sexta-feira, 18 de setembro de 2015

IFMA Campus Viana inicia curso de auxiliar de biblioteca


Curso é voltado para funcionários que trabalham em centros de informação do município
Durante a aula inaugural, os alunos puderam aprender um pouco mais sobre o trabalho dos agentes públicos na garantia do acesso à informação, por meio da palestra A importância do auxiliar de biblioteca para os serviços de biblioteca, feita pela bibliotecária do IFMA Campus Viana, Maria do Socorro de Sousa.

A bibliotecária destacou a necessidade de haver auxiliares de biblioteca capacitados para o andamento de todas as atividades de centros de informação e bibliotecas da cidade. Ela explicou que a área de trabalho para os profissionais do ramo bibliotecário é muito diversificada, principalmente após a promulgação e publicação da Lei 12.244, de 2010, que determina a universalização das Bibliotecas Escolares e, consequentemente, a obrigatoriedade do bibliotecário no ambiente descrito. “Onde existe bibliotecário, faz-se necessária a presença do auxiliar de biblioteca, trata-se de uma área que se amplia e se consolida”, informou.

A professora Ana Claúdia, diretora de ensino do Campus Viana, enfatizou a importância do curso para o município de Viana. “O curso Auxiliar de Biblioteca vai oferecer mais oportunidades à sociedade vianense, possibilitando qualificação para o trabalhador e abrindo novas formas de emprego e renda”, disse. 

Participaram do evento a Secretária Municipal de Administração, Dirce Costa, representando o prefeito do município; e a diretora da biblioteca pública municipal, Zinete Ewerton, entre outras autoridades. Fonte: Ascom - IFMA.

Nenhum comentário: