quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Educação vianense – realidade das escolas traduz o novo momento de progresso do município

Viana – Há dois anos, quando recebeu a administração vianense zerada em todos os quesitos, o prefeito Chico Gomes (DEM) já estava determinado a estabelecer um arrojado plano de recuperação dos principais eixos que, ainda, permitem que a Cidade dos Lagos figure entre as mais pobres do Estado.


Chico Gomes e Oliveira Júnior - Experiência e juventude em sintonia pelo progresso de Viana
Entre eles, a educação vem se destacando em grande velocidade, e os avanços já devem ser lançados na próxima averiguação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o que deve elevar o nível educação vianense a patamares aceitáveis e que atendam às exigências dos melhores padrões de ensino no Brasil.“Não é somente essa reforma física que estamos implantando. Por determinação do prefeito Chico Gomes – que nos confiou essa missão –, estamos investindo pesado na qualificação e formação continuada dos professores, pois queremos elevar a qualidade do ensino vianense a níveis nunca vistos em Viana, com dignidade e respeito”, declarou o novo secretário de Educação do município, Oliveira Júnior.








A constatação foi feita in loco pela nossa reportagem, que, a convite do secretário Oliveira Júnior, acompanhado do chefe de Gabinete, Geraldo Costa, visitou três importantes escolas inseridas no plano de reforma da prefeitura: Nossa Senhora da Conceição; Faraíldes Campelo da Silva e Antônio da Rocha Barros.



As reformas dessas unidades estão em fase final, mas os pais e visitantes já podem notar o orgulho e alegria dos diretores, professores, servidores e, principalmente, dos alunos pelas mudanças físicas e estruturais das escolas.

Nessa visita surpresa, Oliveira Júnior fez questão de abrir inúmeras portas das salas de aula e, para nossa surpresa, estavam todas climatizadas, paredes pintadas, banheiros novos e adaptados para alunos especiais; mesas e cadeiras novas para alunos e professores; laboratórios de Informática; cozinhas modernas, bebedouros; locais adaptados para servir uma merenda escolar de qualidade e nutritiva.
Professor José Antonio conversa co Oliveira Júnior, observados por Geraldo Costa
“Mudamos da água para o vinho”, disse sorridente o professor José Antônio, ao ser questionado se estava melhor as condições de ensino. Sentados, calmos e atentos, os alunos faziam sinal de positivo atendendo a nossa pergunta se o clima estava bom para estudar.
Oliveira ouve explicações da diretora do Faraíldes Campelo, Joana D'Arc
“Melhorou e melhorou muito”, afirmou a diretora do Faraíldes Campelo da Silva, Joana D’Arc, a Dadá, que nos apresentou todas as instalações da escola, cujas salas se apresentam decoradas com elementos educativos, deixando os ambientes mais leves e descontraídos para aprendizado e para a prática do ensino.
 


Uema e UFMA 

No próximo ano, a comunidade estudantil vianense já contará com a atuação da Uema, por meio do e-ETC, para cursos profissionalizantes semipresenciais, cujo contrato será assinado no dia 28 deste. Após essa adesão institucional com a Uema, a prefeitura de Viana também atrairá o Núcleo de Ensino a Distância (Nead UFMA), que deverá atender a uma significativa demanda, tanto de Viana, assim como de cidades vizinhas, como Cajari, Penalva, Matinha, entre outras. 
Reunião na prefeitura e visita com diretora e coordenadores do Nead UFMA
Para isso, as salas de aula já estão sendo ambientadas com equipamentos e laboratórios, nas dependências da Escola Faraíldes Campelo da Silva. No início deste mês, a diretora Wilma Santos e coordenadores do Nead já visitaram as instalações, acompanhados pelo secretário Oliveira Júnior e o chefe de Gabinete, Geraldo Costa, onde aprovaram e tecerem elogios ao local. “Fiquei muito surpresa com o que vi aqui; conheço outros municípios e não me lembro de ter visitado escolas assim com uma estrutura muito boa”, frisou Santos. 

Desempenho 

Na Escola N. Sra. da Conceição, também toda reformada e climatizada, o aluno Pablo, de jaleco branco, mostrou destreza e inteligência ao explanar uma instalação na sala de aula –a princípio pitoresca e inusitada–, sobre os aspectos religiosos e culturais da umbanda no território vianense. 
Aluno Pablo explica a instalação sobre pesquisa sobre a Umbanda
Secretário Oliveira com professores e alunos
O ato mostra que o novo ensino vianense procura, também, pesquisar e mostrar, em sala de aula, toda a diversidade dos aspectos históricos, culturais, ambientais e econômicos de nossa região. 

Feira científica

Na quarta-feira (17), Oliveira Júnior e a comissão organizadora da Semed já estavam coordenando a II Mostra Científica e Cultural de Viana, realizada no Parque Dilú Melo, com a participação efetiva da comunidade estudantil do município (alunos, pais e professores) e com várias apresentações culturais, além do encerramento da segunda edição do Projeto Soletrando.

Futuro 

Da nova geração de políticos vianenses, o advogado, vice-prefeito de Viana e, agora, secretário da Semed, Oliveira Júnior, no vigor da sua juventude, tem mostrado afinidade com o experiente Chico Gomes, na missão de resgatar a autoestima do povo vianense, duramente fustigado por administrações que não tiveram visão de futuro, tampouco atentaram para a explosão demográfica do município, hoje carente de recursos e investimentos em todas as áreas.



Para Oliveira, investir com respeito e responsabilidade na educação já se configura num importante compromisso, cujos resultados devem se refletir na conscientização da nova geração vianense, herdeira de uma cidade histórica, com significativos recursos naturais e que merece voltar a viver seus anos de glória como cidade-polo da Baixada Maranhense. “Temos hoje, no município, 100 escolas incluindo creches, além das demais do ensino fundamental, espalhadas na Sede e na Zona Rural. Queremos levar essa qualidade das instalações e do ensino para todas elas, pois essa é uma vontade e determinação do prefeito Chico Gomes”, concluiu Oliveira.

Formação continuada dos profissionais da educação municipal virou rotina em Viana
Saiba mais 

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os Estados e o país, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. 

(Fonte: Ministério da Educação)

Nenhum comentário: