quarta-feira, 10 de junho de 2015

Maranhão tem primeiro caso de Zika vírus confirmado em Gonçalves Dias


Secretaria estadual da Saúde confirmou o caso nesta terça-feira (9). Zika vírus também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Do G1 MA
Aedes aegypti, que transmite dengue e chikungunya, também pode transmitir o zika vírus

Foi confirmado nesta terça-feira (9) o primeiro caso de febre pelo vírus Zika no estado do Maranhão. Segundo a Secretaria estadual da Saúde, um paciente no município de Gonçalves Dias, localizado a 340 km de São Luís, testou positivo para a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Ainda de acordo com o órgão estadual, as análises dos exames foram realizadas pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará. No entanto, não informou o atual estado de saúde do paciente e se o mesmo teve histórico de viagem duas semanas antes do início dos sintomas.

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, no entanto minimizou a chegada da doença no Maranhão e disse que o Zica vírus é menos agressivo que a dengue. Porém, reafirmou a necessidade da prevenção para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também é o transmissor do vírus da Dengue e Chikungunya.

“A Zika é conhecida por apresentar evolução autolimitada, o que, potencialmente, a difere da Dengue, sendo menos agressiva. Os principais sintomas são febre baixa, olhos vermelhos, coceira, dores musculares e dor de cabeça”, disse.

Cuidados
Visitas técnicas têm sido realizadas nos municípios desde fevereiro deste ano, segundo a SES. Nas ações, os técnicos municipais são orientados e os supervisores estaduais têm atuado junto aos agentes de endemias dos municípios para combater o Aedes aegypti.

Dentre as medidas adotadas nas visitas o trabalho de bloqueio e controle de criadouros do mosquito transmissor da dengue e do zika vírus.

Sintomas
Sobre os sintomas, o médico infectologista de Campinas André Ribas explica que pacientes infectados pelo zika vírus apresentam febre branda, olhos vermelhos (hiperemia conjuntival), erupção cutânea e dores musculares.

Contudo, ao contrário da dengue, eles não precisam receber hidratação. Na dúvida, as unidades de saúde devem tratar os casos suspeitos como dengue, que exige um tratamento mais rigoroso.

Nenhum comentário: