quinta-feira, 7 de maio de 2015

Obras de duplicação da BR-135 estão quase paradas



Dnit diz que obra não parou, mas que ficou lenta por conta das chuvas. Obra está prevista para ser entregue setembro deste ano.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante
As obras de duplicação da BR-135 estão praticamente paradas no trecho entre o município de Bacabeira e São Luís. No canteiro, não é possível ver nenhuma máquina ou operário trabalhando e o mato está por toda parte.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a obra não parou, mas ficou lenta causa do período de chuvas desse ano. O atraso nas obras também se deve, segundo oDnit, porque o governo federal demorou para fechar o orçamento. O trecho de 28 km que estava previsto para ser entregue em setembro de 2014, teve o prazo adiado para setembro deste ano.

O valor inicial da obra, que começou em 2012, era de R$ 213 milhões de reais. Atualmente, a obra está orçada em R$ 394 milhões. Enquanto isso, os motoristas que passam pela BR-135 precisam pisar no freio porque a pista é estreita, perigosa e com muitos buracos. Com o período de chuvas tudo piora, e a pista vira uma armadilha para o motorista. Somente ano passado, houve 161 acidentes com 62 pessoas feridas e nove mortes.

Em nota enviada ao G1, o Dnit afirmou, ainda, que os serviços devem voltar ao normal no mês de maio, se as chuvas não voltarem a atrapalhar. Veja a nota na íntegra:

"As obras não estão paralisadas, estão apenas em ritmo mais lento devido ao período chuvoso, no qual intensas chuvas atingiram a região do 1º trecho da duplicação da BR 135 (entre Estiva e Bacabeira) provocando a redução dos serviços neste trecho.

Outro fator foi o atraso na aprovação do orçamento pela União para o exercício de 2015, uma vez que somente no final do mês de abril o orçamento foi aprovado.

A diretoria Geral do DNIT em Brasília está providenciando os empenhos para este mês de maio e assim que as condições climáticas permitirem os serviços voltarão as condições normais e serão concluídos.

Informamos, também, que a empresa não desmobilizou os equipamentos nem desmontou o canteiro de obras".

Nenhum comentário: