domingo, 23 de agosto de 2015

Peixadas - Notas Rápidas

Fuxicos da Índia Ana I

Quem são os políticos vianenses que puxaram o tapete, detonaram e causaram o afastamento do Major Ferreira do comando da 13 Companhia Independente de Viana? Segundo a fuxiqueira, os conspiradores conseguiram fazer chegar aos ouvidos do governador comunista, Flávio Dino, inúmeras atividades do militar, a maioria delas inventada, de forma que a queimação chegou até o Comando Geral da PM, que inadvertidamente tirou o major do caminho perigoso que os mesmos achavam que o militar representava em suas ambições políticas na Cidade dos Lagos, para ocuparem o velho casarão da Praça Ozimo de Carvalho. Essa Índia Ana sabe cada coisa, vou te contar! 

Fuxicos da Índia Ana II

Quem é a ex-poderosa secretária vianense, manda chuva, estilo Lady Kate, parelha para a prefeita de Bom Jardim, que gastava entre cinco e dez pilas em uma única noitada, em uma casa noturna ali na Ponta d’Areia, em São Luís, com um talão de cheque cheio de saúde, cercada de primas e amigas, mas que hoje deixou de ostentar e virou bilheteira de shows em Viana? Eita que essa Índia Ana vai dar trabalho!

Fuxicos da Índia Ana III

Rapá, e bota fuxico nisso! Dizem que um ex-gestor, condenado pela Justiça, alguns ex-secretários e até vereadores, vazaram no cagar dos pintos quando souberam pelo rádio que a Polícia Federal estava na Baixada cumprindo mandatos de prisão. Tem nego que nem quis saber de carro. Pegou uma lancha voadeira e se mandou, passando por baixo da ponte do Igarapé do Engenho, chegaram no Lago do Aquirí e foram direto para em Itans, pois naquele povoado, agora recheado de novos ricos, tem muitas mansões e esconderijo pra tudo que é peixe.

Fuxicos da Índia Ana IV

Outra cabeluda apurada pela índia danada: os funcionários de um certo posto de gasolina, localizado em Matinha, ganharam feriado forçado na última quinta-feira, 17, tudo porque os proprietários, um conhecido casal vianense, temiam que a PF passassem por lá e colhessem informações sobre os donos e, por conseguinte, a origem dos recursos para a implantação do posto. Pelo jeito, a prefeita de Bom Jardim não é única a se dar bem com o leite das criancinhas. É melhor você perguntar lá nos Postos de Viana, disse um abelhudo! Eu hém!

Rumo à Agritec

O prefeito Chico Gomes vai liderar uma super caravana com mais de duzentas pessoas, entre técnicos, secretários, vereadores, agricultores e convidados, rumo à AGRITEC - Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão, a ser realizada em São Bento, na baixada maranhense, entre os dias 27 e 29 de agosto, na Fazenda Escola da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e, terá uma estrutura com estandes, vitrines tecnológicas, oficinas e alojamento para os participantes. A estrutura está sendo montada para receber os expositores e visitantes.

Agricultura Familiar

O gestor vianense vai mostrar aos expositores e visitantes, que Viana já recuperou o seu sistema produtivo e, que a Agricultura Familiar já é uma realidade na Cidade dos Lagos, através do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, convênio com o Governo Federal, no qual os agricultores vendem todas as suas produções para a prefeitura e recebem o dinheiro pontualmente em contas correntes. O Programa Minha Terra, Minha Renda – arranjos produtivos locais, com técnicas de manejo sustentáveis, uso de adubos orgânicos, agricultura irrigada, distribuição de semente e apoio técnico permanente.

Restaurante Popular de Viana

Outra iniciativa que deve ser divulgada em São Bento, é o sucesso do Restaurante Popular de Viana, onde é servida comida de qualidade e nutritiva, com supervisão de nutricionistas, local amplo e arejado. O valor de apenas dois reais tem atraído cerca de 500 pessoas diariamente ao local. O restaurante foi montado com recursos próprios do município e é um dos destaques da administração Chico Gomes.

7 de Setembro

O vice-prefeito e Secretário de Educação, Oliveira Júnior está preparando mais um super desfile em homenagem à Independência do Brasil. Oliveira que repetir ou melhorar o sucesso do 7 de setembro do ano passado, quando assumiu a Semed – Secretaria Municipal de Educação.
O tema escolhido para este ano é: Escola e Família – “nossa vida, no teu seio mais amores” – frase extraída do Hino Nacional, que vai homenagear a participação familiar na educação das crianças vianenses. A Semed está produzindo um desfile temático, com muitas homenagens aos pais, mestres e sobretudo à diversidade vianense e do Brasil, com grande participação dos alunos e educadores da Rede Municipal de Ensino.

Um show de juventude

As escolas vianenses, tanto municipais, estaduais e particulares tem se empenhando em participar do desfile, que de tão grandioso, teve que ser dividido em dois turnos. A juventude desfila hoje com grandes orquestras, muitas performances são demonstradas na frente do palanque oficial. A 13 Companhia Independente da PM mostra a sua estrutura de segurança, com suas viaturas e soldados. Já o Corpo de Bombeiros Mirins são um show a parte e, com suas fardas vermelhas e disciplina militar, encantam os espectadores do desfile pela tarde.

Escola de Música

Este ano, o desfile de 7 de setembro também vai contar com uma atração genuinamente vianense: a Escola de Música, criada pela Secretaria de Educação e inaugurada no aniversário de Viana, 8 de julho, pelo prefeito Chico Gomes. Cerca de 100 alunos ganharam local e instrumentos musicais novinhos, adquiridos pela Semed em convênio com O MEC. Muitos instrumentos musicais, antes, eram recebidos e ficavam em depósitos, empacotados sem ter uso. Na nova gestão, os instrumentos disponibilizados pelo Governo Federal ganharam valor e estão servindo para formar uma nova geração de músicos vianenses.

Terrorismo da oposição

Acuados, sem discurso e ávidos para voltar ao poder, setores da oposição vianense tem insuflado pessoas em povoados e bairros da Zona Rural e da Sede para destruir obras da atual gestão. Tudo isso patrocinado com alimentação e bebidas, no melhor estilo de como ficaram 16 anos, saqueando o cofre da Prefeitura de Viana. Muitos desses atos terroristas estão sendo documentados e vão ser entregues ao Ministério Público e, quem sabe, na hora que esses foras da lei forem apertados pela Justiça, vão ter que revelar quem são os patrocinadores desses crimes contra o patrimônio público de Viana. Uma vergonha!

No escuro

No Cantinho do GG, em frente à Escola Estevam Carvalho, todos os meses são roubadas as luminárias, assim como no jardim da Prefeitura. Todos esses crimes estão sendo documentados por câmeras estrategicamente instalados nas proximidades e, logo logo os responsáveis vão ter que se explicar na Delegacia de Viana.

Réu de mentirinha

Por enquanto, o ex-gestor, tatu-peba, por ser réu primário, recebeu uma "pena faz de conta" de três anos da Justiça e, foi condenado a pagar seus erros e o desastre administrativo em Viana, com serviços comunitários, com relação à irregularidade na prestação de contas de 2007. Não se sabe se o RL está pagando mesmo alguma coisa, visto que ele adora mesmo é pagar cachaça para muitos aloprados, ainda apaixonados por ele. Mas, uma coisa é certa, vem aí as condenações de 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012. Aí, babau essa coisa de réu primário e, o “exterminador de Viana” deve ser apresentado às pulseiras da Polícia Federal.

Boa notícia

Depois de muita luta, muitos pedidos, inclusive com uma matéria reveladora deste Blog (reveja), o médico legista Antonio Pedro, com uma grande folha de serviços prestados à saúde de Viana e cidades vizinhas, recebeu a melhor notícia do ano: o próprio governador Flávio Dino, neste sábado, 21, em Itans-Matinha, na cerimônia de assinatura do contrato para as obras da Estrada do Peixe, deu um abraço no médico e garantiu que o mesmo vai continuar em Viana, para o bem de todos e felicidade geral da saúde nossa de cada dia, que precisa mais do que nunca dos bons serviços prestados pelo Dr. Antonio Pedro. Parabéns!

Papagaios...

“Rapá”, o que teve de político da Baixada tentando uma selfie com o governador Flávio Dino, em Itans, não está no gibi. Explica-se: O PC do B é a cereja do bolo no universo político desse momento no Maranhão. Por isso, quase todos querem ser o candidato do governador. No entanto, o secretario de articulações políticas e lugar tenente do governador, Márcio Jerry, tem escolhido a dedo aqueles que podem se filiar ao partido e concorrer as eleições municipais de 2016 pelo partido. Dizem que é uma das suas estratégias para se eleger deputado em 2018.

... do Pirata!

Em Itans, muitos políticos vianenses foram fotografados em plano aberto, colados no governador, tentando tirar uma casquinha ou ouvir alguma declaração que sirva de combustível para a acirrada disputa de 2016 em Viana. Márcio Jerry, com certeza, pela sua militância política, já deve ter dossiês de quem é quem na seara política vianense. E, para piorar, não adianta ter somente o apoio do Palácio dos Leões, o que já conta muito: mas é preciso ter trabalho, simpatia, e sobretudo, votos. É como dizem os mais velhos: “Viana não bate palmas para ninguém”!

Sardinha com pão

Já se encontram em solo vianense, o secretario chefe de gabinete, Geraldo Costa e o assessor especial, Nélio júnior, que representaram o prefeito Chico Gomes em uma recente viagem pelas terras lusitanas. Os dois visitaram Viana do Castelo - Portugal, que tem acordo de geminação com Viana-MA: conheceram também outras remotas regiões onde é saudável e cultural comer, vejam só: sardinha assada com pão. Tudo assim, somente isso no meio do prato. Os dois postaram a iguaria na internet e, receberam uma enxurrada de fotos de pratos, digamos, mais apetitosos, preparados com o nosso bom e desejado peixinho, como o Bagrinho, Surubim, Pescada, entre outros: o assessor, Nélio, diante da pressão se saiu com essa pérola: “Jesus Cristo já se alimentava com pão e peixe, nos seus tempos de reinado aqui na terra”. Tá bom, mas na próxima, é bom levar um bom estoque de peixe da água doce e farinha amarela, senão vão sofrer de novo. Rárára!

Rádio Maracu

Tem sido bastante elogiada a nova fase da Rádio Maracu AM, agora sob o comando do ex-prefeito Benito Filho e uma competente equipe de locutores. Benito imprimiu um ritmo dinâmico e arrojado na emissora, com participação das comunidades as quais a rádio atinge, com reportagens, reclamações e coberturas dos principais eventos de Viana e região. Para melhorar ainda mais, foi disponibilizando o portal www.radioetvmaracu.com.br, onde o ouvinte pode acompanhar a rádio em qualquer parte do mundo e também interagir, solicitando músicas, entre outros serviços.

Talento vianense I

A professora, pesquisadora, agente cultural e poeta, Laurinete Coelho dá os retoque finais no seu primeiro livro a ser lançado ainda este anos em Viana. Inquieta e talentosa. Laurinete, que também é secretária municipal de Meio Ambiente, buscou no próprio universo vianense e suas lembrança de vida até aqui, para tornar viável o seu projeto literário, que passará a somar como fonte de pesquisa e a comprovação de que Viana e os seus deslumbrantes cenários são eternas fontes de inspiração para os seus talentos, seja na literatura, esporte, música, entre outros. 

Talento vianense II

Outra professora que também já percorre o mundo da poesia, Juju Amorim, também deverá levar em breve um novo livro de poesias, também inspirado em sua longa vivência de educadora e, que também externa com versos delicados e apaixonados todo o seu amor e devoção à cidade onde nasceu.

Talentos vianenses III

Dois atuantes sindicalistas vianenses, Cleinaldo Bil e Cezar Bombeiro, já estão em campo eleitoral, preparando a fase de corpo a corpo, em contatos com eleitores e correligionários, em busca de apoios e adesões para a próxima refrega eleitoral. Embora ainda não tenham decidido a qual cargo devem concorrer, a participação é certa. Cézar Bombeiro conta com grande apoio da classe dos agentes penitenciários e do bairro da Liberdade em São Luís. Já Cleinaldo Bil, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Estadual – Sintsep, está cacifado com um grande votação de mais de 11 mil votos na última eleição para o parlamento estadual. São dois vianenses preparados nas lutas populares, por direitos humanos e melhores condições de vida e salarial para os trabalhadores, portanto, credenciados para ocuparem cargos públicos com dignidade e o respeito que conquistaram junto à opinião públicas e as instituições que dirigem.

Viana verde


Uma boa iniciativa que merece destaque neste Blog, a do advogado e ex-prefeito de Viana, Nozor Serejo, tem ganhado elogios dos vianenses e da classe política. O causídico resolver colocar em prática o seu lado ambientalista e colocou em prática um projeto nobre de plantar árvores por toda a cidade. Detalhe: aquele que se comprometer a plantar e administrar a planta, molhando, preservando e acompanhado o seu crescimento, ganha o nome estampado no cercado. Aí está um bom exemplo a ser seguido, neste tempo de desmatamento, calor infernal e desmatamento da mata nativa vianense. A natureza agradece.

Frase da semana

"Beijin no ombro aos recalcados"! - Da "prefeita ostentação" de Bom Jardim, Lidiane Rocha (PP) foragida da Polícia Federal, por corrupção, fraudes em licitação, e desvios de verbas do Fundeb e da merenda escolar. Se essa moda chega em Viana, antes de 2012...

5 comentários:

Junior Lima disse...

TENHO UMA QUENTINHA PRA TI.

QUAL A PREFEITURA DA BAIXADA QUE CONTRATOU UMA EMPRESA DA RAPOSA PRA FORNECER MATERIAL GRÁFICO E A EMPRESA NÃO EXISTE, SÓ NO PAPEL.

Luiz Antonio Morais disse...

ESSA, A ÍNDIA ANA NÃO ME CONTOU?

Anônimo disse...

Pelo jeito essa índia Ana vai dá muito trabalho.É muito fuxico!!!

CARLITO MAIA disse...

Essa Índia Ana precisa ser mais frequente, quando ela aparece o blog bomba.

Junior Lima disse...

Ahhh FALA SÉRIO!!!! TU NÃO SABES? É SÓ TU DAR UMA VASCULHADA NO CASARÃO DA PRAÇA OZIMO DE CARVALHO QUE TU ACHA....