quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Prefeito Chico Gomes pretigia formatura dos alunos do Darcy Ribeiro, em Viana


Viana - No dia 18 de novembro a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou a colação de Grau de 153 acadêmicos do Programa Darcy Ribeiro do Polo de Viana. A outorga foi concedida pelo Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra, que no ato representou o Reitor da UEMA, José Augusto Silva Oliveira.

Estiveram presentes na cerimônia a Coordenadora Acadêmica do Darcy Ribeiro, Ligia Almeida Pereira, representando a Coordenadora Geral do Programa, Andrea Azevedo Cutrim, o prefeito de Viana, Chico Gomes, o secretário de Educação do município, Oliveira Junior, a Coordenadora do Polo de Viana, Sheila de Jesus Moraes do Santos, além de familiares e amigos dos concludentes.
Oliveira Júnior, sec. Educação e Chico Gomes, prefeito de Viana prestigiaram a solenidade
Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Porfírio Candanedo Guerra, o papel primordial da universidade é ser vanguarda do desenvolvimento, e a Universidade Estadual do Maranhão consciente desse papel cumpre também sua função social e política ao entregar para a sociedade novos profissionais da educação.

“Com esta solenidade, estamos dotando o Estado do Maranhão de profissionais os quais compete atuar profissionalmente no campo da educação, trazendo contribuições para construção do conhecimento do aluno no campo da Biologia, Física, História, Letras, Matemática e Química. Profissionais com a responsabilidade de intervir nos problemas educacionais e situações mais prevalentes e capazes de atuar com responsabilidade social e compromisso com a cidadania em nosso estado”, afirmou Porfírio.

O concludente Alekson Junior Gomes Morais foi o orador escolhido para falar em nome dos licenciados em Ciências (Biologia, Física, Química e Matemática), História e Letras. Alekson Junior falou sobre a trajetória acadêmica e agradeceu à todos que ajudaram a concluir o Alekson falou ainda sobre a escolha pela profissão de docente. “A nossa cidade precisa do nosso trabalho porque trabalharemos a favor da escola pública democrática, comprometida com o ensino de qualidade; precisam de nós para garantir a formação de crianças, adolescentes, jovens; o nosso país precisa de nós porque, assim como vencemos, poderemos tornar nossos alunos vencedores e tornar a escola melhor” afirmou o concluinte.

O formando Gilson Carlos Ferreira Serrão foi o juramentista da noite e a paraninfa escolhida para representar os demais foi a professora Michelle Christina Emiliano.

A Coordenadora Acadêmica do Darcy Ribeiro, Ligia Almeida Pereira falou sobre a trajetória do Programa, desde a sua implantação até a formatura nos primeiros Polos. Ligia Almeida também ressaltou o valor dos professores para a sociedade. “Ser educador, ser educadora, além de uma honra é uma missão. Vocês transformaram suas vidas para fazer dela o oficio de transformar as vidas até vocês, cheias de curiosidade e inexatidão, entre sonho e a desistência. É onde entra a potência do educador, que já passou por tudo isso e aprendeu a ensinar o caminho”, concluiu. (Ascom - Viana)

Nenhum comentário: