segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Benito Filho e Cleinaldo Bil - um encontro de gerações

Benito Filho e Cleinaldo Bil - duas lideranças com DNA vianense
Dois vianeses da nova geração de políticos se encontram na semana passada em São Luis para um longo pate papo sobre o atual momento do Brasil no Maranhão e, em especial, sobre a Cidade dos Lagos. 

Benito Filho e Cleinaldo Bil nasceram em lados opostos na geografia de Viana. O primeiro nasceu no bairro Barreirinha, e o segundo na área central da cidade, próxima ao bairro da Matriz. 

Como jovens da mesma época, vivíamos às turras por conta da rivalidade dos bairros e também pelo velho e bom futebol, só para citar um exemplo. Qual time era melhor e ganhava mais? Qual o melhor bairro para se viver? Bons tempos que não voltam mais.

Os dois, hoje, adultos e com um novo olhar sobre Viana, sua realidade politica e econômica, observam como a cidade cresceu, se desenvolveu, porém, a exemplo de muitos municípios brasileiros, um crescimento desordenado, que revela inúmeros bolsões de miséria, ausência do poder público e um enorme desafio para administrar em tempos de vacas magras.

Benito Filho já navegou pela esfera do poder vianense, como vereador por dois mandatos e também como vice-prefeito e prefeito em pouco menos de um mês. Conhece o cenário da Baixada e da sua cidade natal como poucos. E, se mostra sempre disposto a fazer o que for preciso para colaborar e mudar para melhor aquilo que Viana ainda tanto necessita. 

Em tempo: Benito recentemente se filiou e assumiu o comando do PR - Partido da Republica, que abrigava Magrado Barros no município.

Cleinado Bil é um vianense vencedor por seus próprios méritos e esforços. De família humilde, o líder classista, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado - Sintsep, na eleição passada foi candidato a deputado estadual e sem recursos conseguiu uma expressiva votação no Estado, principalmente em Viana. 

A revolução física e administrativa no Sintsep, empreendida por Cleinaldo, que passou de cinco mil para quase vinte mil filiados é elogiada pelos servidores públicos e pela classe sindical do Estado.

Cleinaldo, ou Bil, como é mais conhecido, é um dos fundadores do PT em Viana; militante e dirigente nacional da CUT pelas causas raciais e tem grande identificação com a cidade, sua cultura e sua legião de amigos.

Benito e Bil, portanto, são duas vozes inteligentes e de grande importância no cenário local, prontos para servir e retribuir com suas experiências e conhecimentos ao povo de Viana. 

Nenhum comentário: