sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Reitor do IFMA vistoria obras do Campus Viana



Paredes do IFMA já estão sendo erguidas
25% da construção já foi finalizada e há previsão de que a nova sede seja inaugurada em 2017 

O reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Roberto Brandão visitou no dia 20 de maio as obras do Campus Viana. Até agora, 25% da construção já foi finalizada. A previsão é que a nova sede seja inaugurada no primeiro semestre de 2017. O canteiro de obras está instalado na MA-014, no Povoado São Pedro, na cidade da Baixada Maranhense. Atualmente, a unidade do Instituto funciona em sede provisória localizada na Avenida Luís de Almeida Couto, s/n, Centro, no município situado a 219 quilômetros de São Luís.

As construções foram retomadas em janeiro deste ano. Os trabalhos de planificação e fundação do terreno já estão prontos. As obras do Pavilhão 3 são as mais adiantadas. As paredes do prédio, onde funcionarão seis laboratórios e o refeitório do campus, já estão erguidas.

IFMA Campus Viana - imagem ilustrativa
O novo campus funcionará em um terreno de 800 mil metros quadrados com aproximadamente 5 mil metros de área construída. O prédio terá, entre outras estruturas, uma biblioteca, um auditório, 11 salas de aula, seis laboratórios, um refeitório, uma lanchonete, um gabinete médico, um gabinete de psicólogo, um gabinete odontológico, área de vivência, copa, banheiros coletivos e um centro próprio de processamento de dados.

De acordo com o reitor do IFMA, Roberto Brandão, para o campus entrar em funcionamento também deverá haver a nomeação de novos servidores. “Isso deverá ser garantido por meio do concurso de professores que está sendo realizado este ano”, afirmou. Sobre a vistoria, o reitor informou ter ficado satisfeito com o andamento das obras. “Os serviços de alvenaria já começam a ser vistos. Isso mostra que a obra cumprirá seu cronograma”, relatou. 

Previsão de cursos – O plano de oferta do campus prevê, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 (PDI) do IFMA, que no local funcionem os cursos de formação inicial continuada Técnico em Agroecologia e Técnico em Aquicultura, na forma integrada – que deverá começar no primeiro semestre de 2017 – e o curso Técnico em Informática, na forma subsequente – que deverá iniciar duas turmas no segundo semestre de 2016, com 40 vagas, nos turnos vespertino e noturno. 

“O curso Técnico em Informática deverá ser iniciado ainda nas instalações provisórias. Mas o local atenderá às necessidades dos alunos. Há laboratórios de informática, salas de aula e sala de professores”, informou o diretor-geral do campus, Fábio Lustosa. 

“Os serviços de alvenaria já começam a ser vistos. Isso mostra que a obra cumprirá seu cronograma”, reitor do IFMA, Roberto Brandão. 

A expectativa é que o campus também ofereça os cursos superiores de Licenciatura em Ciências Agrárias e Licenciatura em Matemática. A oferta de cursos do Campus Viana foi definida após uma série de audiências públicas realizadas no município, que acabaram por definir os eixos tecnológicos a serem ofertados na unidade do IFMA. 

Extensão – Apesar de o campus ainda não ter iniciado os cursos das modalidades subsequente e integrada, a unidade do IFMA operará no segundo semestre deste ano oferecendo cursos do Pronatec e de projetos de extensão. Para agosto, está prevista a abertura de turmas de informática básica pelo Projeto Inclusão Social, que beneficiará agricultores familiares e auxiliares operacionais de serviços diversos que trabalham para a Prefeitura. (Fonte: Portal do IFMA)

Nenhum comentário: