quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Viana - Dia de Campo de Agricultura Familiar - PRONATEC‏



Viana - Em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia o Campus Viana realizou o Dia de Campo, na manhã do dia 17 de outubro, com atividades relacionadas à prática agroecológica em uma propriedade rural. As propostas das atividades foram em função da escolha de 2014 pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Durante o evento alunos do curso de Agricultura Familiar do Pronatec levaram conhecimento sobre horticultura para alunos da zona rural da rede municipal de ensino de Viana. Na ocasião, os alunos puderam conhecer as técnicas usadas na propriedade e adquirir conhecimentos sobre a preparação de canteiros, espaçamento de plantio, transplantio e plantio de mudas.
Além das atividades práticas, houve uma roda de leitura reflexiva com as crianças realizada pela diretora de Ensino, Ana Cláudia Caminha, a partir do seu artigo publicado em setembro na revista Ciência Hoje das Crianças, com o título “Você sabia que 2014 é o ano internacional da agricultura familiar?”. Segundo Ana Cláudia, a atividade chama a atenção para o importante papel da agricultura familiar na erradicação da pobreza, da fome, da preservação dos recursos naturais, além da necessidade de valorização do homem do campo.

“Nesta semana de ciência e tecnologia pudemos abrir espaços para contatos com a comunidade e proporcionar a propagação de conhecimentos. Os alunos do município, hoje aqui presentes, em sua maioria são filhos de produtor rural e já ajudam a família nessa atividade, logo serão potenciais multiplicadores do conhecimento adquiridos com os nossos alunos do Pronatec”, disse o diretor geral do Campus Viana, Fábio Lustosa.

No encerramento, Antônio José Garcia Machado e José Salvador Costa - alunos do Pronatec e produtores rurais - relataram suas experiências aos presentes, citando êxitos e dificuldades encontradas na agricultura familiar, além de ressaltarem a importância da implantação do campus na qualificação de profissionais e no desenvolvimento da região.

Fonte: IFMA-CAMPUS VIANA

Nenhum comentário: