quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Em anúncio histórico, EUA e Cuba dizem que vão reatar as relações após 53 anos


Da FolhaOnline

Fim do embargo americano à ilha depende, contudo, de voto no Congresso; Barack Obama fala em 'fracasso do isolamento', afirma que 'todos somos americanos' e que reaproximação vai 'ajudar o povo cubano'; Raúl Castro diz que decisão merece 'respeito do povo'. O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira (17) o fim da "abordagem antiquada" dos EUA em relação a Cuba, afirmando que ela fracassou em avançar os interesses americanos.



Presidente Barack Obama anuncia mudança histórica da política dos EUA em relação a Cuba
O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira (17) o fim da "abordagem antiquada" dos EUA em relação a Cuba, afirmando que ela fracassou em avançar os interesses americanos.

Em seu anúncio, Obama afirmou que os EUA e Cuba concordaram em restabelecer relações diplomáticas, rompidas em 1961, e abrir vínculos econômicos e de viagem —uma mudança histórica na política dos EUA que tem o objetivo de pôr fim a meio século de animosidade da Guerra Fria. 

"Poremos fim a uma abordagem antiquada que, por décadas, fracassou em avançar nossos interesses, e começaremos, em vez disso, a normalizar as relações entre os dois países", anunciou o líder americano em um discurso televisionado da Casa Branca.

O acordo "iniciará um novo capítulo entre as nações das Américas" e deixará para trás uma "política rígida que é enraizada em eventos que aconteceram muito antes de nós termos nascido". Leia mais AQUI.

Nenhum comentário: