sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Marina Silva na política real




O crescimento vertiginoso da candidatura de Marina Silva (PSB) precisa ser analisado com frieza e sem devaneios.

Se ganhar a eleição, ela terá de negociar a governabilidade com todos os partidos.

A suposta pureza da candidata, cheia de exigências e outros quetais, vai esbarrar no pragmatismo do Congresso Nacional - um antro de lobistas e grupos corporativos, fora as quadrilhas organizadas que dominam os negócios na política.

Para a maioria do parlamento brasileiro, esse papo furado de "nova política" pregado por Marina não serve para nada.

Marina é do PSB, um partido igual a qualquer outro. Basta ver que no Maranhão o socialismo é feito de Ribamar Alves, Roberto Rocha e José Reinaldo Tavares. Sem comentários.

Embora haja um tom messiânico e heróico em torno da sua candidatura, Marina vai conviver com a fome de cargos do PMDB, a herança do PT, o agronegócio do PSDB/DEM e o oportunismo de várias outras legendas.

Uma coisa é promessa de campanha; outra, o dia-a-dia das negociações. No balcão do Congresso, Marina tem poucas chances de praticar a "nova política" que vem prometendo e ninguém sabe direito o que é.

Na política real, Marina será um Lula de vestido e cabelo amarrado. E com a bíblia na mão. 

5 comentários:

Unknown disse...

Com esse pensamento Rilva Luis e a máquina pública e todo seu grupo não teriam saído do poder meu amigo Luis, o Brasil tem jeito. Vamos tentar muda-lo...

Luiz Antonio Morais disse...

Pois é meu amigo. Antes de tudo, esse pensamento é do professor, doutorando em comunicação, Ed. Wilson Araújo, um dos melhores escribas do Maranhão, no momento. Da minha parte, não acredito numa mudança de paradigma ou desse desastre administrativo do Brasil, somente com frases de efeito. É preciso um choque de gestão e, tenho minhas dúvidas se Marina tem pulso e peito para tal. A situação é muito complexa. Veja o caso de Viana. Está passando por um choque de gestão, mas o remédio é muito amargo. Dói em todos. Somente a médio ou longo prazo teremos a certeza de que valeu a pena. Torço pelo Brasil e muito mais pela nossa Viana. Grato pela participação. Abraço.

Unknown disse...

Acredito que sim, ela teve pulso para chegar a ser senadora em um estado tão sofrível e alienado quanto ao nosso, e sabe na pele o que é sofrer por ausência de direitos básicos como a própria educação, não esqueça que ela foi alfabetizada somente aos 16 anos. Eu prefiro alguém assim, com essa história de luta e vontade de fazer algo diferente. Bem melhor do que manter 40 ministérios para manter essa governabilidade citada, ou até estabular acordos políticos com os Srs. Sarney, Collor, Renan Calheiros etc, essa suposta governabilidade acaba com nosso país.

Luiz Antonio Morais disse...

Ok, mas está para nascer um governante brasileiro que se livre dessa praga, "o pragmatismo", onde tudo é negociado nas sombras. E Marina ou outro qualquer estão na mesma direção, seja lá quem for o vencedor. Neste momento "sinto medo" e "temor" pelo futuro do Brasil. E nem me fale agora em "ideologia".O vil metal, os interesses corporativos sempre ditam as regras. Saramago já disse" Mudam os governos, mas o poder nunca muda, pois o poder é o capitalismo". E lá vamos nós, outra vez...Em nome do pai, do filho .... rsrsr

Unknown disse...

hahahahaha, nessas horas só o que conforta é a crença na justiça divina. Somente isso... para essas pessoas que carregam milhares de almas nas costas, o inferno é logo ali.