quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Com o setor produtivo organizado, Viana realiza Seminário Regional sobre a Semana Mundial da Alimentação

Convite oficial. Clique na imagem para ampliar
O adágio popular é antigo e verdadeiro: ”Se a cidade não planta, a cidade não janta”. Depois de recuperar o setor produtivo do município com diversas ações que beneficiaram o produtor rural, Viana foi uma das cidades credenciadas a sediar o Seminário sobre a Semana Mundial da Alimentação, neste sábado (17), na casa de eventos Cunacu’s, na sede.

As ações desenvolvidas tiveram início na terça-feira (13) e acontecem de forma concomitante em São Luís, Codó, Santa Inês e Viana, numa parceria com as Prefeituras e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

O prefeito Chico Gomes está dando total apoio, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, que montou uma grande logística para receber dezenas de prefeitos e representantes da Baixada, para participarem da programação e também conhecerem as iniciativas, entre elas o Projeto Minha Terra Minha Renda, a implantação do PAA – Programa de Aquisição de alimentos, do Governo Federal, o Restaurante Popular, o Sopão do Povo, entre outras, que mudaram a Agricultura na Cidade dos Lagos, que foi resgatada e agora está colhendo o que plantou.

Semana Mundial da Alimentação
As atividades da Semana Mundial da Alimentação têm como objetivo mobilizar a sociedade para o enfrentamento da insegurança alimentar no Estado que, segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios (Pnad-2013), atinge cerca de 60.9% da população maranhense, colocando o Estado no pior patamar do país em relação à insegurança alimentar.Visam, ainda, chamar a atenção da população sobre o papel desempenhado pela proteção social e para a importância da agricultura local na erradicação da fome e da pobreza.

A programação está composta por ações educativas nos restaurantes populares da capital, com destaque para a realização dos serviços de avaliação e orientação nutricional voltadas ao público frequentador dessas unidades alimentares. Ainda na terça, foram executadas, também, atividades voltadas aos agricultores familiares da zona rural de São Luís, envolvendo os filhos desses produtores, que puderam participar de oficinas, palestras, dinâmicas, bingos didáticos, entre outras atividades referentes ao tema da segurança alimentar.

Segundo o titular da Sedes, Neto Evangelista, o Maranhão tem apresentado historicamente números preocupantes a respeito da segurança alimentar e nutricional de sua população, motivo pelo qual o Governo do Maranhão tem se empenhado em discutir com a sociedade um novo modelo que assegure plenamente o direito humano à alimentação adequada a todos os cidadãos maranhenses. Evangelista ressalta, ainda, que o Governo busca desenvolver políticas de combate à insegurança alimentar e destaca entre as ações governamentais de grande alcance social para atingir este objetivo a ampliação do serviço prestado pelos restaurantes populares, que passaram a servir o jantar e aumentaram a quantidade de refeições servidas no almoço, e a construção de mais cinco restaurantes populares e de cozinhas comunitárias nos 30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

“O debate, como este promovido durante a Semana Mundial da Alimentação, com o envolvimento de todos os setores da sociedade que lidam direta ou indiretamente com a Segurança Alimentar, é importante para que possamos consolidar as nossas políticas voltadas à área, de acordo com as necessidades e especificidades de cada município, assegurando qualidade de vida e longevidade para os maranhenses”, acentuou o secretário.

Ainda, como parte da programação da Semana serão realizadas, nesta sexta-feira (16), na Praça Deodoro, Centro de São Luís, a distribuição de material educativo, exposição de produtos da Agricultura Familiar e degustação de comidas resultantes de receitas de amplo aproveitamento dos alimentos, como soluções inteligentes para produção e garantia da alimentação saudável.

Nenhum comentário: