quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Prefeitura de Viana anuncia a construção de mais 47 casas na Zona Rural


A prefeitura de Viana deu início na construção de mais 47 casas no povoado Cajueiro, Zona Rural de Viana, cujos contratos foram assinados na última sexta-feira (31), com uma grande mobilização popular. 
 
Essas novas casas também estão sendo viabilizadas através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do governo Federal, que estão substituindo casas de taipa cobertas com palha, por casas de alvenaria. As moradias terão o mesmo padrão daquelas 47 casas construídas no povoado quilombola Cacoal, com dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Atualmente a obra está em fase de infra-estrutura e acabamento.

O evento foi prestigiado pelo prefeito Chico Gomes, o vice-prefeito Oliveira Júnior, o secretário Edilson Oliveira (Edilson Marreca), o secretário da Habitação, Leonardo Barros, representantes do PNHR e da Caixa Econômica de Viana.
Representantes do PNHR reunidos com a comunidade quilombola do Cacoal - Zona rural de Viana

Modelo da casas populares construídas na Zona Rural de Viana, em substituição as casas de taipa cobertas de palha

O prefeito Chico Gomes destacou mais uma vez a parceria do governo Federal, através da Caixa no combate ao déficit habitacional de Viana, lembrando que até o final de seu mandato serão entregues mais de mil casas, cumprindo uma de suas principais metas administrativas.

“É com satisfação que anunciamos a construção de mais estas unidades habitacionais, o que nos possibilitará aumentar a nossa meta de construir mais de mil casas até o final de nosso mandato e possibilitar o sonho da casa própria para milhares de famílias em nosso município”, reiterou.

PREFEITURA DE VIANA - CASAS POPULARES

1000 casas no Residencial Frei Serafim de Viana; 01 Quartel da PM; 01 Hospital de 40 leitos
47 casas no Povoado Cacoal
47 casas no povoado Cajueiro


Antigas casas de taipa serão substituídas por casas de alvenaria


Operários dão acabamento na casas do Cacoal - Viana

Saiba mais

O  Programa Nacional de Habitação Rural foi criado no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida e tem como objetivo subsidiar a produção de unidades habitacionais aos agricultores familiares e trabalhadores rurais. Ele abrange todos os municípios nacionais, independentemente do número de habitantes e usa recursos oriundos do OGU, que são concedidos diretamente às pessoas físicas, trabalhadores rurais ou agricultores familiares, organizadas sob a forma coletiva, por uma Entidade Organizadora (EO).

O valor das propostas/intervenções individuais é definido pela EO, para análise e aprovação pela equipe técnica da Caixa. Além disso, o programa tem ações em parceria com o Programa Cisternas, que  faz parte das ações voltadas ao combate da pobreza rural e que visa a construção de cisternas para captação e armazenamento de Água de chuva nas propriedades rurais.

Destinação

O programa é destinado a pessoas físicas, trabalhadores rurais e agricultores familiares, desde que com renda familiar bruta anual máxima de R$ 15.000,00, considerado o valor total da renda rebatida indicada na DAP, no campo "Total" do item 6; e que comprovem seu enquadramento no PRONAF, mediante apresentação da DAP, em um dos seguintes grupos: "A – Beneficiários do PNCF e PNRA", "B", "C" ou "V".

São também beneficiários do Programa e se enquadram como agricultores familiares: pescadores artesanais, extrativistas, silvícolas, agricultores, arvicultores, piscicultores, ribeirinhos, comunidades quilombolas, povos indígenas e demais comunidades tradicionais.

Modalidades

São modalidades que se enquadram no programa: aquisição de Material de construção para construção, conclusão ou reforma/ampliação de Unidade Habitacional rural e de cisternas para a captação e armazenamento da água da chuva em localidades com irregularidade de chuvas e secas recorrentes.

Nenhum comentário: