segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Chuvas serão mais frequentes nos próximos meses, diz meteorologia


As chuvas deverão ser mais frequentes e mais intensas nos próximos meses, segundo o Laboratório de Meteorologia (LabMet) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Dados da instituição mostram que o índice pluviométrico de janeiro já aumentou 142% em relação ao mesmo período no ano passado, em São Luís.

De acordo com o chefe do LabMet, Gunter de Azevedo Reschke, o principal causador das chuvas no estado seria a Zona de Convergência Intertropical, que caracteriza a chegada das chuvas, principalmente no norte do Maranhão. Nos últimos anos, a Zona de Convergência estava atuando em cima da Linha do Equador, ocasionando poucas chuvas no estado. Este ano, a estimativa é de que o volume de chuvas aumente significativamente por causa da atual localização da zona.

“Por isso que em 2012 e 2013, principalmente no norte, as chuvas ficaram muito abaixo da média. No ano de 2012, em São Luís, as chuvas não atingiram o esperado em nenhum dos meses. Somente 57% do esperado de chuvas caíram”, comentou Reschke.

Conforme o Núcleo de Meteorologia, este mês já registrou, até quinta-feira (6), 6, 42 milímetros de precipitações, índice pluviométrico considerado satisfatório para os primeiros dias do mês. Segundo Reschke, a tendência é de que as chuvas se intensifiquem nos próximos meses, principalmente até maio.

Apesar do grande volume de chuvas de fevereiro a maio, é normal a ocorrência de estiagem em alguns períodos. Conforme o Laboratório de Meteorologia da Uema, a sensação de calor forte também deve aumentar.

“Até pelo avanço das edificações e do crescimento urbano, é difícil não sentir calor. A sombra de uma árvore é bem melhor do que a sombra de um edifício. Essa sensação de calor só deve aumentar com o tempo. A sensação térmica é muito maior no meio urbano”, finalizou o chefe do LabMet.

Do G1

Nenhum comentário: