terça-feira, 22 de setembro de 2015

Prefeitura de Viana erradica as últimas escolas de taipa do município

Gestão transformadora dá um salto de qualidade na educação e vira referência em “escolas dignas” para todos
Escolas equipadas com novo mobiliário, forro e climatização
Viana - O prefeito Chico Gomes e sua equipe estão vistoriando inúmeras obras da sua gestão, conferindo os prazos e a qualidade das instalações, para em seguida anunciar o calendário de inaugurações que devem ocorrer ainda este ano.

Escolas de alvenaria substituem as de taipa e palha
Na semana passada, foram vistoriadas as novas escolas dos povoados São Felipe, Aguiar, Baías, Melhora, São Pedro e Santeiro. Nessas comunidades da Zona Rural estão sendo edificadas novas escolas, outras sendo ampliadas e reformadas, além da nova Unidade Básica de Saúde do São Felipe, que mais se parece com um míni hospital.

Prefeito cumprimenta diretores das escolas

Escola do Povoado Aguiar - antes
Nova Escola do Povoado Aguiar - AGORA
Vale ressaltar que, a prefeitura, por meio da Semed – está erradicando as últimas escolas de taipa do município, entregando prédios em alvenaria, com forro de PVC, novas carteiras, salas para os diretores, bebedouros, copa/cozinha equipada para a merenda escolar, com produtos da própria região, adquiridos através do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos do governo Federal. O salto de qualidade na educação básica vianense atende - por conta da própria gestão municipal - ao recente "Programa Escola Digna", do governo Flávio Dino, numa real antecipação do compromisso do governo Chico Gomes com os anseios dos estudantes da Cidade dos Lagos. 

Outro clima 

Outra novidade que surpreendeu a rede estudantil na gestão Chico Gomes e o secretário de educação, Oliveira Júnior, é a climatização de todas as escolas, de forma que alunos e professores ganharam mais conforto para o ensino e aprendizado, o que deve se refletir no resultado do próximo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Viana, que deve reunir, conforme exigência do programa, fluxo escolar e média de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Chico Gomes conversa com alunos sobre a reforma das escolas
Junto com o procurador geral do município, Ezequiel Gomes, vistoriando as obras
O prefeito Chico Gomes estava acompanhado do secretário de Planejamento e Finanças, Augustus Gomes, do procurador geral do município, Ezequiel Gomes, do mestre de obras, Roberval Costa e do empresário Cláudio Mendonça, responsáveis pela obras.

Ouvindo as reivindicações de pais e servidores das escolas
Nos locais visitados, o gestor vianense conversou com diretores, professores e também ouviu dos alunos sobre as novidades e se estavam gostando do resultado das reformas e ampliações nas escolas. Além de sugestões, a comitiva ouviu muitos elogios e agradecimentos pelas mudanças e atenção à educação da Zona Rural.

O abandono do Posto de Saúde do povoado São Felipe
Durante o roteiro das visitas, Chico Gomes também apresentou as instalações da UBS – São Felipe e a Ponte do Ipiranga, em concreto armado, que tirou mais de dez povoados do isolamento.

Nova UBS - Unidade Básica de Saúde do Povoado São Felipe - estrutura de um mini hospital
O prefeito Chico Gomes e o secretário Augustus Gomes têm enfatizado a dedicação, o compromisso e a responsabilidade em aplicar os recursos da prefeitura dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, sempre por meio de licitações e com suas devidas prestações de contas.

Secretário Augustus Gomes conversa com pais e professores durante a visita
Veja mais imagens das obras visitadas.






Fotos: ASCOM - PMV

2 comentários:

Karen disse...

O prefeito não está fazendo mais do que a sua obrigação. A prefeitura recebe verbas do Governo Federal para isso! Que continue assim.

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação> mas na gestão passada não foi isso o que aconteceu.