sexta-feira, 27 de novembro de 2015

BLACK FRIDAY: cuidado, nem tudo que parece é!

Nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, está sendo realizada em todo o país mais uma edição da Black Friday, o considerado ‘Dia Mundial de Descontos’ onde as lojas e comércio em geral apresentam grandes liquidações com promoções que podem chegar até até 80% abaixo do valor original do produto. As ofertas atraem milhões de pessoas que podem acabar caindo no ‘conto do vigário’.

A ideia importada dos Estados Unidos – e usada por lá desde o dia 24 de setembro de 1869 – aumenta significativamente o volume de vendas e na mesma proporção eleva-se o número de problemas e reclamações por parte dos consumidores. Os falsos descontos oferecidos pelos lojistas, que chegam a aumentar o produto em mais de 50% acabam virando manipulação de preços, ou seja os comerciantes primeiro elevam o preço e depois dão o falso desconto.

Em alguns casos os valores expostos não condizem com o valor real do produto. Mas de acordo com a lei, a oferta anunciada tem que ser cumprida.

Portanto, fique atento hoje e não se deixe enganar. Lembre-se: o consumidor é o maior interessado e ele próprio deve monitorar a mudança dos preços no período que antecede a data e, caso encontre alguma irregularidade, denunciar a fraude junto aos órgãos de proteção.

O Procon adverte que é preciso ter cuidado para não cair em um golpe ou levar prejuízo, principalmente com as vendas feitas pela internet. Fique atento aos seus direitos para não ser vítima de golpe e acabar comprando ‘gato por lebre’. (Minardi)


Nenhum comentário: