sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Em manhã de autógrafo, Lourival Serejo apresenta Novos Diálogos do Direito da Família




Lourival Serejo e a presidente do TJMA, desembargadora Cleonice Freire
(Foto: Ribamar Pinheiro)
Em manhã de autógrafos, que reuniu magistrados, amigos, leitores e familiares, na Livraria do Advogado (Fórum de São Luís), o desembargador, Lourival Serejo (TJMA) apresentou, nesta sexta-feira (26), “Novos diálogos do Direito da Família” – sua mais recente obra.

No livro, Serejo analisa de forma crítica o concubinato, direito dos avós, parentesco socioafetivo, alimentos, investigação de paternidade, refletindo sobre a evolução da sociedade, os sentimentos humanos, a alteridade e a nova face das relações familiares.

A publicação traz a íntegra de acórdão lavrado pelo magistrado, em decisão inédita da Justiça do Maranhão, reconhecendo como união estável um relacionamento paralelo ao casamento, com repercussão em todo o país. Na última parte da obra, estão crônicas publicadas pelo autor que refletem as atualidades e o cotidiano a respeito das famílias, em variadas modalidades, e até mesmo no campo literário.

“Além de divulgar o Direito de Família, quero avaliar os desafios que nós, como julgadores, enfrentamos diante das inovações que essa área do direito nos apresenta. É uma resposta aos anseios da sociedade sobre um tema que evolui cada vez mais”, descreveu Serejo, que também é membro da Academia Maranhense de Letras e do (IBDFAM/MA).

A presidente do TJMA, desembargadora Cleonice Freire, prestigiou o colega e disse que o livro faz uma compilação de elementos esclarecedores sobre Direito de Família. “É um livro realmente enriquecedor. Nele, doutrina, direito de família concreto e crônicas da família contemporânea se interrelacionam com clareza”, avaliou.

Para o desembargador Cleones Cunha, o sucesso da produção literária de Lourival Serejo é explicado por ser o autor “um homem de família exemplar”. “Dessa harmonia familiar é gerada toda a atividade, tanto judicial, como literária dele”, comparou.

Também estavam presentes na manhã de autógrafos, os desembargadores Nelma Sarney (corregedora-geral da Justiça), Kléber Carvalho e Angela Salazar, além de advogados, assessores e servidores do Judiciário.

Lourival Serejo é autor de: “Contribuições ao estudo do Direito”; “Direito Constitucional da Família”; “Provas ilícitas no Direito de Família”; “A família partida ao meio”; “Formação do Juiz: anotações de uma experiência” e “Comentários ao Código de Ética da Magistratura Nacional”.


Assessoria de Comunicação do TJMA
 

Um comentário:

Stelio C. Castelo Branco disse...

Parabéns nobre Desembargador Lourival Serejo de Sousa, homem de grandes virtudes, ótimo filho, grande pai e acima de tudo, um grande julgador no TJ/Maranhão.É com orgulho que desfruto de sua amizade como vianense, ex-companheiro (se assim me permite Exa.) de nossos tempos de colégio tanto em Viana como em São Luis. O Maranhão está de parabéns por possuir um Desembargador com suas qualidades. Um abraço