quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Viana sedia 3ª reunião técnica do polo Campos e Lagos Floridos

Viana - Com o objetivo de discutir as metas estabelecidas no Plano Estratégico do Planejamento Turístico do polo Lagos e Campos Floridos, foi realizado no último dia 18 de outubro, no auditório da Casa Linda, centro, Viana, a 3ª reunião técnica. O próximo encontro será no município de Cajari, marcado para o dia 22 de novembro. 

O evento contou com a participação da Secretaria de Turismo do Estado (SETUR), através do seu secretário adjunto Carlos Martins, da coordenadora da regionalização Sandra Miranda (palestrante) e da interlocutora Rosângela Macedo, dos secretários Municipais de Viana Geraldo Costa (Turismo), Nice Costa (Administração), Jarbas Bezerra (Pesca), Chico Serra (Controladoria), técnicos, empresários, assessores e representantes de oito dos 14 municípios que fazem parte do referido polo. Joel Dourado, prefeito de Cajari foi o único gestor presente no evento. O município de Bacurituba, que ainda não faz parte do polo se fez presente. 


Com o tema “Formalização da Instância de Governança do Polo”, a palestrante Sandra falou da importância da união dos municípios e que o apoio dos gestores municipais é fundamental para que a implantação do polo seja exitosa. “O polo Lagos e Campos Floridos é o maior do Estado do Maranhão e isso é um fator positivo para que todos nós façamos um grande esforço em torno desse sonho que é fazer da Baixada um dos polos turísticos mais visitados do Maranhão”. Ela disse ainda que “os municípios faltosos podem perder espaço no processo de implantação do projeto”, completou. Para Geraldo Costa, secretário municipal de Turismo, a cidade de Viana tem dado uma grande contribuição para a implantação desse importante projeto. “Como mãe das cidades da Baixada, Viana tem um papel fundamental nesse processo de implantação do polo Lagos e Campos Floridos. Não iremos nos omitir dessa responsabilidade que é de todos nós baixadeiros. O prefeito Chico Gomes tem nos dado todas as condições para que possamos estar sempre presente nas reuniões e eventos que estão viabilizando o turismo em Viana e em toda a Baixada”, completou o secretário. 

MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM O POLO – Lago Verde, Conceição do Lago Açu, Arari, Vitória do Mearim, Cajari, Santa Inês, Pindaré, Monção, Viana, Penalva, Pedro do Rosário, Matinha, São Vicente Férrer e São Bento. 

CARACTERÍSTICAS DO POLO – A região reúne campos naturais, cerrados, babaçuais, lagoas rios, estuários, manguezais e uma cultura toda particular. Nesse polo, acontece também o fenômeno da pororoca do Rio Mearim (Arari), onde é realizada a etapa do Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca, atraindo participantes do esporte de todo o Brasil. O lago-Açu, segundo maior lago de água doce da América do Sul, a mata amazônica de terra firme, preservada com trilhas, lagos e lagoas alimentadas por rios e igarapés que extravasam na época das chuvas inundando boa parte dos campos naturais e matas formando várzeas e igaós Mato-grossense. Em Penalva encontra-se a região do Formoso, com seus aterrados, lagos e rios, onde se destaca aos ilhas flutuantes, uma atração única, que foi destaque por duas vezes no Fantástico (Globo). A Baixada também se destaca pelos costumes tradicionais e gastronomia rica à base de peixe e frutas da região, e pelo povo alegre que se orgulha de sua maior manifestação cultural: o Bumba-meu-Boi Sotaque da Baixada ou Pindaré. ASCOM-PMV – texto e fotos: Marinildo Serejo

Nenhum comentário: