quarta-feira, 15 de julho de 2015

Secretário de Habitação, Leonardo Barros participa do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social em Campinas


Sec. Habitação de Viana, Leonardo Barros
O secretário de Habitação, Leonardo Barros, representando o município de Viana, participou na semana passada do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social (PNHIS),que aconteceu entre os dias 30 de junho e 02 de julho, a cidade de Campinas, em São Paulo.

O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Cohabs  e Agentes Públicos de Habitação e a Companhia de Habitação Popular de Campinas.

O 62º Fórum Nacional de Habitação de Interesse social contou com uma participação de mais de 600 técnicos do setor da habitação e desenvolvimento urbano e representantes do governo federal. Entre os dias 30 de junho e 02 de julho, a cidade de Campinas, em São Paulo, sediou o evento promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e a Companhia de Habitação Popular de Campinas.

Entre os temas abordados no evento estavam a regularização fundiária, o papel dos estados e municípios para a qualidade dos projetos para o Programa Minha Casa, Minha Vida, os desafios da implementação da Norma de Desempenho NBR 15.575 e o debate sobre a fase três do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Premiação e Homenagens

O Prêmio Selo de Mérito, que tem como objetivo estimular e difundir as experiências bem sucedidas desenvolvidas pelos órgãos públicos estaduais e municipais no âmbito da habitação de interesse social foi um dos pontos altos do evento.  A premiação ocorreu na noite da quinta-feira (2 de julho), porém, durante todo o evento houve debates sobre os projetos.
A noite de encerramento do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, realizada no dia 2 de julho, foi marcada por homenagens. A ABC  homenageou a anfitriã Cohab Campinas e mais 13 Companhias de Habitação pelos 50 anos de criação. Entre os homenageados com o Selo de Mérito Especial, estão os ex-presidentes da ABC e do FNSHDU, Mounir Chaowiche e o deputado federal Carlos Marun, pelos relevantes serviços prestados à habitação de interesse social. O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, entregou o Prêmio Selo de Mérito para a Cohab Campinas, que representou os 12 projetos vencedores da premiação.

Mudanças no FGTS

O Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social aprovou resolução que reivindica que os deputados federais votem contrários ao Projeto de Lei 1358/2015 que modifica o percentual de remuneração do Fundo de Garantia do Trabalhador por Tempo de Serviço (FGTS). De acordo com ofício encaminhado aos deputados e reforçado com a presença do secretário executivo da ABC, Nelson Szwec, na Audiência Pública da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, realizada no dia 7 de julho.

O texto ainda alerta sobre o impacto que a elevação dos juros remuneratórios das contas vinculadas do FGTS dos trabalhadores, conforme proposto no referido PL traria prejuízos à população em geral, principalmente a mais carente. “A proposta, como está hoje, impactará na redução de uma fonte perene de recursos com valor social agregado, que vem garantindo a construção de moradias e o investimento em obras de saneamento e mobilidade urbana, propiciando a melhoria da qualidade de vida da população.”

O Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social chega à sua 62ª edição em um ano marcado pela comemoração dos cinquenta anos de criação de diversas Companhias de Habitação no Brasil. Entre os dias 30 de junho e 02 de julho, a cidade de Campinas, em São Paulo, sediará o evento promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e a Companhia de Habitação Popular de Campinas.

O Fórum será realizado na Expo Dom Pedro e contará com a participação de representantes do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, universidades, entidades públicas e privadas e sociedade civil. A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio do hotsite do Fórum FNSHDU, Mounir Chaowiche e o deputado federal Carlos Marun, pelos relevantes serviços prestados à habitação de interesse social.

Moradia digna em debate

A crise econômica que o Brasil vem passando desde o ano passado, ameaça a redução de programas importantes do Governo Federal. A mesa de diálogos sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida terá representantes do governo que irão falar sobre as expectativas para a terceira etapa do programa, e como os municípios abaixo de 50 mil habitantes serão atendidos.

A Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais (NBR -15.575/2013) é, pelo segundo ano consecutivo, um dos temas do evento. Representantes do Governo Federal, juristas e técnicos do setor habitacional irão debater sobre o impacto da implementação da norma sob os aspectos técnicos, jurídico e financeiro na habitação de interesse social.

A mesa de diálogos sobre as experiências, avanços e desafios de regularização fundiária no Brasil abrirá o Fórum de Habitação de Interesse Social, no dia 30 de junho, às 14 horas.

Nenhum comentário: