quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O drama do Viana Esporte Clube (feminino)

Goleira passa mal em campo (Foto: André Leal)

Segundo profissional, sensação térmica chegou aos 45º C no duelo entre Tigre e Viana, encerrado antes dos 45. Alimentação errada também influenciou, diz técnico
Por Emanuele MadeiraTeresina

Médico critica jogo às 15h no Brasileiro feminino: "Humanamente impossível"

Não é qualquer pessoa que consegue encarar o sol de Teresina, no Piauí, e sair ileso. Principalmente nesta época, conhecida popularmente como B-R-O Bró, período onde são registradas as maiores temperaturas do ano no estado. E as atletas do Viana-MA sentiram isso e passaram por uma experiência nada agradável. Durante a vitória do Tiradentes-PI por 10 a 0, pela quinta e última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, cinco atletas foram conduzidas ao hospital por conta de uma forte desidratação. Oito jogadoras, além de uma dirigente do clube, também passaram mal. Além do calor – que chegou a 39º durante o jogo – outro fator foi elencado como a causa do problema: alimentação errada e a viagem até Teresina.     

O técnico do Viana-MA, Marcos André, afirmou que o horário da alimentação não foi adequado, tampouco, o começo da partida – iniciada às 15h. Após uma viagem de oito horas, de São Luís até Teresina, as atletas enfrentaram uma temperatura de 39°. As desvantagens climáticas não pararam por aí. Com a umidade muito baixa (20%), a alimentação das atletas aconteceu próximo ao horário do jogo. Combinação que, segundo o treinador, resultou na ida de parte do elenco ao hospital.  

- Chegamos praticamente no horário do jogo. Nossas atletas passaram mal, a pressão da nossa goleira chegou a 18 e muitas desfalecendo dentro de campo por não conseguir respirar. Almoçamos praticamente às 13h40, no horário que chegamos. Tivemos praticamente 20 minutos para elas se equiparem e vir para campo – afirmou o técnico Marcos André. Continue lendo aqui.

Nenhum comentário: