terça-feira, 4 de agosto de 2015

Viana: Rilva Luis é condenado por crime durante a gestão



Viana - Os desembargadores da 3ª Câmara Criminal do TJ-MA condenaram o ex-prefeito de Viana, Rivalmar Luís Gonçalves Moraes, à pena de três anos e seis meses de detenção. Considerando a previsão da lei, por ser o réu primário e de bons antecedentes, a pena foi substituída por prestação de serviços à comunidade.

O acusado foi absolvido pelo juízo da comarca de Viana, após ação penal proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE), o que motivou recurso do MPE ao Tribunal de Justiça.

O Ministério Público imputou ao ex-prefeito a não realização de procedimentos licitatórios relativos a despesas com aquisição de combustíveis, móveis, equipamentos e material de expediente, quando à tomada de contas anuais do Fundo de Assistência Social (FMAS) relativa ao exercício financeiro de 2007.

Os gastos com os materiais teriam somado mais de R$ 50 mil, oriundos de recursos repassados pelo governo federal.

A defesa do acusado alegou obediência aos procedimentos licitatórios e ausência de tipicidade de crime previsto na Lei de Licitações, afirmando que posteriormente o gestor teria realizado procedimentos licitatórios que foram aprovados pela Câmara Municipal.

O relator, desembargador Joaquim Figueiredo, rejeitou os argumentos da defesa, observando que a aprovação do legislativo municipal não evita a persecução penal quando as contas foram desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), nem ilide a apreciação pelo Poder Judiciário. “A responsabilização do prefeito municipal pelo Poder Judiciário independe do que houver julgado a edilidade municipal”, avaliou.

O magistrado constatou ainda a continuidade delitiva do ex-prefeito, porque o réu teria praticado, com mais de uma ação, vários crimes da mesma espécie, em mesmas condições de tempo e lugar. “Creio que houve interesse em causar dano ao erário porque os valores não são de pouca monta e apresentaram prejuízos ao município, estes demonstrados, concretamente, no relatório”, observou. (Processo: 27673/2015). TJ-MA.

2 comentários:

Pedro. disse...

Ladrão um Bandido desse que só prejudicou nossas cidade.Enquanto roubava fica lá iludindo os pobres dando trocados e cachaça.

Anônimo disse...

É o típico caso do benefício ao infrator. O cara rouba os dois mandatos inteiros, junto com uma quadrilha. Agora vem a Justiça, de quem se espera JUSTIÇA e manda o cara fazer serviços comunitários. Brincadeira!!!
O único serviço comunitário que esse bandido sabe fazer é pagar cachaça e forró para a gentalha que gosta dele. Lamentável!!!

ZÉ DA REDE - VIANA