quinta-feira, 11 de junho de 2015

Fórum da Baixada cumpre agenda na Capitania dos Portos


Membros do Fórum da Baixada foram recebidos pelo comandante

Uma comitiva do Fórum em Defesa da Baixada esteve na manhã desta quarta-feira, 10, na Capitania dos Portos onde foi recebida pelo capitão Marcos Tadashi.

Os forenses foram para tratar sobre o funcionamento das embarcações que transportarem populares na região. Na semana passada, um naufrágio de uma canoa resultou no afogamento de quatro pessoas em um lago do município de Viana.

A reunião foi considerada positiva pelo integrante do fórum, senhor Felipe Ângelo.

Segundo ele, “o comandante Marcos Tadashi foi muito cordial com as questões colocadas pelo Fórum da Baixada no que diz respeito a maior fiscalização e disciplinamento do uso de embarcações enquanto transporte da população local, para evitar que tragédias como a ocorrida em Viana”.

O capitão Marcos Tadashi, por sua vez, fez as seguintes considerações:

- Realizamos audiências, reuniões ou “Dia de Instrução” nos municípios. Entretanto, não podemos radicalizar na aplicação rigorosa das leis e penalidades para causar um grave problema social nos municípios. Exemplificando: Como vamos interditar aquela lanchinha que transporta os alunos ou o pescador que vai ao seu ofício sem os devidos equipamentos?

- Nós somos responsáveis por todo o ordenamento costeiro, porém, com as nossas ações de reuniões e treinamentos nos municípios, cabe às autoridades e gestões locais criarem a retaguarda e operacionalização das ações de segurança.
O FDBM se manifestou em relação aos objetivos da reunião e na apresentação e de sua finalidade precípua.

Além da questão da segurança na mobilidade lacustre, fluvial ou mesmo aquaviária, foi abordada também a questão das cercas nos lagos, uma dos fatores que causam acidentes graves com as embarcações.

Ao final da reunião foram encaminhadas algumas orientações/sugestões resultantes da reunião produtiva entre o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense e Capitania dos Portos, entre elas:

- Audiência com o Ministério Público Federal para tratar da questão das cercas nos lagos;

- Articular para toda a região uma legislação comum para a fiscalização das margens;

- Solicitar e mobilizar as visitas da capitania aos municípios;

- Estabelecer parceria com a Capitania para que a realização das ações do “Dia de Instrução” conte com a participação do Fórum em Defesa da Baixada). Assessoria FDB

Nenhum comentário: