quarta-feira, 29 de abril de 2015

SMDH divulga estudo sobre extermínio da juventude negra no Maranhão



A criação da CPI da Morte e Desaparecimento de Jovens Negros, na Câmara dos Deputados, colocou mais uma vez em evidência uma questão premente para os movimentos sociais e de direitos humanos no país: o genocídio e extermínio de jovens negros e pobres, moradores das periferias das grandes cidades brasileiras.

Tal situação, gravíssima, tem gerado um sem número de denúncias, além de ampla mobilização social em defesa da vida, como o lançamento da campanha “Jovem Negro Vivo” (Anistia Internacional), a realização das Marchas da Periferia (em São Luís e outras cidades), a articulação da Rede Maranhense de Justiça Juvenil e Fórum DCA, e, mais recentemente, a campanha de enfrentamento e combate da violência e extermínio da juventude negra (SEEJUV-MA).

Nessa linha de ação, a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) lançou, em dezembro de 2014, a revista Catirina, com um vasto dossiê sobre as diferentes modalidades de violência praticadas no Maranhão, com artigo específico sobre a temática (do advogado Igor Almeida), abordada ainda em outros artigos. [A revista está disponível para download gratuito no site: https://smdhvida.wordpress.com/catirina/ ].

Em 2015, a SMDH está desenvolvendo o projeto “Monitoramento da realização de Direitos Humanos no Maranhão: construção do Informe da sociedade civil”, em parceria com pesquisadores e organizações sociais, com o acompanhamento das mortes violentas, bem como da violência e letalidade policial e no sistema prisional. Os dados iniciais da pesquisa (relativos aos 100 primeiros dias de governo) já se encontram à disposição no site https://smdhvida.wordpress.com/violencia-e-letalidade-policial-nomaranhao/."

Leia nota técnica da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) sobre o tema. (Blog do Ed Wilson).

Nenhum comentário: