quinta-feira, 19 de março de 2015

Tapando buracos do “tatu”


Na administração passada tudo era permitido. Fazer empréstimo consignado na Caixa era mais fácil do que virar “pescador” no Sindicato de Viana. 

Tinha secretário que fazia até cinco empréstimos com contracheques falsos e forrava o bolso. Toda semana encomendava cerca de 20 quilos de camarão branco, graúdo, de Cururupu ou Guimarães; pescada amarela da água salgada e da melhor qualidade, parecia piaba na casa do dito cujo. 

Um verdadeiro dolce far niente, com convidados de honra!

O problema é que o ex-gestor descontava o repasse dos servidores, mas não pagava a Caixa. Resultado: um rombo de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) caiu no colo do atual prefeito, Chico Gomes. Era mais um esqueleto guardado no armário do velho casarão da Praça Ozimo de Carvalho, herança da gestão passada que precisava ser enterrado e com missa de sétimo dia para a alma descansar em paz.

O  quiprocó com o papagaio foi para na Justiça e, cadastros de todos os servidores que se utilizaram dessa facilidade de obter empréstimos foram parar no Serasa e no SPC, ou seja, ficou todo mundo com o nome sujo na praça.

No entanto, o prefeito Chico Gomes foi benevolente com a situação ao negociar o débito dos servidores efetivos, em comum acordo com o Sindicato dos Professores, e solicitar também a retirada dos cadastros de todos os (efetivos) “enrolados” na lista suja.

E, para melhorar ainda mais, todos os servidores efetivos concursados poderão fazer novos empréstimos consignados com o aval da prefeitura.

Quanto aos contratados que ainda se encontram com problemas de restrição junto ao banco, podem se dirigir a agencia da Caixa em Viana, na Av. Luis de Almeida Couto que, segundo informa a gerência do banco, poderão renegociar seu débitos com vantagens e assim limpar o nome na praça.

E assim Viana vai ficando cada vez mais “Ficha Limpa”, para obter convênios e benefícios federais e estaduais.

E tomara que a Justiça tenha a mesma celeridade para julgar, punir e condenar aqueles que dilapidaram o erário do servidor público municipal.

Nenhum comentário: