segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Viana é uma das cidades de pequeno porte do Brasil com mais qualidade de vida, diz estudo


Viana é uma das melhores cidades de pequeno porte para se viver no Brasil. É o que aponta o anuário “As Melhores Cidades do Brasil”, elaborado pela Austin Rating, empresa responsável pelo estudo divulgado pela revista IstoÉ em parceria com o site Terra. O ranking inédito relaciona os municípios que mais se destacaram em um conjunto de indicadores das áreas fiscal, econômica, social e digital.

Para chegar às vencedoras, o anuário “As Melhores Cidades do Brasil” analisou as contas de 5.565 municípios – 133 de grande porte, 475 de porte médio e 4.957 de pequeno porte. O ranking foi elaborado a partir de um índice que mediu as ações no âmbito fiscal que se refletem na economia e nas áreas social e digital das cidades. Os dados compilados são de 2014 e foram utilizados os relatórios enviados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão responsável por receber as informações e fiscalizá-las.

Segundo o prefeito Francisco Gomes, três fatores contribuíram para que Viana fosse bem avaliada nesse estudo: a capacitação de mão de obra e a geração de emprego e renda no município, os investimentos em educação e a localização privilegiada da cidade.

“Nós preparamos a população para ocupar os postos de trabalho gerados pelos programas que levamos para Viana, como as obras do Minha Casa, Minha Vida; a aquisição de produtos de agricultores familiares para a merenda escolar; e a criação do Restaurante Popular Municipal, dentre outras iniciativas”, destacou o prefeito.

Na área educacional, o processo de ensino-aprendizagem melhorou significativamente com os investimentos na infraestrutura escolar, já que as escolas de taipa foram substituídas por construções dignas, e todas as salas de aula das unidades de ensino estão sendo climatizadas, dando mais conforto aos professores e alunos.

“Aliado a tudo o que estamos fazendo, contamos com a localização geográfica privilegiada, já que Viana está em uma península banhada pelos lagos Viana e Aquiri, um lugar muito aprazível, adequado também para a prática do ecoturismo”, finalizou o prefeito Chico Gomes.

Um comentário:

Unknown disse...

Isso é que é prestígio. ...