segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Governo do Estado inaugura unidade do Procon em Viana

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal de Viana inaugurou no último dia 26, a 17ª unidade do Instituto de Defesa e Proteção do Consumidor no Maranhão (Procon-MA), no município de Viana, localizado a 220 km da capital maranhense. A iniciativa faz parte do projeto de Municipalização do órgão, idealizado e executado pelo Governo do Estado em parceria com os municípios maranhenses.

O evento que aconteceu no prédio do “Viva Cidadão” localizado na Rua Coronel Campelo, nº 380, centro, Viana, contou com as presenças marcantes do anfitrião prefeito Chico Gomes; do presidente do Procon Dr. Ildelio Duarte Junior; do diretor de Fiscalização do Procon Ricardo Cruz; da diretora de Orientação Carem Barros; do agente Fiscal Edaides Alves; de Leovegildo Dominici, representando o IFMA local; dos vereadores Leonilde Quereral, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Viana e de Luis Everton do município de São João Batista; presidente da Associação Comercial de Viana, Washington Serra; de vários empresários de Viana e das cidades vizinhas, além de secretários municipais, assessores e imprensa.
Os compromissos da equipe do Procon em Viana começou com uma esclarecedora entrevista na Rádio Maracu AM, no programa Nossa Hora, comandado por  Gilvan Ferreira e George Duarte. O prefeito Chico Gomes também participou do debate, onde destacou a importância dessa grande conquista para a região.

À tarde, por volta das 15h30min, aconteceu a palestra “Diálogo com Fornecedores”, proferida por Dr. Duarte Júnior, direcionada aos empresários locais e região. O principal objetivo desse encontro foi orientar e esclarecer dúvidas, além de alinhar as normas na relação de consumo. Em seguida os convidados ouviram os Hinos Nacional e de Viana tocados de forma brilhante pela Banda Marcial Marcelino Campelo, que é formada por alunos do ensino fundamental.

Após a apresentação da Banda Marcial, o prefeito Chico Gomes e o presidente Dr. Duarte Junior e convidados, descerraram a placa de Inauguração do Procon, que agora se incorpora aos outros órgãos que já integram o “Viva Cidadão” de Viana. O posto funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Vale ressaltar que no dia de sua inauguração, o Procon já mostrou trabalho: sua equipe de fiscal autuou três dos quatro bancos do município de Viana. Uma pequena mostra do trabalho que essa instituição vai encontrar em Viana e nos municípios vizinhos.
O empresário e ex-vereador Ismael Abreu enalteceu a iniciativa do governador Flávio Dino e do prefeito Chico Gomes. “É uma grande conquista. O consumidor agora vai ter um órgão que realmente vai defender os seus direitos. O município de Viana vem a cada dia melhorando em infraestrutura com a conquista de várias e importantes instituições”, destacou Ismael.
O presidente do Procon-MA defendeu a municipalização da Instituição, como forma de se recuperar a confiança do consumidor no seu principal órgão de defesa. “É necessário que o Procon esteja implantado em todas as regiões do estado. Com mais esta unidade, outros municípios também serão beneficiados como Penalva, Cajari, Matinha, Olinda Nova, Vitória do Mearim, entre outros. Além da implantação dessas novas unidade, estamos melhorando o atendimento em todas as unidades já existentes, buscando efetivar, cada vez mais, os direitos dos consumidores maranhenses”, disse Duarte Júnior.

O prefeito Chico Gomes, por sua vez, não escondeu a satisfação e a emoção de estar realizando mais um sonho do povo vianense. “A inauguração deste posto do Procon é a concretização de um sonho para todos nós. Demos todas as condições e a estrutura necessária para que este imprescindível órgão de defesa do consumidor pudesse ser instalado em Viana. É mais uma importante conquista dos vianenses, que só foi possível graças à parceria entre o Governo do Estado e do Governo Municipal. O governador Flávio Dino está de parabéns por mais esta grande obra, que vai beneficiar milhares de vianenses e baixadeiros. Em breve a cidade de Viana será agraciada com mais uma importante instituição”, profetizou Chico Gomes.

Ascom/PMV
Texto e fotos: Marinildo Serejo
             

Nenhum comentário: