sacolejar com os maiores sucessos do momento. Com cerveja free, além de um delicioso Buffet, Bil mais uma vez marcou pontos com os seus inúmeros amigos, servidores públicos estaduais e conterrâneos.

 Diálogo com a juventude

Foto Mário Mix
A prefeitura de Viana reuniu a juventude vianense para um proveitoso debate sobre o futuro, educação, usos de drogas, mercado de trabalho e novas oportunidades. O evento aconteceu nesta sexta-feira (7/02) no Grêmio Cultural e contou com a presença do prefeito Chico Gomes, secretários, vereadores e a classe estudantil. 

Paisagens vianenses


O inverno finalmente chegou; a paisagem mudou na região dos lagos, capins, aguapés, matas nativas, peixes na piracema. A festa da natureza salta aos olhos. A vida brota da terra, os pássaros migram, os animais têm mais pasto. 

Em breve, passeios de canoas, de lanchas, jet ski, alegria. O majestoso lago de Viana começa a mostrar suas belezas. É a baixada em festa. 

Carnaval em Viana 

O secretário de finanças, Augustus Gomes, está negociando bandas de peso para o carnaval de Viana. A idéia é fazer um carnaval mais enxuto, com mais qualidade e menos quantidade. Mas, sem perder a essência, teremos bandas musicais nas praças, blocos, bandas e muita animação, nas ruas, no Parque Dilú Melo e no corredor da folia, na Av. Luis de Almeida Couto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nota geográfica ...
Caro vianense, só lembrando que nós no estado do Maranhão não temos inverno.Só temos uma estação definida, Verão Chuvoso e não chuvoso, ou seja, está iniciando o período chuvoso.

Luiz Antonio Morais disse...

Ok, mas isso é mera formalidade. Os maranhenses, em especial os baixadeiros, por cultura, entendem esse período como "inverno" - sem querer discutir o fator científico. O importante são as belezas naturais, que explodem durante esse período chuvoso.
Grato pela participação. Sds,