terça-feira, 16 de junho de 2015

Governo republicano: empresa que fez campanha para Edinho Lobão vence licitação da Secom



Flávio Dino ao tomar posse em 1º de fevereiro
Blog do Raimundo Garrone

Ao tomar posse no dia 1º de janeiro, o governador Flávio Dino disse que estava instaurando a República no Maranhão.

Nesta segunda-feira ao ser divulgado o resultado da licitação para escolha dos  responsáveis pela publicidade do seu governo, ficou mais do que comprovado  que o Maranhão realmente  não é mais o mesmo do regime Sarney, quando somente as empresas amigas eram beneficiadas com os contratos  públicos.

As agências vencedoras – com uma leve exceção da Mallmann – foram beneficiadas com contratos milionários pelo governo Roseana.

A primeira colocada foi a Clara Comunicação, de Félix Alberto Lima, irmão do ex-secretário de comunicação dos governos Roseana e Lobão,  Antônio Carlos Lima, o Pipoca, e foi a empresa que participou da campanha de Edinho Lobão, marcada pela baixaria contra o então candidato Flávio Dino.

A segunda colocada foi a Mallmann Marketing, do publicitário Carlos Mallmann. 

A terceira foi a AB Propaganda, de Alex Brasil, amigo pessoal de Fernando Sarney e companheiro de bola no Narigão, que dividia o bolo publicitário do governo anterior com as graças do secretário de comunicação, Sérgio Macedo.

Historicamente as empresas que fazem a Comunicação de um governo são aquelas que também fizeram a campanha  do candidato eleito.

Não foi o caso que nesse governo, a Layoute que fez com competência a campanha de Flávio Dino ficou em quinto lugar, atrás ainda da paulista Euroforte.

A Comissão Central de Licitação abriu prazo de acordo com a lei de cinco dias para recursos, para depois serem assinados os contratos com as três primeiras classificadas.

Um governo republicano é acima dos desejos do governante  e propô-lo não é  apenas uma questão de discurso, mas a certeza de que não poderá impor sua vontade,  onde o público é definitivamente distinto do privado.

O resultado da licitação da Comunicação é simbólica, pois  não se trata apenas de uma prestação de serviço, mas a contratação de uma empresa que possua um alinhamento com as idéias e propostas de um governo, para que assim possa passar para a população o que realmente este representa.

Se você me perguntar se fiquei surpreso com o resultado, fiquei.

Mal costume de quem sempre conjugou  o poder público como  um direito exclusivo do grupo vencedor das eleições.

Aliás, é nessa perspectiva que muitos apoiam e fazem campanha para candidato A ou B.

Mas a República sempre nos surpreende e ensina.

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