terça-feira, 11 de novembro de 2014

Crime de pistolagem cresce em São Luís



Há muito tempo o crime de pistolagem imperava no interior do Maranhão, notadamente em cidades como Imperatriz, Santa Inês, Santa Luzia do Tide e Bacabal.

Porém, nos últimos anos a morte por encomenda ganhou o rumo da capital do Estado. São Luís passou o ocupar o ranking das cidades do Maranhão com maior número de crimes por execução.

Dos quase mil crimes cometidos somente este ano, quando ainda não findou, cerca de 40% por encomenda e a maior parte na capital.

Geralmente são cometidos por pistoleiros, a exemplo do assassinato do jornalista Décio Sá, de prefeitos e vereadores, além de advogados.

Nesta terça-feira (11), mais um crime de pistolagem foi cometido agora à tarde em São Luís. A vítima, à princípio identificada como Manoel de Jesus Martins Rodrigues  de 49 anos de idade, foi executada com seis tiros em frente à Igreja São Paulo Apostolo, no bairro Renascença,em São Luís.

Mas, foi confirmado pela polícia que os documentos que ele portava eram falsos e que o verdadeiro nome da vítima era Nélio Gomes, e se trata de um ex-presidiário.

De acordo com informações de populares, Nélio havia chegado ao local em um Honda Civic com placa de São Bento. Momentos depois, homens que estavam dentro de um carro preto o alvejaram.

A vítima já estava sendo seguida e de acordo com outras informações teria ocorrido uma discussão na porta da igreja antes dos disparos.

O veículo da vítima já foi periciado e o Instituto Médico Legal esteve no local para remover o corpo.

O crime por encomenda ou execução planejada como é denominado pela Polícia, cresceu muito na capital na disputa por espaços de poder entre gangues ou facções como a do Bonde dos 40 e a PCM.

Mas grande parte das mortes vem sendo comandada de dentro dos presídios. O sistema de Segurança Pública tem se mostrado impotente para coibir as ações criminosas.

Blog do Luis Cardoso

Nenhum comentário: