terça-feira, 20 de outubro de 2015

Viana realiza Seminário Regional sobre Segurança Alimentar

Como parte das comemorações da Semana Mundial da Alimentação, foi realizado em Viana, no último dia 17, no Cunacus Eventos, o Seminário Proteção Social e Agricultura Familiar: “Quebrando o Ciclo da Pobreza Rural”, onde foram discutidos os temas: “A Importância da Política de Agroindústria para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar e a Distribuição de Alimentos Saudáveis”; “A Importância da Política de Agroecologia para o Processo do desenvolvimento da Alimentação Saudável e de Comida de Verdade”; “O Cooperativismo e o associativismo como forma de Fortalecer a Produção, a Comercialização e o Fortalecimento da Agricultura Familiar”. Essa é uma parceria entre o Governo do Estado do Maranhão e o Governo Municipal de Viana. Após o Seminário, todos foram participar no Bairro Piçarreira, de ações de cidadania realizada pelas Secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, além da farta distribuição de sopa, normalmente realizada aos sábados.
O evento contou com a participação do prefeito anfitrião Chico Gomes; Dulcilene Cutrim, representante da Conab Estadual; Joaquim Campelo, Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento; José Salvador Costa (Zé Foba), presidente do Consea municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; Valdinê Milhomem, representante da Sedes; Carrinho Cidreira, Superintendente de Articulação Política do Estado na região; Eurico Fernandes, presidente do Consea Estadual, secretários municipais; vereadores; sociedade civil organizada, entre outros. Municípios como Cajari; Matinha; Olinda Nova; Vitória; Arari; Cajapió; participaram do evento através de seus representantes legais.

De acordo com Valdinê, o município de Viana foi escolhido para sediar esse Seminário porque vem desenvolvendo uma política muito forte na área de segurança alimentar e nutricional, onde já ciou o Consea (Conselho Municipal de Segurança alimentar e Nutricional), inaugurou o Restaurante Popular, participa do PAA (Programa de Aquisição de Alimento), entre outros.


Para o prefeito de Viana, Chico Gomes, essa Semana nos remete a temas importantes como a vulnerabilidade e à insegurança alimentar e nutricional de mais de 800 milhões de pessoas que ainda passam fome em todo o mundo. “Na nossa Baixada não é diferente. Ainda vemos muitas famílias em situação de pobreza extrema. É uma problema que precisa ser equacionado, e para isso precisamos implantar políticas públicas mais efetivas, que envolvam a federação, o estado, os municípios e, principalmente as pessoas afetadas. A Baixada não tem fronteira, ela é uma só, por isso é importante que nos unamos em torno de uma sociedade mais igualitária e melhor”, disse. “Graças a esses programas nos últimos anos mais de 50 milhões de pessoas saíram da linha da pobreza”, completou o prefeito.
Segundo o secretário Municipal de Agricultura Joaquim Campelo, o município de Viana tem muito que contribuir com o Governo do Estado e com o Governo Federal para a erradicação da pobreza. Para tanto a cidade criou em 25 de junho de 2014 a Lei Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; foi criado o Consea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional); foi implantado o Projeto Minha Casa Minha Renda; foi inaugurado o Restaurante Popular; o Município participa do PAA (Programa de Aquisição de Alimento, do Governo Federal) e do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar);

O Dia Mundial da Alimentação foi instituído em outubro de 1944, logo após a segunda guerra mundial, fato fundamental que contribuiu para alertar o mundo para a escassez de alimento no planeta e a consequentemente preocupação com a fome. (Ascom PMV)


Nenhum comentário: