terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Dois são presos suspeitos de tráfico de animais no sul do Maranhão

Pai e filho foram flagrados vendendo 17 pássaros na BR-230. Segundo a polícia, curiós e canários eram vendidos por R$ 3 mil cada.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante


Lei proíbe exposição e venda de animais em vitrines e gaiolas
Dois homens foram presos nessa segunda-feira (19) suspeitos de praticar tráfico de animais silvestres em São Raimundo das Mangabeiras, no sul do Maranhão.

Segundo a polícia, os dois, que são pai e filho, foram flagrados vendendo 17 pássaros às margens da BR-230, que faz parte da rota do tráfico de animais silvestres.  

A polícia afirma que há grupos criminosos organizados e especializados no tráfico de animais silvestres na região sul do estado, por causa da proximidade com o Parque de Reserva Ambiental do Mirador, o que facilita a captura dos animais.

Os pássaros são curiós e canários que estavam sendo mantidos em gaiolas. O valor de venda dos animais é R$ 3 mil cada um. "Eles conhecem o valor econômico, sabem o valor que esses pássaros podem ser revendidos e a gente busca evitar justamente por isso, dada a proximidade de um parque nacional, de uma área de reserva, a facilidade de tirar as espécies de seu habitat natural para revendê-las", explica o delegado regional Eduardo Galvão. 

Os animais foram encaminhados ao posto do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) em Balsas. De cada dez pássaros, nove morrem antes de chegar ao destino final. O instituto afirma que todos serão devolvidos ao habitat natural.

Nenhum comentário: